Com mais de 30 anos de existência, o Fórum da Liberdade é considerado o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina, segundo a Revista Forbes. Em 2018, tivemos a participação de 5 presidenciáveis ( Ciro Gomes, Flávio Rocha, Geraldo Alckmin, João Amoedo, Marina Silva), Sérgio Moro e muitas outras personalidades ilustres. Confira mais sobre nossa estratégia para lotar esse evento!
Como vender um evento que sempre foi gratuito?
O Fórum da Liberdade é um tradicional evento do Rio Grande do Sul, sendo que em suas 30 edições, teve um público médio de 5.000 participantes. O “problema” deste case é que, em todas essas edições, a entrada sempre foi gratuita. E, pela primeira vez, o desafio era lotar o evento cobrando pelos ingressos.
Assim, o desafio compreendia desde a precificação ideal dos ingressos normais e VIPS, escolha dos palestrantes, criação dos diferenciais que justificassem o valor do ingresso e claro, as vendas.
O Fórum da Liberdade proporciona debates entre grandes palestrantes e propõe alternativas objetivas e viáveis para equacionar os problemas do Brasil e da América Latina.
Sua principal característica são as discussões entre as personalidades convidadas para o evento. Esses conferencistas, de renome nacional e internacional, mediante a visão de tendências mundiais, trazem diferentes perspectivas para o Brasil do futuro.
O evento é promovido desde 1988 pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e, em 2013, foi reconhecido pela Revista Forbes como o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina.
Ao longo de suas edições, o Fórum já reuniu mais de 350 palestrantes, sendo 105 deles estrangeiros e cinco ganhadores do Prêmio Nobel: James Buchanan, Gary Becker, James Heckman, Douglas North e Mario Vargas Llosa.
Todo o planejamento estratégico do evento foi realizado em parceria com os organizadores do evento (IEE, OneStudy e a Elévon).
Nossa estratégia para o desafio proposto foi criar algo que tornasse o evento diferente das últimas edições. Assim, criamos a ÁREA VIP, com atrações e espaços exclusivos para os participantes VIPs, promovendo uma experiência e relacionamentos que não tinham preço!
Assim, foram criadas 2 categorias de ingressos: VIP (apenas 500 unidades, para criar senso de urgência e escassez na hora da compra) e Normal.
Além disso, tínhamos que trazer os melhores palestrantes possíveis para o momento. Como o evento caiu em um ano eleitoral, buscamos trazer todos os então candidatos à presidência da república.
Também foram palestrantes do evento Sérgio Moro, Antonio Di Pietro (“Operação Mãos Limpas” na Itália), Bernardinho, Lya Luft, Deirdre McCloskey, Theodore Dalrymple entre outros grandes nomes.
O primeiro passo foi o estudo do público e criação das personas. Como o Fórum já vinha de 30 edições e possuía milhares de seguidores nas redes sociais, pudemos extrair ótimos dados e fazer segmentações de públicos para os anúncios no Facebook e Instagram. Além disso, essa análise foi a base para a criação dos conteúdos do site e dos anúncios.
O Facebook Audience Insights ajuda muito nessa etapa. Ali, é possível entender dados demográficos, interesses e localização.
Criamos o site do evento com um excelente storytelling e focado na conversão de vendas. E integração com a plataforma de vendas Sympla.
Tínhamos em mãos uma base de 10.000 e-mails de pessoas que já haviam participado de alguma das edições anteriores. Com isso, fizemos um pré-lançamento com ingressos limitados e data de término curta! As primeiras vendas logo aconteceram e criou-se um grande engajamento no evento do Facebook. Em seguida uma robusta estratégia de relacionamento por email marketing foi criada, utilizando-se o RD Station como ferramenta de gerenciamento.
Como essas pessoas já eram participantes recorrentes, as taxas de abertura e de cliques foram altíssimas.
O forte das vendas veio através dos anúncios no Facebook e Instagram. Focamos em algumas formas de comunicação:
Em resumo, o evento foi um sucesso. Tivemos a lotação máxima de todos os ingressos, tanto o VIP como o Normal.
E um retorno de 12X sobre o investimento em anúncio. Confira os principais números:
Uma empresa não pode se dar ao luxo de perder tempo e dinheiro com marketing ineficaz.
Você precisa de uma ótima estratégia, táticas inteligentes, e uma equipe de experts.