Quer saber como fazer seu planejamento estratégico para 2022? Então esse post é para você! Dividimos em 4 passos fundamentais para ajudar você a criar o seu!
O planejamento estratégico é o momento para você definir o que que vai realizar em 2022. Para isso, é importante entender onde você está, onde quer chegar e qual o melhor caminho a percorrer.
Planejar é o que permite à empresa se organizar, tornando os processos mais eficientes e assim otimizar seus diferenciais competitivos. Por isso, é um dos pontos mais importantes para quem deseja ter sucesso, independentemente do tamanho ou do segmento da sua empresa.
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico vai orientar você a tomar decisões mais assertivas e a distribuir os recursos num período de tempo pré-determinado.
Seu objetivo é criar, implementar e avaliar o resultado das escolhas da empresa. E entender melhor como está a performance da sua estratégia.
Para isso, é posto em prática por meio do diagnóstico, da análise e do monitoramento de alguns elementos, que permitem acompanhar os resultados, e definir quais ações devem ser mantidas e quais devem ser alteradas.
Desse modo, é possível ter uma visão do futuro, definindo exatamente onde a empresa deseja chegar e como atingir esses objetivos.
Como fazer um planejamento estratégico?
O sucesso do seu planejamento estratégico não está só nos resultados tangíveis. Há também aqueles que chamamos de intangíveis. Ao longo do processo de planejar, descobrimos e aprendemos muitas coisas sobre nós mesmos e sobre os outros.
Separamos 4 dicas para construir um bom planejamento estratégico. Acompanhe.
1. Entenda onde sua empresa está
Ao longo do tempo, empresas acabam perdendo um pouco da própria identidade. Algumas até iniciam o negócio sem uma definição clara sobre o que são ou o que querem ser. A máxima socrática do “conhece-te a ti mesmo” se aplica também à gestão de uma empresa.
Um negócio com missão, visão, valores e um posicionamento de marca bem definidos, tem muito mais chances de construir uma história duradoura e de sucesso. O planejamento estratégico ajuda na criação das metas e na análise interna da organização. Se quiser ajuda, em nossa Mentoria de Posicionamento de Marca, criamos com você cada um desses passos.
1.1 Analise a sua lucratividade
Pergunte-se: hoje, se nada mudar no mercado em que a sua empresa atua, como está sua lucratividade?
O sistema de fluxo de caixa é um bom método para fazer essa análise e ampliar a sua visão. Para tornar o processo mais eficiente, todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas.
É comum, em pequenas empresas, que essa organização comece por planilhas. Mas o mais recomendado é avançar rumo a ferramentas mais completas, como um sistema de gestão online. Aqui na Elévon usamos o Conta Azul, por exemplo.
A partir desse levantamento, indispensável, é possível construir uma base de dados. Com a qual você terá os subsídios necessários para a tomada de decisões e também, para iniciar seu planejamento estratégico.
1.2 O que pode ser melhorado?
Conheça alguns indicadores de desempenho que podem ser utilizados para acompanhar a performance da sua empresa. Eles apontarão o que pode ser feito para melhorar os resultados.
Indicador de lucratividade
Grande parte dos empreendedores se preocupa em acompanhar o faturamento da empresa. Não raro, se depara com situações em que os resultados foram positivos, mas o dinheiro não sobrou.
O cálculo do percentual de lucro sobre o faturamento ajuda a entender melhor que caminho o negócio tem seguido. Com ele, ficarão mais claras as ações a serem tomadas para melhorar os resultados.
E como analisar se a lucratividade do seu negócio está adequada ao esperado? Uma boa forma é compará-la com a lucratividade média apresentada pelo seu setor no mercado.
Valor do ticket médio
Esse indicador de desempenho permite entender como funciona a dinâmica de vendas. Pode ser acompanhado de três formas: por venda, por cliente e por vendedor.
Com esses três parâmetros, é possível identificar a performance do setor de forma mais ampla. Desse modo, constatam-se ações que podem maximizar os resultados ou pontos que necessitam de melhorias. O cálculo padrão de ticket médio mensal de uma empresa se dá como explicamos a seguir:
faturamento em X meses / X / no de clientes
NPS – Net Promoter Score
Esse indicador indica a satisfação do cliente. Normalmente ele é mensurado junto da pergunta: Você indicaria nossa empresa? E uma nota de 1 a 10. Se as notas estiverem entre 1 e 6 são considerados clientes detratores, entre 7 e 8 são neutros e 9 e 10 promotores da marca. Você pode associar as notas com ações necessárias para reconquistar os clientes detratores e pedir indicações e depoimentos para os promotores! 😉
Taxa de sucesso em vendas
Esse indicador auxilia os empreendedores a entender qual é o índice de vitórias em cada negociação realizada pela empresa. Ele pode ser medido pela relação entre a quantidade de vendas efetivamente fechadas e a quantidade total de oportunidades abertas em determinado período.
2. Você sabe aonde quer chegar?
Como diria o Gato de Cheshire em Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Depois que a organização descobre o que tem a oferecer, é o momento de traçar um mapa de objetivos e metas.
O planejamento estratégico ajuda a analisar os cenários externos – e a partir daí definir seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Parece fácil, não é mesmo? Mas ter a visão correta de onde se está e do lugar ao qual se quer chegar é muito difícil sem um planejamento.
Existem algumas ferramentas que podem contribuir para definir suas metas. O método SMART ajuda a entender como traçar objetivos de forma clara. Trata-se de um acrônimo das palavras, em inglês, Específico, Mensurável, Atingível, Realista/Relevante e Tangível.
2.1 Metas e indicadores
- Analise as metas (métricas de finanças, de marketing, de recursos humanos e outras) a serem conquistadas para o cumprimento dos respectivos objetivos estratégicos. Tome cuidado para não impor metas absurdas e impossíveis de atingir.
- Crie indicadores que permitirão o monitoramento dessas metas. Se a empresa pretende alcançar um determinado valor de faturamento, um dos indicadores a serem monitorados é justamente o faturamento.
- Distribua as metas e os indicadores para os colaboradores, para que tenham consciência da sua responsabilidade e importância.
2.2 Canais de aquisição
Conseguir novos clientes é tarefa indispensável para qualquer negócio. Os canais pelos quais um negócio se comunica com o público-alvo geram oportunidades de novas vendas e finalizam as conversões. Esses canais também são as ferramentas utilizadas para apresentar e entregar a proposta de valor.
Site
A página online de uma empresa é sempre um dos canais mais populares para obter novos negócios. Da apresentação de informações valiosas até o fornecimento de valor por meio de assinaturas e programas de fidelidade – não há limite para o que pode ser alcançado com o seu site.
Com um bom SEO, sua página terá uma classificação ainda mais elevada nos resultados de pesquisa. Conheça alguns pontos importantes:
- Aposte no marketing de conteúdo: o conteúdo de alta qualidade oferece uma enorme quantidade de valor. Essa única estratégia de SEO ajuda a ganhar posicionamento no topo das SERPs do Google ao longo do tempo – desde que seja feita da maneira correta.
- Atente para a velocidade da página: o carregamento lento impacta negativamente a experiência do usuário. As páginas de carregamento rápido, por outro lado, ajudam a agregar mais experiências positivas para os possíveis clientes. Criam, assim, mais tempo de navegação através dos conteúdos.
- Foque o mobile e o AMP: o Google leva a sério a otimização de seu site para ser acessado no celular (mobile friendly). Atente para essa questão e utilize um design responsivo.
- Aproveite o poder dos vídeos: os vídeos levam seu conteúdo para a estratosfera devido à popularidade das plataformas de vídeo, como YouTube e Vimeo.
- Envolva-se com o seu público: a autoridade é construída ao longo do tempo. Para chegar lá, seja social, agregue valor às conversas. Siga os outros e se interesse pelo que as pessoas estão fazendo, se quiser que se interessem por você.
O Google Ads é a ferramenta de anúncios do maior buscador do mundo e uma boa maneira de vender produtos e serviços. Com ele, é possível levar seus produtos a um público maior, anunciando na Rede de Display, em outros sites, e na Rede de Pesquisa – aqueles resultados marcados como anúncio que aparecem no topo e no final das páginas de busca.
Anúncios
Sem dúvida, você já foi impactado com um anúncio de vídeo no YouTube ou uma oferta nas redes sociais, certo? Não à toa, esse é um dos melhores, se não o melhor canal de aquisição online. O poder de segmentação o torna altamente viável, já que permite direcionar anúncios somente para o público que você deseja alcançar.
Redes sociais
Plataformas como Instagram e Facebook não são só boas ferramentas de marketing, como também ótimos canais de vendas.
No Facebook, é possível criar uma página para a empresa e também usar a ferramenta de Marketplace. Já no Instagram, a empresa pode explorar o Instagram Shopping para mostrar os valores dos produtos direto nas fotos. Basta um clique para que o interessado vá para a página de compra. Além disso, é possível integrar as redes sociais com a loja virtual.
Pontos de venda
Os pontos de venda (ou PDV) são uma boa maneira de expor, por exemplo, artigos de vestuário – que os clientes costumam querer provar antes de fechar a compra. Hoje, é difícil ter sucesso em vendas sem uma presença mínima na internet. Por isso, a ideia é combinar o ponto de venda com uma divulgação online, como no Instagram.
Call center
Também chamada de Central de Atendimento, trata-se de uma área voltada exclusivamente para fazer o atendimento telefônico dos clientes. Além de realizar esse contato, é empregada para aprimorar o relacionamento com o consumidor. É possível montar um call center com foco, entre outros recursos, apenas em:
- SAC;
- ouvidoria;
- Help Desk;
- telemarketing ativo;
- telemarketing receptivo.
3. Você sabe qual é o melhor caminho para chegar aonde quer?
Você já se perguntou onde quer que a sua empresa esteja daqui um ano? E daqui a cinco anos?
O tempo gasto para planejar certamente será inferior ao tempo desperdiçado quando se recorre ao método de tentativa e erro. O planejamento estratégico ajuda a pensar nos riscos que cada caminho oferece e planejar as ações – cada uma em seu momento e com o seu responsável.
3.1 Gestão do crescimento
Ter uma estratégia de crescimento define como a empresa enxerga os seus objetivos e se posiciona no mercado. Uma de suas principais finalidades é estabelecer ações efetivas, de maneira verdadeiramente estratégica.
Ou seja, tenha em mente o cenário atual da empresa e o estado em que ela deve estar em determinado período. Tais ações definem não só as oportunidades para crescer, mas também as melhorias a serem implementadas em sua gestão.
Trata-se de um documento, que abrange um plano de ação, com metas, prazos, responsáveis, entre diversos outros pontos muito bem definidos. Eles vão ajudar você a se orientar quando for necessário.
3.2 Marketing digital
No Brasil, mais de 60% da população utilizam ativamente a internet. Cada vez mais informados, os usuários querem soluções customizadas e esperam que as organizações apresentem ofertas que atendam às suas demandas específicas.
Para prosperar nesse ambiente cada vez mais tecnológico, as empresas precisam desenvolver um bom planejamento estratégico de marketing digital. Ele inclui uma série de iniciativas que ajudam a atingir os objetivos por meio dos canais de marketing. Estes são escolhidos e estudados profundamente com base em suas informações e na sua persona.
Vale ressaltar também que esses canais incluem mídias pagas, orgânicas e de propriedade. Todas podem suportar uma campanha comum em torno de uma determinada linha de negócios.
Segue um checklist de iniciativas digitais a serem consideradas nas estratégias:
- Revisão do site ou da loja virtual – responsividade, versão mobile, experiência do usuário.
- Implementar um Blog.
- Otimizar o SEO.
- Google Ads, links patrocinados e demais anúncios.
- Marketing de conteúdo.
- Automação de relacionamento.
- Mídias sociais.
3.3 CRM – como organizar os processos comerciais?
Contar com um bom CRM é essencial para a gestão do crescimento. Ele torna o relacionamento com o cliente mais próximo e personalizado.
Nada de ficar preso a lembretes em notas adesivas amarelas ou imerso em planilhas. Passe leads para sua equipe de vendas de forma simples e automatizada: cada membro da equipe, independentemente de onde esteja, sempre trabalha com informações atualizadas sobre os clientes e suas interações com a empresa.
O CRM de vendas é focado no processo comercial. Tem como objetivo controlar o fluxo dos leads no chamado funil de vendas. É um processo indispensável para poder escalar vendas dentro das empresas.
Com ele, o vendedor se preocupa com aquilo que ele realmente precisa fazer: vender. Nada mais de perder tempo com ações que já poderiam estar automatizadas por um software. Veja as principais vantagens – mas não as únicas! – da implementação de um CRM de vendas:
- Redução de erros ao longo do processo comercial.
- Otimização do tempo de trabalho da equipe de vendas.
- Aumento da produtividade e da assertividade nas ações dos colaboradores.
- Aprimoramento do atendimento aos clientes e garantia de sucesso de todos os envolvidos.
4. Peça ajuda
Como diz Tom Jobim, “é impossível ser feliz sozinho…”. Não é à toa, certo? Muitos até tentam, investem tempo e recursos, mas ainda assim não chegam aonde gostariam por falta de assistência.
Os que estruturam um bom planejamento estratégico e contam com a ajuda de terceiros obtêm êxito em seus objetivos. Tornam a instituição muito mais forte e preparada para os desafios do dia a dia.
Para crescer, primeiro você precisa definir aonde quer chegar. Depois, deve executar as estratégias e as ações necessárias para gerar a demanda de vendas. As ferramentas e os processos bem alinhados completam o processo para essa geração.
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