MAIS DE 5 MIL INGRESSOS VENDIDOS.
BILHETERIA ESGOTADA.

FÓRUM DA LIBERDADE

COMO LOTAR UM EVENTO QUE SEMPRE FOI GRATUITO,
E VENDER INGRESSOS VIP.

Com mais de 30 anos de existência, o Fórum da Liberdade é considerado o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina, segundo a Revista Forbes. Em 2018, tivemos a participação de 5 presidenciáveis ( Ciro Gomes,  Flávio Rocha, Geraldo Alckmin, João Amoedo, Marina Silva), Sérgio Moro e muitas outras personalidades ilustres. Confira mais sobre nossa estratégia para lotar esse evento!

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ESTRATÉGIA CONTEÚDO PÚBLICO

Como vender um evento que sempre foi gratuito?

O Fórum da Liberdade é um tradicional evento do Rio Grande do Sul, sendo que em suas 30 edições, teve um público médio de 5.000 participantes. O “problema” deste case é que, em todas essas edições, a entrada sempre foi gratuita. E, pela primeira vez, o desafio era lotar o evento cobrando pelos ingressos.

Assim, o desafio compreendia desde a precificação ideal dos ingressos normais e VIPS, escolha dos palestrantes, criação dos diferenciais que justificassem o valor do ingresso e claro, as vendas.

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SOBRE O FÓRUM DA LIBERDADE

O Fórum da Liberdade proporciona debates entre grandes palestrantes e propõe alternativas objetivas e viáveis para equacionar os problemas do Brasil e da América Latina.

Sua principal característica são as discussões entre as personalidades convidadas para o evento. Esses conferencistas, de renome nacional e internacional, mediante a visão de tendências mundiais, trazem diferentes perspectivas para o Brasil do futuro.

O evento é promovido desde 1988 pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e, em 2013, foi reconhecido pela Revista Forbes como o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina.

Ao longo de suas edições, o Fórum já reuniu mais de 350 palestrantes, sendo 105 deles estrangeiros e cinco ganhadores do Prêmio Nobel: James Buchanan, Gary Becker, James Heckman, Douglas North e Mario Vargas Llosa.

A SOLUÇÃO

ESTRATÉGIA DE PRODUTO

Todo o planejamento estratégico do evento foi realizado em parceria com os organizadores do evento (IEE, OneStudy e a Elévon).

Nossa estratégia para o desafio proposto foi criar algo que tornasse o evento diferente das últimas edições. Assim, criamos a ÁREA VIP, com atrações e espaços exclusivos para os participantes VIPs, promovendo uma experiência e relacionamentos que não tinham preço!

Assim, foram criadas 2 categorias de ingressos: VIP (apenas 500 unidades, para criar senso de urgência e escassez na hora da compra) e Normal.  

Além disso, tínhamos que trazer os melhores palestrantes possíveis para o momento. Como o evento caiu em um ano eleitoral, buscamos trazer todos os então candidatos à presidência da república.

Também foram palestrantes do evento Sérgio Moro, Antonio Di Pietro (“Operação Mãos Limpas” na Itália), Bernardinho, Lya Luft, Deirdre McCloskey, Theodore Dalrymple entre outros grandes nomes.

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ESTRATÉGIA DE VENDA

O primeiro passo foi o estudo do público e criação das personas. Como o Fórum já vinha de 30 edições e possuía milhares de seguidores nas redes sociais, pudemos extrair ótimos dados e fazer segmentações de públicos para os anúncios no Facebook e Instagram. Além disso, essa análise foi a base para a criação dos conteúdos do site e dos anúncios

O Facebook Audience Insights ajuda muito nessa etapa. Ali, é possível entender dados demográficos, interesses e localização.

 
Site e Sympla

Criamos o site do evento com um excelente storytelling e focado na conversão de vendas. E integração com a plataforma de vendas Sympla.

Tínhamos em mãos uma base de 10.000 e-mails de pessoas que já haviam participado de alguma das edições anteriores. Com isso, fizemos um pré-lançamento com ingressos limitados e data de término curta! As primeiras vendas logo aconteceram e criou-se um grande engajamento no evento do Facebook. Em seguida uma robusta estratégia de relacionamento por email marketing foi criada, utilizando-se o RD Station como ferramenta de gerenciamento.

Como essas pessoas já eram participantes recorrentes, as taxas de abertura e de cliques foram altíssimas. 

O forte das vendas veio através dos anúncios no Facebook e Instagram. Focamos em algumas formas de comunicação: 

  1. Anúncios destacando os palestrantes: Foco nos nomes mais fortes e que atraíam a atenção do público, como Sérgio Moro e Bernardinho. 
  2. Anúncios destacando os diferenciais do ingresso VIP
  3. Anúncios gerais sobre o evento: com as informações institucionais
  4. Anúncios com foco em escassez: Últimos ingressos, Faltam X dias, O preço vai subir!, etc…
  5. Remarketing de abandono de compra

RESULTADOS ALCANÇADOS

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Em resumo, o evento foi um sucesso. Tivemos a lotação máxima de todos os ingressos, tanto o VIP como o Normal.
E um retorno de 12X sobre o investimento em anúncio. Confira os principais números:

0
PARTICIPANTES NO EVENTO
0
INGRESSOS VIP VENDIDOS (LOT. mÁX)
0 X
ROAS (RETORNO DO INVETIMENTO EM MÍDIA PAGA)