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Posicionamento de marca: o que é e como criar para sua empresa

Definir o posicionamento de marca é uma atividade fundamental que vai orientar todas as ações da sua empresa. Além de diferenciá-la dos concorrentes no mercado.

Para facilitar, aperte o play abaixo e escute o áudio do artigo completo! Deixe sua opinião nos comentários.

Essa é uma atividade que começa dentro do negócio por meio dos valores, da cultura e do perfil dos colaboradores. Uma vez consolidada na empresa, ela deve ser comunicada e reforçada ao público. Com isso, ela tem o poder de criar fortes elos emocionais com os clientes e aumentar a fidelização.

Parece algo exagerado demais para ser verdade? Então, pare por alguns minutos para lembrar de como os clientes da Apple defendem a Marca e os seus produtos. Eles chegam a até acampar por dias na frente de lojas para vivenciarem o prazer de comprar um lançamento. Percebendo isso, você começará a entender o poder de uma Marca forte.

Quer entender melhor como o Branding pode ajudar a sua empresa na construção de um posicionamento para criar uma marca forte e atrativa? É só conferir nosso post!

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O que é branding?

Vamos começar pelo início e entender qual é o papel do Branding dentro de uma organização.

Esse é o processo que vai mapear e cuidar dos pontos de contato entre uma marca e seu público interno ou externo.

O Branding é um conjunto de estratégias responsável por conquistar e gerenciar uma posição única para a sua marca. De forma que ela transmita os valores, diferenciais e propósito do negócio.

É o posicionamento de marca que, na grande maioria das vezes, vai ditar a escolha de um cliente. Principalmente em casos de produtos ou serviços similares, a força da marca é o que acaba determinando a compra.

Como construir um posicionamento de Marca

Como construir um posicionamento de Marca

Oferecer um bom produto ou serviço atualmente não é mais suficiente para manter a sua empresa competitiva e alavancar vendas. O que realmente vai fazer a diferença é a maneira como a sua Marca é vista pelos clientes. Além da forma como ela se relaciona com as pessoas.

Assim, o posicionamento tem como objetivo esclarecer o significado da Marca. Reforçar como ela é exclusiva ou superior às concorrentes e comunicar os motivos pelos quais os consumidores devem escolhê-la também.

Nesse cenário, trabalhar uma estratégia de Branding é determinante para criar vantagem competitiva. Com ele, é possível aumentar os níveis de fidelidade de clientes, potencializar o valor da Marca e, claro, vender mais.

1 – Pense nos valores da empresa

O Branding é a atividade que tem como objetivo transmitir os valores da Marca, certo? Então, o primeiro passo não poderia ser outro a não ser, literalmente, listá-los. 

Reflita sobre quais são os aspectos intangíveis que a sua empresa não abre mão, como transparência, qualidade e honestidade.

Esse será um guia fundamental para construir a “personalidade” da sua Marca. Além de ajudar a orientar as decisões estratégicas e, até mesmo, montar a sua equipe. Veja nosso post completo.

2 – Saiba quem são os públicos envolvidos

O posicionamento de Marca precisa conversar diretamente com os clientes, com os funcionários e com os fornecedores. Ou seja, com todos os públicos envolvidos no seu negócio. Caso contrário, ele será apenas mais um daqueles protocolos que não saem do papel.

Esse tipo de conhecimento vai ajudar a criar, de fato, uma Marca forte. Além de também facilitar a comunicação com cada um dos públicos e, assim, conquistar o reconhecimento no mercado.

Para ser ainda mais efetivo nessa tarefa, não deixe de definir as personas do seu negócio. Esse é um importante guia para entender a fundo o perfil dos clientes e direcionar as estratégias de maneira certeira.

Valorize seus diferenciais

3 – Valorize os seus diferenciais

Toda empresa faz alguma coisa que os concorrentes não conseguem copiar. E esse diferencial não precisa, necessariamente, estar atrelado a alguma característica dos produtos. No entanto, é importante refletir e mapeá-lo para que possa ser comunicado.

Manter um relacionamento próximo com os clientes, oferecer experiências únicas ou desenvolver uma metodologia própria de trabalho. Esses são alguns exemplos de diferenciais que podem – e devem – ser valorizados pela sua empresa.

Assim que você mapear o que apenas a sua empresa entrega, não deixe de reforçar para os públicos constantemente!

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4 – Esclareça quais são seus produtos e serviços

Um outro ponto de suma importância é a definição da arquitetura de marca e do portfólio de produtos/serviços da empresa. Parece uma atividade sem importância, mas a maioria das empresas não consegue responder com clareza a uma simples pergunta: “o que fazemos?”.

Uma arquitetura de marca bem estruturada possibilita aos consumidores entender quais são os produtos e serviços oferecidos. Ajudando-os, assim, a organizá-los em sua mente.

Essa tarefa também é essencial no momento analisar as possíveis oportunidades de extensão de marca e de linha. Ela permite analisar estrategicamente quais novos produtos e segmentos de mercado poderiam ser abordados.

5 – Defina uma voz e seja consistente

Basicamente, a sua Marca deverá assumir uma “personalidade” única e que deverá permear todo o negócio.

Vamos a um exemplo prático para que o conceito fique mais claro. Imagine que o posicionamento da sua marca tem como objetivo reforçar a preocupação de vocês com o meio ambiente. Nesse caso, não faria o menor sentido se a empresa continuasse a comprar de um fornecedor que polui rios, certo?

Os valores e a voz da sua marca devem ser mantidos e relembrados a todo momento. É essa consistência que será a grande responsável por fixar o posicionamento na mente dos clientes e colaboradores.

Por fim, lembre-se de sempre dedicar alguns momentos para rever o Branding da sua empresa. Essa atitude permitirá avaliar se a imagem e o posicionamento de marca realmente estão seguindo o caminho desejado!

E claro, se precisar de ajuda, conte conosco. Estamos aqui para ajudar sua empresa a crescer! Fale conosco!