Todos nós temos preferências, certo? Nossas particularidades movem nossas vontades e nos fazem escolher uma marca ou recomendar um produto para amigos e familiares. Mas, afinal, isso nos torna parte de uma comunidade ou apenas consumidores satisfeitos com uma determinada marca? Para isso, é necessário entender o que é criar uma comunidade.
Vivemos em um mundo em que as empresas possuem uma infinidade de dados e de automações. Mas, é a conexão entre marca e clientes é o que garante a sobrevivência dos negócios. Saiba então o que é criar uma comunidade em torno de sua marca e agregar valor aos clientes para fidelizá-los.
O que é “criar uma comunidade”?
Para começar, vamos falar um pouco sobre o conceito de comunidade. A ideia diz respeito a um grupo de pessoas com interesses em comum. Dessa forma, as comunidades são formadas por três elementos essenciais:
- Um grupo de pessoas: formado por pessoas que têm um interesse, acontecimento ou objetivo em comum, que gera identificação entre os participantes.
- Que se importa com algo: aqui estamos falando do momento em que essas pessoas percebem a identificação com o outro.
- E sente que está junto nessa: quando começa a surgir o sentimento de grupo entre esses indivíduos – para conversar sobre o interesse, superar o acontecimento ou alcançar o objetivo em comum.
A verdade é que os seres humanos têm uma necessidade inata de conexão. Somos seres sociais. Pense, por exemplo, na quantidade de redes criadas para oferecer conexões interpessoais, como Facebook, Tinder, Instagram, Pinterest ou LinkedIn.
Marketing de comunidade
Muitos negócios aproveitam essa ideia de comunidade para reunir pessoas interessadas em seus produtos ou serviços. Dessa forma, fortalecem a conexão com seu público e o engajamento com a marca. Isso é o que chamamos marketing de comunidade.
Tenhamos em mente que os relacionamentos entre clientes e empresas estão assumindo uma configuração cada vez mais humanizada. Assim, alinhar-se a estratégias que se pautam na natureza humana pode trazer grandes benefícios. Entre as vantagens que uma comunidade digital pode gerar, destacam-se:
- aproximação com o cliente;
- feedbacks diretos;
- consolidação do vínculo marca-consumidor;
- inserção da marca em um ambiente amigável;
- obtenção de dados estratégicos para a criação de novas soluções;
- autoridade entre seus principais públicos.
O marketing de comunidade costuma ter duas categorias:
- Orgânico: quando os clientes interagem por conta própria, sem a interferência ou a iniciativa da empresa. Essas pessoas trocam informações, criam fóruns e marcam encontros com o objetivo de falar sobre empresas, produtos e serviços. É essencial considerar o nível de satisfação dessas pessoas e estar atento ao que é discutido nesses espaços.
- Patrocinado: nesse caso, há o envolvimento da empresa, que investe tempo ou dinheiro para agregar os clientes em uma comunidade. A vantagem, nesse caso, é ter mais controle sobre quem participa e sobre o que é discutido.
Como fazer marketing de comunidade?
É hora de partir para a prática e entender o que é criar uma comunidade para a sua empresa. Para que essa estratégia funcione, é preciso mais do que apenas incentivar a convivência entre os consumidores dos seus produtos. É necessário unir essas pessoas em níveis diferentes de engajamento e interação.
Separamos cinco passos estratégicos para construir uma comunidade consistente. Vamos às dicas.
1. Tenha um propósito bem definido
Tudo começa com o propósito. Uma dica é lembrar-se de quando idealizou a sua empresa. Naquele momento, você pensou em resolver algum problema, certo? Havia algo que o incomodava ou até mesmo uma oportunidade de mercado a ser explorada.
Graças ao seu trabalho, a necessidade que seu cliente tinha foi sanada. Essa carência é o melhor ponto de partida para criar um propósito forte.
O propósito também pode ser visto como a batalha que a comunidade lutará junta. Que tipo de guerra que quer se engajar ou conquistar.
2. Conheça a persona do seu negócio
Esse é o aspecto mais importante de toda estratégia de marketing. Você precisa saber, entre outros fatores:
- o que atrai sua persona;
- o que ela espera de uma comunidade e da sua marca nesse grupo;
- como se comporta e como interage.
A persona é um dos alicerces da estrutura e das diretrizes que você seguirá no controle da comunidade do seu negócio.
3. Defina o posicionamento da sua marca
O posicionamento da marca é essencial para guiar a criação de uma comunidade para a sua empresa. Os pilares para isso são os seguintes:
- Valores: consistem na base ética que vai direcionar a convivência na comunidade.
- Missão: trata-se do objetivo da comunidade.
- Personalidade: é a maneira como sua empresa vai se comportar nesse ambiente.
- Benefícios oferecidos: definem as vantagens que os membros terão por participar da sua comunidade.
Essa estrutura bem definida possibilita direcionar a temática da comunidade. Ela orienta assuntos, linguagem, forma de interagir e de moderá-la, entre outros pontos essenciais para gerar engajamento e vínculo com sua marca.
4. Produza conteúdo relevante
Pesquise e crie uma linha editorial própria. Disponibilize materiais que vão responder dúvidas, informar seu cliente ou fortalecer o relacionamento. Lembre-se de que conteúdo não significa falar o tempo todo sobre os seus produtos. Para que essa estratégia funcione, a relação entre cliente e marca deve ser valorizada.
5. Converse com os membros da comunidade
A natureza de uma comunidade é a convivência, a troca e a interação. Portanto, é vital interagir com os membros. Você precisa construir um relacionamento com as pessoas que têm laços com sua marca. Isso gera afinidade e segurança.
Agora você aprendeu o que é criar uma comunidade, certo? Já sabe também que essa é uma estratégia que vale a pena e gera resultados bastante positivos. Seguindo os passos apresentados neste artigo, você terá um norte para pensar em como começar a sua.
É claro que existem outras abordagens para o que é uma comunidade e como implementá-la. Mas em todas elas há um elemento que não pode ser mudado: o propósito. Ele é o elo que dá sentido à comunidade.
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