Aparecer na primeira página do Google é o desejo de muitas empresas. Afinal, esse tipo de visibilidade revela que o seu produto ou serviço é útil e confiável para quem o busca.
Além disso, ser encontrado na internet é fundamental para que um negócio prospere nos dias de hoje. Basta pensar que chegamos a uma época em que não estar no Google é sinônimo de não existir. Por isso, estar na primeira página do Google é uma atividade que deve ser priorizada.
Mas saiba que conseguir cumprir com esse objetivo não é tão fácil quanto parece. Mesmo porque, não basta apenas criar um site para magicamente estar na primeira página do Google.
É necessário entender de experiência do usuário, conteúdo, programação, entre outros elementos.
Quer saber mais sobre o tema? Então, siga com a leitura e veja como aumentar a visibilidade do seu negócio na internet!
Por que estar na primeira página do Google
Aparecer na primeira página do Google de forma orgânica gera 34% a mais de cliques para um site. É o que revela um estudo da empresa Advanced Web Ranking.
O número vale para as empresas que aparecem no primeiro lugar. Para você ter uma ideia, o segundo lugar recebe 19% dos cliques e o terceiro, 12% dos cliques.
Isso significa que estar na primeira página do Google é sim muito importante. No entanto, é preciso ter em mente que isso não pode ser feito de forma aleatória. Afinal, o sucesso está em aparecer em destaque para os termos de busca importantes para o seu negócio.
Caso contrário, você terá uma visibilidade sem nenhum poder de conversão. Ou seja, é o mesmo que aparecer em primeiro lugar para busca de “softwares de ERP” se a sua empresa vende consultoria de TI. É o lugar errado na hora errada.
Como o Google escolhe quem aparece primeiro
O Google usa diversos critérios para exibir os sites na primeira página. Sendo que esses critérios são avaliados e mudados com frequência.
De forma geral, existem 3 grandes pilares para classificar os sites no resultado das pesquisas: técnica, relevância e reputação.
A parte técnica refere-se a construção do seu site. Ou seja, ele precisa ser desenvolvido em uma linguagem moderna e que o Google consiga entender. É por isso que é importante “renovar” o site de tempos em tempos.
Sites desenvolvidos em Flash, por exemplo, são extremamente antigos e sem relevância atualmente. Assim como os sites sem versão mobile estão caindo em desuso.
A relevância é tudo aquilo que podemos controlar em nosso site. Ou seja, o conteúdo e a sua frequência de atualização. Em outras palavras, se o seu negócio é da área de tecnologia e esse tema não é abordado no site, a sua relevância é baixa.
Por fim, a reputação é a importância que o site tem para terceiros. Ou seja, a quantidade e a qualidade de outros sites que linkam para o seu. Assim, se a sua empresa de tecnologia foi citada em vários blogs sobre o tema, ela tem uma reputação boa.
Técnicas de SEO: o caminho para o topo
Agora que você já sabe como o Google escolhe os sites, a pergunta que fica é: como aparecer na primeira página?
Para isso, você vai precisar aplicar algumas técnicas de SEO em seu site. A sigla, que significa Search Engine Optimization, nada mais é do que um conjunto de técnicas para melhorar a visibilidade do site no Google.
O SEO pode ser dividido em duas frentes. A primeira dela compreende os fatores On-Page, ou seja, melhorias dos aspectos internos do site. Já a segunda refere-se aos fatores Off-Page, como a reputação do site.
SEO On-Page
Os fatores On-Page para otimizar um site para a primeira página do Google normalmente envolvem conhecimentos de programação. Afinal, estamos falando aqui em mudanças na estrutura do site.
Aqui, é preciso analisar pontos como os títulos das páginas e as palavras-chave presentes no site. Ou seja, a densidade e a qualidade de uso delas. Então, tome cuidado para não usá-las de forma sem sentido e prejudicar o SEO ao invés de melhorar.
Outro ponto importante aqui são as Meta Tags, que devem ser criativas e interessantes. Além de, claro, refletir a proposta do seu negócio.
No SEO On-Page também são trabalhadas as URLs e o conteúdo do site. As URLs devem ser amigáveis e estarem de acordo com o conteúdo da página.
Já o conteúdo deve contemplar uma boa distribuição das palavras-chave. Bem como trazer informações relevantes e atualizadas para os usuários.
SEO Off-Page
O SEO Off-Page trabalha com fatores externos ao site. Por isso, para que ele seja eficaz, é preciso que o SEO On-Page tenha sido bem implementado.
Aqui, as técnicas consistem em captar outros sites que apontem para páginas do seu site. Lembrando que o objetivo aqui não é a quantidade. E sim, a relevância destes outros sites que apontam para o seu.
Outro ponto importante aqui é a relação dos conteúdos entre esses links. Dessa forma, se uma página que fala sobre tecnologia aponta para a sua que também trata do assunto, a relevância é maior.
Por isso, este é um trabalho muito mais relacionado à produção de conteúdo relevante do que ao temido SPAM.
Conteúdo orgânico vs. pago
Como você deve ter notado, o conteúdo é uma parte importante do SEO. Por isso, faz toda a diferença para que o seu site apareça na primeira página do Google.
Quando falamos em conteúdo, no entanto, é importante separar o orgânico do pago.
Conteúdo orgânico e Inbound Marketing
O marketing de conteúdo é uma estratégia que custa 62% menos que as demais. E, para melhorar, gera 3 vezes mais leads.
Além disso, é vital para melhorar o SEO On-Page do seu site e ainda facilitar a conquista de links para o SEO Off-Page. Ou seja, vale muito a pena investir em conteúdo!
Para isso, no entanto, é preciso fazer diferente dos concorrentes. E apostar em conteúdo valioso e exclusivo com uma frequência relevante.
Ainda, é vital que os seus conteúdos também estejam otimizados para o Google. Para isso, eles devem trazer palavras-chave importantes para o negócio e para o site. Bem como serem escritos seguindo as boas práticas.
Para ajudá-lo nesta tarefa, é importante contar com um bom planejamento e desenvolver um calendário editorial. Assim você consegue abordar os assuntos importantes para o seu público. Bem como trazer visões e informações novas e que realmente ajudem as suas personas.
Por fim, não se esqueça de inserir os CTAs quando necessário. Com isso, você conseguirá levar o leitor à ação desejada, como fazer um cadastro ou compartilhar o post. Além de incentivá-lo a navegar por outros conteúdos do seu site ou blog.
Conteúdo pago
Por melhor que seja o seu conteúdo, dificilmente ele atingirá o seu máximo de alcance sozinho. Por isso, é importante que a sua estratégia de SEO e de marketing de conteúdo seja apoiada por anúncios.
A visibilidade é um ponto-chave para aparecer na primeira página do Google. Afinal, ela interfere na quantidade de links externos. Além de, claro, colaborar para aumentar a conversão do seu negócio.
Para isso, você pode tanto anunciar no Google AdWords quanto nas redes sociais. A escolha vai depender da sua estratégia e do tipo de conteúdo divulgado.
Um post no blog, por exemplo, pode ter uma performance melhor em campanha nas redes sociais. Afinal, estamos falando de um conteúdo mais objetivo e introdutório.
Já uma página do site com cases ou oferecendo um teste grátis pode ser excelente para uma campanha no AdWords. Mesmo porque, estamos tratando aqui de leads que já estão mais preparados para tomar a decisão de compras.
Em qual deles investir?
No final das contas, o conteúdo orgânico e pago se complementam. E ambos são importantes tanto para aparecer na primeira página do Google quanto para converter mais.
Quando a sua empresa tem uma boa estratégia nesse sentido, os resultados alcançados são melhores.
Pense que o conteúdo orgânico possibilita resultados a longo prazo. Afinal, uma página bem posicionada no Google dificilmente perderá a posição se a manutenção correta for feita.
Ao mesmo tempo, os anúncios pagos aumentam a visibilidade do seu site e produtos. Eles impactam as pessoas no momento exato em que estão mais propensas a comprar. Por isso, são fundamentais para impulsionar vendas ou cadastros.
Conclusão
Estar na primeira página do Google não é uma tarefa fácil ou rápida. Afinal, ela envolve uma série de conhecimentos que vão desde a parte técnica até a de conteúdo e divulgação.
No entanto, este é um trabalho que tem o poder de trazer resultados qualificads e a longo prazo para a sua empresa.
Tenha em mente que o SEO fará com que a relevância da sua empresa aumente para as personas. Justamente porque ela aparecerá em primeiro quando uma busca relacionada for feita.
Dessa forma, investir neste tipo de visibilidade é sinônimo de se tornar referência na área. E alcançar esse patamar é algo que vai gerar um grande diferencial perante os concorrentes. Além de trazer resultados excelentes para o negócio.
Quer entender um pouco mais sobre como aparecer na primeira página do Google? Então, não deixe de ler este artigo com mais informações sobre o tema!