Da forma como a tecnologia evolui, principalmente para as empresa, surgiram novas formas de prospectar clientes e a internet faz parte dessas novas ações. Atualmente, estar no meio digital não é mais um diferencial e sim uma necessidade. Prospectar clientes e aumentar as vendas são os objetivos das empresas estarem na web. No entanto, nem todas sabem fazer isso da forma correta e desconhecem as técnicas e ferramentas necessárias para ser mais eficiente nas ações. Sobretudo, ter uma persona bem definida faz parte do processo.
Ao planejar uma estratégia de marketing digital uma das primeiras etapas a se realizar é a definição do público-alvo. É fundamental entender o público que se quer atingir para que seu conteúdo seja direcionado às pessoas certas, assim você terá mais chances de atrair seu futuro cliente.
Quando falamos em entender seu público, estamos nos referindo a conhecer o comportamento e interesses dele. É nesse momento que surgem as personas! Elas são ferramentas extremamente úteis, e por isto, é tão importante saber como criar uma persona ideal para direcionar sua estratégia ao cliente certo.
O que é persona
As personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuários, que representam o comportamento, interesses, hábitos, dores, características demográficas, dos consumidores de uma empresa ou marca. Elas são fundamentais para que suas estratégias de marketing sejam direcionadas corretamente para o público que deseja atingir
Quanto mais informação e características relevantes sua persona tiver, maiores serão as chances de alcançar o seu público de maneira satisfatória. Dessa forma, é imprescindível definir as personas do seu negócio ao realizar um planejamento de marketing digital.
Diferença entre persona e ICP
Antes de definir a persona do seu negócio, é importante saber que o conceito é bem diferente do Perfil de Cliente Ideal (ICP). Enquanto o primeiro é descrição do tipo de cliente que sua marca tem, o segundo trata-se de uma etapa estratégica do plano de marketing e vendas. Ou seja, é o item que irá direcionar todas as ações que devem ser criadas para conquistar clientes.
O ICP funciona como se fosse o perfil mais abrangente das personas. É uma descrição que retrata quem é o seu melhor cliente. Ou seja, aquele que entende a importância do produto ou serviço vendido e se identifica com o negócio. Em outras palavras, o Perfil de Cliente Ideal permite à empresa entender para qual cliente que a solução ofertada possui condição de entregar maior valor.
A importância de ter uma persona
Não basta só saber quem é sua persona, mas é necessário entender porque ela é tão importante para o seu negócio. Esta ferramenta tem um papel fundamental na sua estratégia de marketing. Com a persona definida, a empresa passa a ter uma visão mais clara e objetiva sobre seus usuários, para assim desenvolver conteúdos alinhados, que supram as necessidades e gerem valor aos seus clientes.
Para que as ações sejam criadas e obtenham sucesso, é necessário que elas sejam baseadas pensando no comportamento, hábitos e dores da persona. Desta forma, será possível enviar a comunicação adequada, com foco nas pessoas que possuem interesse no seu produto.
Planejar campanhas de marketing digital sem ter uma persona definida é como atirar no escuro. Ela funciona como o pilar para o desenvolvimento estratégico de vários conteúdos, como por exemplo:
- Conteúdos para blog em texto e vídeos;
- Linguagem para redes sociais e blog;
- Linguagem visual da campanha;
- Definição de prospects e conteúdos específicos;
- Definição de palavras-chaves;
- Segmentação de campanhas de anúncios digitais;
- Produção de peças para mídia online e offline.
Analise o público-alvo de sua empresa e o transforme em personas! Você pode criar quantas forem necessárias para o seu negócio. Mas cuidado para não exagerar! Tenha em mente que a qualidade das informações é mais importante do que a quantidade.
Vantagens para o seu negócio
Marketing Digital nada mais é do que uma ferramenta estratégica de comunicação e já sabemos o quanto é importante ter as personas bem definidas para criar as estratégias. A personas trazem diversos benefícios para o negócio, entre eles está entregar uma experiência mais satisfatória para seus clientes. Mas as vantagens são as mais diversas, como você pode ver a seguir.
Ajudam a ter melhor compreensão do cliente ideal
As personas permitem que você tenha uma compreensão muito mais ampla de seus potenciais clientes. Você poderá entender quais são seus gostos, hábitos, informações demográficas, métodos de compras preferidos, as principais dores e muito mais. Conhecê-los em um nível mais profundo permite que você se relaciona melhor com seu público.
Segmentam melhor as estratégias de marketing digital
Um dos principais benefícios das personas é que elas permitem que você segmente melhor suas campanhas de marketing digital. Desta forma, você pode enviar conteúdos personalizados e direcionados para cada tipo de persona, melhorando o relacionamento com seus consumidores e consequentemente, os resultados de suas campanhas.
Melhora a qualidade de seus leads
As personas aumentam a eficiência na geração de leads, deixando-os mais qualificados para a venda. Suas campanhas atingem o objetivo com mais facilidade e menos “desperdício”, resultando em mais vendas sem esforço ou custo adicional. Enfim, elas desempenham um papel fundamental em qualquer empresa que procura otimizar a geração de leads.
Gera mais competitividade para sua marca
Ter uma estratégia de marketing bem definida, baseada nas suas personas vai te ajudar a se destacar da concorrência. As empresas gostam de falar sobre por que seus negócios são melhores, mas poucas têm tempo para responder às perguntas que os clientes potenciais estão fazendo.
Quando você se concentra nos problemas de seus clientes, está alcançando-os antes mesmo que elas saibam que precisam de você. Ao fornecer informações sobre como seu público pode resolver problemas, você gera mais confiança para seu negócio, gerando mais autoridade para sua marca.
Ajuda a melhorar seus produtos e serviços
A partir do momento que você começar a se comunicar com leads mais qualificados, as taxas de conversão aumentarão. A velocidade pela qual os leads avançarão pelas etapas também será muito maior. O resultado disso tudo é um retorno sobre o investimento (ROI) muito maior. Afinal, as verbas serão destinadas para os canais certos e com alto potencial de conversão. Ao passo que, o tempo de fechamento também é menor. Ou seja, a persona permite criar estratégias que são o sonho de todo o negócio: ágeis e altamente eficazes.
Quando você tem uma persona e sabe exatamente como ela se comporta, você consegue entender melhor quais são suas necessidades e melhorar seus produtos e serviços para atendê-los com mais eficiência e qualidade. Com isso, seu relacionamento com o cliente também se fortalece e evolui, trazendo mais confiança para o negócio.
Como criar uma persona?
Mesmo sendo personagens fictícios, as personas devem ser elaboradas a partir dos clientes que a empresa já possui. No entanto, você jamais trabalhar com achismos e sim sempre baseado em dados reais de seus atuais consumidores.
Dessa forma, para criar uma persona não se deve basear em palpites e sim em dados reais de seus consumidores. E por isto, é necessário realizar pesquisas e coletar informações para identificar quais são as principais características deles. Você pode fazer isso executando uma pesquisa em seu site ou, se possível, deseje executar entrevistas com um grupo de usuários. Confira a seguir o passo a passo.
Faça Perguntas
Fazer perguntas é uma das melhores formas para começar a criar uma persona. Entreviste clientes atuais, antigos e pessoas que ainda não são clientes da empresa. As perguntas podem variar de acordo com o seu objetivo e negócio, mas é fundamental levantar informações como dados demográficos, hábitos de compra, assuntos de interesse, problemas e preferência de conteúdo. Abaixo listamos algumas questões que podem lhe ajudar nesse processo:
- Qual a idade?
- Onde mora?
- Qual a formação/escolaridade?
- Qual a área de atuação e cargo?
- Quais são os maiores desafios no trabalho?
- Quais são as dificuldades/problemas?
- Quais são os principais interesses?
- Onde essa pessoa busca informações sobre interesses profissionais?
As possibilidades de perguntas são inúmeras. Dessa forma, pense em todas as informações relevantes para entender seu público potencial e elabore questões sobre isso.
Analise os dados dos clientes atuais e antigos (CRM, Google Analytics, Facebook Insights)
Para começar, consulte sua base de clientes atual. Ferramentas e recursos já aplicados no seu negócio também são uma fonte importante para obter informações. Quem são seus melhores clientes e compradores recorrentes? Existem semelhanças entre eles? Ao encontrar pontos em comum entre seus melhores clientes, você pode criar uma persona que o ajudará a atrair mais grandes clientes.
No CRM, por exemplo, constam dados de clientes atuais e antigos, e ao colocá-los em um gráfico, você tem uma visão exata da faixa etária, gênero e região de seus consumidores. As redes sociais também ´são outro canal que podem te fornecer informações importantíssimas sobre suas personas. Com isso é possível cruzar os dados que você já possui e analisar se a empresa está alcançando o público correto.
O Facebook Insights é um recurso que está disponível para quem tem uma página na rede. Empresas que estão presentes na rede social podem acessar o relatório clicando na aba “insights” e depois “pessoas”. Ali, consta uma série de referências sobre as pessoas que curtiram a página do seu negócio. Com isso é possível cruzar os dados que você já possui e analisar se a empresa está alcançando o público correto.
Crie os perfis
Agora que você já coletou todas as informações, analisou e cruzou os dados, é hora de de organizar as informações em texto e criar perfis para sua persona. Imagine uma história para seu personagem, defina um nome para ele, idade, local onde vive, se é estudante ou se já está formado, qual o cargo, o ramo de atuação da empresa, entre outras características.
Lembre-se de indicar quais são os objetivos e necessidades profissionais. Ao estabelecer perfis para sua persona ela ganha mais veracidade e fica tão real quanto uma pessoa de verdade, assim fica mais fácil criar conteúdo relevante para o seu consumidor.
Veja esse exemplo de persona para uma empresa que vende planos odontológicos:
Ao estabelecer perfis para sua persona ela ganha mais veracidade e fica tão real quanto uma pessoa de verdade, assim fica mais fácil criar conteúdo relevante para o seu consumidor.
Veja um exemplo: Um cliente em potencial está procurando respostas para um problema. Com base na criação das personas, você já sabe as possíveis dificuldades desse cliente e tem um conteúdo interessante para ele, atraindo-o até seu site. A partir daí inicia-se a jornada de compra, na qual a empresa deve passar por algumas etapas até converter o visitante em um cliente de fato.
Qualquer empresa que deseja vender mais precisa ter uma persona para entender o público com que está falando. Saber o que os consumidores esperam da sua marca é essencial para atingir os objetivos do negócio e aumentar as vendas. Além disso, com essa ferramenta, você consegue otimizar custos na aquisição de clientes, além de mantê-los por muito mais tempo consumindo seus produtos e serviços.
Agora que você já sabe a importância de uma persona na sua estratégia de marketing digital, que tal começar a criar uma para seu negócio? Entre em contato conosco que nós podemos te ajudar neste processo.