O ano está começando, e esse é o momento perfeito para criar o planejamento de redes sociais da sua marca. Você já deve ter percebido que simplesmente manter um perfil não é o suficiente para alcançar bons resultados, certo? Por isso, pensar em uma estratégia assertiva é a alternativa certa para melhorar a sua performance.
Assim como em muitas outras práticas do marketing digital, é preciso estabelecer:
- seus objetivos e suas metas;
- o público-alvo que deseja atingir;
- a frequência de posts;
- as formas de medir e analisar os resultados.
Por isso, preparamos este conteúdo para te ajudar a começar o seu planejamento de redes sociais para 2023. Ah! Vale guardar as dicas para os próximos anos, viu?
O que é planejamento de redes sociais?
O planejamento de redes sociais é um plano completo e elaborado que vai guiar a sua estratégia nas mídias digitais. Nele você organizará ideias e propósitos para produzir conteúdos que, de fato, façam sentido para a persona da sua marca. Também é aqui que são definidos:
- os canais mais apropriados para a distribuição dos seus conteúdos;
- a frequência com que você vai publicar;
- que ferramentas serão utilizadas para otimizar o seu trabalho.
Qual é a importância do planejamento de redes sociais?
Elaborar um bom planejamento de redes sociais é essencial para que a sua estratégia obtenha resultados positivos. Quando bem feito, esse guia prático tem potencial para ampliar o alcance digital da sua marca, gerar leads e aumentar suas vendas.
Isso porque, com tanta gente utilizando as redes, é natural que esse seja um caminho importante para investir em marketing. Com os novos comportamentos do consumidor na jornada de compra, as mídias digitais também acabaram se tornando um meio riquíssimo. Elas são o espaço ideal para quem deseja comercializar seus produtos e serviços.
Para ter uma ideia, vejamos um levantamento realizado pela Capterra, plataforma de comparação de softwares para empresas. Ele aponta que 62% dos brasileiros já compraram algum produto pelas redes sociais. Enquanto isso, 60% se sentem influenciados pelos anúncios pagos. Instagram, Facebook e WhatsApp são as plataformas mais utilizadas para essa finalidade.
Agora que você já entendeu a importância do planejamento de redes sociais, é hora de dar o primeiro passo.
Planejamento de redes sociais: por onde começar?
Bem, vamos começar o seu planejamento de redes sociais? A princípio, é fundamental que você o imagine como uma base suficientemente consistente para apoiar as suas atividades nesse meio.
Por isso, além de construir uma boa estratégia para os seus conteúdos, é preciso dedicar atenção a outros pontos importantes:
- A linha editorial da sua marca.
- O público com quem você deseja se comunicar.
- Os canais que serão utilizados para isso.
- Os objetivos que precisam ser alcançados.
- As formas de monitorar os resultados.
Vamos lá?
Defina a linha editorial da sua marca
Sabe para que serve a linha editorial da sua marca? Para que você identifique os temas gerais e mais amplos que podem ser abordados nas suas redes sociais. Lembre-se de que esses assuntos devem estar de acordo com valores, propósitos, atuação e personalidade da sua empresa.
Conheça a fundo o seu público
Seguindo pelo mesmo caminho da linha editorial, conhecer o seu público é fundamental. Assim, você produz conteúdos mais assertivos, que conversem e façam sentido para o seu cliente ideal.
Lembre-se de que, acima de tudo, as redes sociais foram criadas para favorecer as conexões e os relacionamentos. Quando isso diz respeito às pessoas, fica fácil entender. Ana conversa com Pedro, descobre amigos em comum, amplia a sua rede, e por aí vai.
Mas, para que Ana se relacione com a sua marca, seus posts precisam encantá-la. Isso significa fazer muito mais do que simplesmente divulgar o seu produto, daí a importância de construir a sua persona. Descubra gostos pessoais, dúvidas, necessidades e canais que ela costuma frequentar.
Determine os canais e a frequência das suas postagens
Nesse ponto do seu planejamento de redes sociais, é preciso entender quais são os canais que mais faz sentido alimentar. Para isso, o tópico anterior deve estar completo. Afinal, se você sabe onde Ana vai estar, fica mais fácil direcionar os seus esforços, certo?
Depois de definidas as redes que serão utilizadas, é preciso também estabelecer uma frequência para as suas postagens. Para isso, considere:
- as características de cada um dos canais escolhidos;
- a sua capacidade de produção;
- o comportamento do seu público.
Lembre-se ainda de que manter os seguidores engajados depende da regularidade e da constância das suas publicações.
Alinhe seus objetivos
O planejamento de redes sociais de uma empresa precisa estar alinhado com os outros esforços de marketing. Seus objetivos podem ser gerar mais leads, fortalecer o posicionamento da marca, educar seu público ou vender mais, entre outros.
O importante é que sejam alcançáveis e mensuráveis. Isso favorece a análise e verifica se a estratégia está cumprindo os propósitos ou se é preciso fazer alguns ajustes.
Monitore seus resultados
A parte final do seu planejamento de redes sociais é determinar métricas e KPIs para monitorar o desempenho dos posts. Assim, fica muito mais prático descobrir o que está funcionando, que assuntos renderam engajamento e o que pode ser aprimorado.
Fazer esse acompanhamento é essencial para estruturar os próximos conteúdos das suas publicações, para que a performance seja ainda melhor.
Agora que você já sabe como elaborar seu planejamento de redes sociais, é hora de colocar a mão na massa. Lembre-se de que errar é natural, e tudo pode ser testado e adaptado, sempre que houver necessidade de melhorias. Desse modo, fica mais simples tomar decisões assertivas e gerar resultados incríveis!
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