A sua empresa não está crescendo e as vendas parecem não decolar, mesmo com uma boa equipe?
Se vocês já tentaram de tudo, desde rever a estratégia de prospecção até criar preços promocionais, mas as coisas não parecem andar, saiba que o problema pode estar em outro lugar.
Veja se vocês se identificam com uma ou mais dessas situações:
1.Você não consegue identificar ou transmitir seus diferenciais
Na hora de fechar a venda ou manter o cliente, a escolha acaba sempre sendo por preço, mesmo que o seu produto/serviço seja melhor ou o negócio traga algo que os concorrentes não conseguem entregar.
2. Seus clientes não percebem suas qualidades ou seus investimentos em inovação
Os seus clientes ficam sabendo dos esforços para que a sua empresa se mantenha atualizada, competitiva e entregando resultados? Ou eles nem sabem ou não enxergam esses investimentos como valor?
3. Você não consegue vender seus produtos ou serviços pelo valor que gostaria
No final das contas, é sempre preciso abaixar os preços para que a venda seja efetivada? Você não consegue comunicar o valor que gostaria para seus produtos? Será que o preço baixo é o atributo que os seus clientes mais consideram no momento de comprar?
4. Sua comunicação está desatualizada ou antiquada
A imagem de sua marca reflete a qualidade da sua solução? Quando foi a última vez que a empresa olhou com atenção para a área de Marketing? Quais as estratégias que vocês estão adotando? Elas trazem resultados?
5. Seus clientes não entendem seu produto/ serviço
Se você pedisse hoje para os seus clientes explicarem o que você faz e como esse produto/serviço colabora para resolver as suas dores, eles saberiam dizer?
6. Você compete em um mar vermelho
A sua empresa foca em um público específico ou é a favor do mote “qualquer pessoa/ empresa pode ser nosso cliente” Cuidado, quem vende para todo mundo, acaba não vendendo para ninguém!
7. Você não é percebido como referência em nenhum segmento
A sua marca é destaque em algum segmento? Ela é a primeira a ser lembrada quando falamos de um assunto específico ou é apenas mais uma entre tantas outras?
8. Seus clientes não lembram de você no momento da compra
Por fim, quando os seus clientes têm uma necessidade, eles lembram imediatamente de você como a solução? Ou é do seu concorrente que ele lembra?
Se você respondeu “sim” a uma ou mais dessas situações é sinal de que o grande impeditivo para o crescimento do negócio está na falta de POSICIONAMENTO.
Quem não trabalha no posicionamento e diferenciação de sua marca de maneira efetiva, não consegue conquistar um lugar de destaque na mente dos clientes. E, consequentemente, se vê obrigado a entrar na guerra por preços para conseguir vender.
Afinal, sem um bom posicionamento, a marca não tem seus diferenciais claros para o mercado. E, portanto, não se destaca ou é reconhecida.
Que tal sair dessa competição que não tem sentido e não leva o negócio a lugar algum?
Aprenda na prática a posicionar a sua marca, criar conexões profundas com o público e, assim, vender mais e melhor.