No post de hoje convido você a refletir sobre a relação do propósito de marca, o marketing e o dinheiro. Um ponto de vista voltado para as práticas que influenciam nossas vidas, nosso dia a dia e nosso dinheiro.
Propósito de Marca e Dinheiro
Você já percebeu que o objetivo do marketing é ajudar as empresas a entenderem as necessidades das pessoas e como melhor ajudá-las a solucionar seu problema? Para que, em troca disso, a empresa venha a ganhar mais dinheiro.
O dinheiro, nesse caso, é uma expressão da capacidade da empresa de ajudar as pessoas. Quanto mais pessoas a empresa ajudar, mais dinheiro vai ganhar, e vice-versa.
Pensando desse modo, parece algo completamente egoísta, não é mesmo? Afinal, só estou pensando em ajudar o outro em benefício de mim mesmo. No entanto, o desejo por mais dinheiro acaba servindo como um gatilho para se descobrir que é preciso pensar em alguém além de si mesmo. É um primeiro passo para se olhar para o outro.
Buscar o propósito não é apenas entender que estamos aqui para servir. Mas sim, compreender quem eu/empresa preciso ser e como posso contribuir com as pessoas e o mundo.
Evolução e Posicionamento
Um outro ponto importante de se considerar é que a evolução não dá saltos. Cada ser ou empresa precisa dar seu próximo passo em direção a sua evolução. Um pequeno passo de cada vez. Superando alguma necessidade, problema ou desafio. Um aperfeiçoamento lento e contínuo em direção da melhor versão de si mesmo.
Não cabe a nós resolvermos todos os problemas do mundo. No entanto podemos pensar:
- Quem sou eu como empresa? Quais conhecimentos eu tenho?
- Em que modo eu/empresa posso ajudar os outros a partir do que eu sei?
- Como o meu serviço ou produto vai ajudar as pessoas ou empresas a darem esse próximo passo que precisam?
É exatamente aqui que se encontra a direção para você encontrar seu propósito (veja mais). Na intersecção entre os seus pontos fortes e as necessidades do mundo.
Posicionamento, Persona e Jornada de Compra
Quantas pessoas/empresas você tem ajudado? A quantas mais quer ajudar? E como, em que ponto específico, você pode ajudar? Reflita sobre isso para encontrar seu posicionamento.
Busque entender de que modo específico você pode ajudar o mundo. Qual é o problema que vai solucionar, que tipo de pessoas/empresa possuem esse problema, não somente em questões de idade, sexo, renda, faturamento… mas… Que tipo de perguntas e respostas elas estão buscando? Quais são seus desejos e motivações? Por que elas levantam da cama pela manhã? Quais são suas prioridades na vida? Levantando essas questões você vai conhecer melhor a sua persona.
Busque perceber se o mundo já tem consciência de que precisa disso. Como as pessoas têm resolvido esse problema até o momento? Elas já buscam por essa solução? Já existem outras empresas resolvendo o mesmo problema? Como você vai resolver? Levantando essas questões você vai entender melhor a Jornada de Compra de seu cliente.
Na intersecção dos seus talentos e das necessidades do mundo, você encontra a escada do seu propósito. A escada que você pode construir, para ajudar as pessoas que estão naquele estado específico, evoluírem para o próximo passo.
Relembrando:
- Primeiro passo, autoconhecimento: Quem sou e quais meus conhecimentos?
- Segundo passo, empatia: Persona, que problema estão enfrentando?
- Terceiro passo, intersecção: Propósito, como vou ajudar a resolver o problema a partir do meu conhecimento?
- Quarto passo, pôr em prática: Desenvolva seu método, seu processo e boas vendas!
Quando você se alinha com a evolução da vida. A própria vida patrocina você como recurso fundamental para a evolução do universo.
Busque seu propósito e trabalhe para um mundo melhor. Isso não é só reconfortante como também lucrativo.
Conte conosco! 🙂