Diante de um mercado cada vez mais competitivo, é vital ter foco, visão, planejamento. Acima de tudo, é preciso ter um bom posicionamento estratégico. Assim, a sua marca mostra diferenciais que geram valor ao consumidor e se destaca entre os concorrentes.
Se você deseja que a sua marca esteja no topo, precisa mostrar por que o seu produto ou serviço é diferente. Afinal, sem essa diferenciação, não há razão para escolher a sua empresa, concorda?
Vamos entender o que é e por que é tão importante fortalecer a sua marca a partir do posicionamento estratégico. Vamos lá?
Surgimento do conceito
O conceito surgiu em 1969, a partir da obra Posicionamento: a batalha por sua mente, de Jack Trout. Para o autor, o marketing é sobre ganhar mindshare, ou seja, ter presença na mente dos clientes e consumidores.
No mesmo ano, Trout publicou um artigo no Journal of Marketing. Nele, afirma que os investimentos em marketing e comunicação são inúteis quando suas campanhas não refletem o seu posicionamento estratégico.
Quando eficiente, o seu posicionamento faz com que o consumidor lembre da sua marca antes das outras disponíveis no mercado.
O que é e qual a importância do posicionamento estratégico para a sua marca
Que lugar você gostaria que a sua empresa ocupasse na mente e no coração do seu consumidor?
Sua resposta é o primeiro passo na construção do posicionamento estratégico da sua marca.
A partir disso, é possível traçar seus planos e objetivos, entender quais são os seus diferenciais e valores agregados. Também poderá avaliar que soluções você entrega e como se distingue da concorrência no segmento de mercado em que atua.
Trata-se de um processo contínuo, que envolve e embasa todas as ações de marketing e comunicação da marca. Além da posição que ocupa no mercado, essa definição também inclui o imaginário do consumidor. Assim se pode estabelecer a vantagem competitiva.
Sua marca pode ser reconhecida de diversas formas: elegante, inovadora, tecnológica, sustentável. Isso depende do tipo de produto ou serviço que oferece, quem é o seu público-alvo e em que segmento atua.
Tudo isso deve ser avaliado e é fundamental para estabelecer um bom posicionamento estratégico. Ele deve ser ajustado aos seus objetivos e planos para trazer resultados cada vez melhores.
Utilize estratégias cada vez mais fundamentadas em dados, acompanhar as métricas ajuda a verificar se os resultados estão sendo alcançados ou não.
Benefícios do posicionamento de estratégico
O posicionamento estratégico faz parte das estratégias de marketing para alcançar uma posição de sucesso e de destaque no mercado. Veja os principais benefícios.
Maior conexão com seu público
Quando você adota um posicionamento estratégico e agrega valor à sua marca, fica mais fácil gerar identificação. Isso estabelece uma forte conexão com o seu público.
Fidelização de clientes
Se a sua marca ocupa um lugar de destaque na mente dos consumidores, é natural que seja a primeira escolha. Afinal, é a primeira que o cliente lembra na hora da tomada de decisão. Um posicionamento estratégico sólido garante a fidelização da clientela.
Competitividade
Quanto melhor for o seu posicionamento, maior a probabilidade de superar os concorrentes. Somente assim você vai tornar a sua marca uma referência para os consumidores.
Diferenciais da marca
A escolha de uma marca geralmente está atrelada ao estilo de vida, hábitos, princípios e comportamento. Dessa forma, o posicionamento é capaz de transmitir sua proposta de valor e os diferenciais da sua marca.
Como fortalecer a marca da empresa?
O fortalecimento da marca da sua empresa depende de um posicionamento estratégico estável e consolidado.
Ele deve estar alinhado ao seu planejamento de marketing e de comunicação. Isso significa que todas as suas ações de marketing nas redes sociais, campanhas, criação de persona e produção de conteúdos devem ser incluídas.
Avalie ainda se a sua marca está transmitindo de forma efetiva o seu valor, conceito e diferenciais. Caso seja necessário, é possível fazer um reposicionamento para adequar a estratégia à sua proposta de valor.
Exemplos de posicionamento estratégico
Para te ajudar a definir o posicionamento estratégico da sua marca, nada melhor do que um pouco de inspiração, concorda? Confira ótimos exemplos.
Coca-Cola
Simplesmente não dá para falar sobre posicionamento estratégico sem citar a Coca-Cola. A número um no segmento de refrigerantes está no mercado há 130 anos e é especialista na venda de sentimentos.
Basta relembrar algumas de suas campanhas mais famosas, como “Abra a felicidade”, “Há razões para acreditar” ou “Para Todos”.
Nike
A Nike consolidou o seu posicionamento estratégico no mercado internacional focando no culto à marca e aos atletas. Focou em todos, desde o jogador de futebol profissional até os corredores de fim de semana. Toda a comunicação da empresa conversa diretamente com esse público e com as dores do consumidor.
Bauducco
A Bauducco apresentou, em 2020, seu novo posicionamento estratégico: “Um sentimento chamado família”. A mudança foi resultado de dois anos de estudos aprofundados sobre os grupos familiares brasileiros. Dessa forma, a marca se reposicionou no mercado de acordo com o cenário, seu conceito e valores.
Como criar sua estratégia de posicionamento
O posicionamento estratégico da sua marca deve partir de um bom planejamento e muita pesquisa. Essencialmente, será preciso definir o espaço que sua empresa deve ocupar na mente dos consumidores. Você deve se colocar em relação aos concorrentes para se tornar autoridade no mercado.
Conheça seu público
Comece o seu planejamento estudando o seu público-alvo e como ele enxerga a sua marca.
Analise seus hábitos, dores e comportamento. Para isso, é essencial ter suas personas bem definidas, bem como um mapeamento completo de toda a jornada de compra.
Entenda a concorrência
Assim como o seu público, entender como a concorrência se comporta e se posiciona no mercado é imprescindível.
Esse levantamento possibilita conhecer as reais necessidades do consumidor. Também te faz ver quais as estratégias dos seus concorrentes e que diferenciais podem se tornar um ótimo negócio.
Conheça seus diferenciais
Para criar o posicionamento estratégico da sua marca, você precisa entender quais são os seus diferenciais.
Procure compará-los com o que a concorrência oferece.
Tome como base os resultados das suas pesquisas sobre o público-alvo e mercado para identificar qual a sua posição. Também defina onde você quer chegar e como alcançar os seus objetivos.
Não tenha medo de se reposicionar
Revisar as suas estratégias para se adaptar às mudanças que o mercado apresenta pode ser o segredo para o sucesso.
Na prática, optar pelo reposicionamento contribui para repensar o conceito da marca, revisar a comunicação, repaginar a identidade visual. Em alguns casos, pode-se até descobrir um novo nicho de mercado.
Inovar também demonstra que a sua empresa deseja oferecer experiências melhores e mais atuais. E isso pode contribuir para resultados incríveis!
Agora que você já conhece a importância do posicionamento estratégico para a sua marca, é hora de planejar!
Assim, fica muito mais fácil criar uma proposta de valor diferenciada e aumentar os resultados positivos. Comece agora o processo para tornar a sua empresa uma referência no mercado.
E claro, se precisar de ajuda, fale conosco. Estamos aqui para ajudar sua empresa a crescer!