Uma boa estratégia de marketing digital é compartilhar conteúdo com seus visitantes e leads. Criar um blog é essencial para trabalhar esse tipo de ação, seja para sua empresa, seja para qualquer outro fim.
E, se você quer ter mais visibilidade online, está no caminho certo. E, para saber por onde começar, nós te ajudaremos. Confira este artigo, siga nosso passo a passo e coloque a mão na massa.
A importância de criar um blog
Criar um blog é sinônimo de conteúdo. Seja para um projeto pessoal, seja para uma marca, os benefícios são imensuráveis. A ferramenta é muito importante para a construção de presença online de uma marca.
Além disso, gera mais autoridade no segmento de atuação e atrai mais clientes para o negócio. Trata-se de um canal para compartilhar ideias, informações, dicas e qualquer conteúdo útil para a captação de novos leads.
A internet mudou a forma como os consumidores se comportam. Também mudou o modo como decidem sobre a compra de algum produto ou sobre o fechamento de um negócio. Antes de qualquer decisão, há uma busca aprofundada sobre experiências compartilhadas com determinado produto ou marca.
Ao criar um blog, você consegue oferecer esse tipo de informação, além de despertar o desejo de compra do usuário. No entanto, trabalhar marketing de conteúdo é uma estratégia que exige um pouco mais de prazo. Trata-se de um longo caminho a ser percorrido.
Como criar um blog para seu negócio?
Para criar um blog para seu negócio e compartilhar conhecimento com seu público, basta seguir o passo a passo. Vamos lá!
Defina um nome e compre um domínio
O primeiro passo para quem vai criar um blog do zero é definir um nome e comprar o domínio. Procure escolher um nome simples e curto, que seja facilmente escrito e lembrado.
Uma boa dica é utilizar ferramentas como o Bust a Name e o LeanDomainSearch. Elas ajudam a identificar o que está disponível e geram ideias para você escolher.
Após ter o nome definido, é hora de registrar o domínio. Trata-se de um nome exclusivo que serve para identificar e localizar seu blog. A URL é indispensável para quem deseja ter uma página na internet. Para isso, você deve entrar no site registro.br, pagar uma taxa anual e pronto!
Escolha um serviço de hospedagem
O passo seguinte é a aquisição de um serviço de hospedagem. Com ele, você vai armazenar os arquivos que farão seu blog ou site funcionar. Existem no mercado várias empresas que oferecem esse serviço. Basta você pesquisar para escolher qual mais se encaixa no que você vai precisar.
Essa busca pode ser um pouco desafiadora. No entanto, você pode pedir a opinião de conhecidos sobre os serviços que utilizam e buscar referências para criar um blog.
Escolha uma plataforma
Para criar um blog, você vai precisar definir qual será a plataforma de conteúdo utilizada. Ela também é conhecida como CMS (Content System Management, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Há inúmeras opções disponíveis. No entanto, o mais indicado e intuitivo é o WordPress.
Além de ser simples de navegar, a ferramenta oferece vários temas e plugins desenvolvidos pela comunidade. Esses recursos contribuem com o trabalho dos desenvolvedores, permitindo que diversas funcionalidades possam ser disponibilizadas na ferramenta. Mas é importante entender: você deve optar pelo serviço pago, em vez do gratuito disponível no WordPress.com.
Geralmente, os serviços de hospedagem para você criar um blog incluem a ferramenta no pacote. Para você entender melhor, essa plataforma é onde você vai, entre outras atividades:
- criar seu blog;
- modificar a aparência;
- produzir páginas;
- inserir imagens e conteúdos;
- gerar links.
Invista em um template profissional
Ao criar um blog do zero, você vai precisar escolher um template. Existem alguns temas gratuitos disponíveis. No entanto, eles são bem limitados e não permitem que você personalize tudo.
O ideal é adquirir um layout pronto ou então pedir para um desenvolvedor criar para você. Um template profissional vale muito mais a pena. Ele transmite mais seriedade para o seu blog, além de permitir que você tenha uma identidade visual.
Ao criar um blog, procure sempre optar por templates que sejam responsivos. Ou seja, que se adaptem ao carregamento em celulares e tablets. Aliás, fique atento também às avaliações antes de comprar. Se a maioria for negativa, parta para outra opção.
Outro item ao qual você precisa ficar atento ao escolher o tema do seu blog é o suporte para a customização. Certamente, você vai precisar. Caso o tema escolhido não ofereça esse recurso, também é melhor tirá-lo da sua lista de opções.
Aplique técnicas de SEO em seus posts
Depois de escolher seu template, customizá-lo e criar um blog, é hora de começar a postar conteúdo. Para ter mais visibilidade, é interessante que você conheça as técnicas de otimização (SEO) e aplique-as em seus textos.
Uma boa ferramenta para te ajudar nesse processo é utilizar o plugin do Yoast SEO no WordPress. Ela avalia seu texto e dá dicas do que você precisa fazer para melhorar a otimização.
Para aplicar as técnicas de SEO, você precisa:
- definir uma palavra-chave e trabalhá-la ao longo do texto;
- ter um título adaptado ao SEO, que contenha a palavra-chave;
- utilizar tags H1, H2 e H3 nos títulos;
- criar uma metadescrição para exibição nos motores de busca;
- selecionar sempre imagens otimizadas;
- criar links internos e externos no texto;
- produzir conteúdo exclusivo e sem plágio.
Essas são apenas algumas das principais regras. Existem muitas outras que podem ser utilizadas para melhorar ainda mais a escalabilidade de seus textos. Elas ajudam a colocar seu blog entre as primeiras posições do Google de forma totalmente orgânica.
Com todo esse passo a passo você pode se sentir exausto para realizar todas as tarefas que é ter um blog com resultados, por isso sugerimos que você contrate um especialista no assunto que poderá te auxiliar em todo o processo e te entregar um blog otimizado pronto para ser seu!
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