O marketing para indústrias é um conjunto de ações pensadas para promover o negócio. Nesse sentido, o foco dele reside em conquistar e fidelizar um maior número de clientes. Afinal, independentemente do setor, é necessário se reinventar e buscar caminhos alternativos para alcançar uma maior fatia do mercado.
Estratégias de crescimento são atividades essenciais para quem quer elevar o negócio a outro patamar de resultados. Se você, pequeno empreendedor, ainda não sabe por onde começar, fique tranquilo. Veja neste artigo as dicas que separamos para te ajudar a iniciar esse projeto. Boa leitura!
Do que sua indústria precisa: plano de marketing B2B
O marketing para indústrias é um conjunto de ações pensadas para alavancar o negócio, focando progresso e melhoria de gestão. É preciso, em primeiro lugar, ter um plano bem desenhado para direcionar as ações da empresa como um todo. Caso contrário, você pode gastar tempo e dinheiro sem chegar a lugar nenhum.
Em seguida, é preciso construir a persona e definir seu público, sempre de forma estratégica e inteligente. Crie um bom planejamento e adapte o que for necessário ao longo do tempo. Adote práticas que visem a melhores resultados e estejam de acordo com seus objetivos – aumentar as vendas e conquistar clientes.
Após entender aonde quer chegar, você precisa descobrir como fazer isso. Com o planejamento em mãos, é hora de mapear:
- os processos atuais da empresa;
- a cultura dominante no negócio;
- o engajamento e a comunicação entre os times;
- as ferramentas que os colaboradores têm para trabalhar, entre outros.
Além disso, é fundamental olhar os fatores externos que interferem na sua rotina:
- O que sua persona deseja?
- Quais são os obstáculos que a impedem de conquistar o que almeja?
- Como você pode ajudá-la a contornar esses obstáculos?
- Em quais canais o público está?
- Seu serviço tem valor suficiente para fidelizá-lo?
- Como inovar para se diferenciar da concorrência?
Por fim, com essas respostas em mente, as próximas ações serão mais fáceis. Para construir um bom planejamento, é preciso:
- escolher um tipo de estratégia;
- definir a linguagem aplicada nas campanhas;
- planejar as datas para as ações serem colocadas em prática;
- definir as metas que cada um dos envolvidos no processo deve atingir.
Como planejar uma estratégia eficiente de marketing para indústrias voltada para as interações B2B? Isso exige mais do que simplesmente colocar um produto em promoção ou divulgar seu sucesso nas redes sociais.
Existem inúmeras táticas e possibilidades! Logo, escolha qual modelo de marketing você quer usar. Nos próximos tópicos, vamos apresentar alguns. Confira!
Estratégias de marketing para indústrias
O marketing para indústrias, especialmente o digital, tem uma diferença de público-alvo em relação a outros tipos de negócios: enquanto algumas instituições direcionam as estratégias para o consumidor final, o marketing para indústrias é focado em outras empresas.
Assim, como mencionamos ao longo deste artigo, para conquistar o público-alvo das indústrias é essencial ter conhecimento sobre seu produto. Saiba perfeitamente os benefícios que ele gera e as dores que ele soluciona.
Nesse caso, elabore uma estratégia de marketing digital assertiva, passando a missão, os valores e as ideias da sua empresa. Ofereça os melhores canais de comunicação para seu segmento. Minimize a distância entre você e o seu potencial consumidor com uma boa plataforma de e-commerce. E, por fim, promova o engajamento do público através de bons conteúdos.
Para facilitar esse processo, as indústrias podem usar Inbound Marketing. Ele vai atrair, converter, relacionar, vender e analisar a jornada de compra. Desse modo, pode disponibilizar as informações certas em cada momento em que o cliente está.
Vamos ver como funcionam os pilares do Inbound Marketing?
Pilares do Inbound Marketing
Na fase de atração, é preciso criar estratégias de conteúdo que façam sentido para o usuário. Elas precisam despertar nele o interesse de conhecer a sua marca e visitar o seu site. Lembra que falamos das dores dos clientes? Então, nesse momento você pode criar temas/artigos relacionados a esses assuntos e, assim, atrair visitantes.
No próximo passo, se o público for qualificado, é preciso passar para a fase de conversão. Aqui o usuário deixa de ser apenas um visitante e se torna um lead. Tal mudança se dá por meio de algum material que foi ofertado a ele.
Essa etapa, aliás, é muito parecida com a fase de atração. O que muda aqui são o foco e o tema dos conteúdos abordados. Uma dica: você deve ser mais específico e detalhista quanto ao assunto, ok?
Após essa etapa, é preciso nutrir os leads com conteúdos segmentados para que sintam a necessidade de tomar alguma decisão. Sua empresa levará, então, o seu potencial cliente para a fase de relacionamento.
Se na fase anterior seu lead foi nutrido com conteúdos relevantes, a probabilidade de seu comercial efetivar a compra é enorme. O alinhamento entre marketing e vendedores é fundamental para que esse objetivo seja atingido.
Por fim, após fechar uma venda, o trabalho do marketing para indústrias continua. Deve-se analisar métricas e indicadores para descobrir se as suas estratégias vão continuar dando certo. Saber fazer a análise de dados nessas horas ajuda a entender melhor os resultados. Lembre-se também de contar com o apoio de boas ferramentas para isso.
Com todas essas informações, acabamos de descrever como montar um funil de Inbound Marketing. Esse processo está ligado à jornada de compra do cliente – isto é, todo o caminho que ele vai percorrer até chegar à decisão de finalizar a compra.
Branding de marketing para indústrias
Ainda falando sobre boas estratégias para as indústrias, melhorar o branding delas é uma ótima ideia.
A apresentação da empresa, como as pessoas a veem, é importante para construção de uma marca forte e duradoura. Isso também está associado à comunicação com os clientes, seja por e-mail, blog, website ou redes sociais.
“Uma marca para uma empresa é o mesmo que uma reputação para uma pessoa. Você ganha reputação ao tentar fazer bem coisas difíceis.”
Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon.
Construir uma marca bem-sucedida é transmitir valor, credibilidade e confiança para as pessoas. Para iniciar esse processo, as estratégias ganham uma cara nova. Seus clientes não apenas leem sobre as soluções da indústria, mas também veem de perto como seu produto se mostra.
Aqui, é muito comum a persona da empresa ganhar vida e se materializar. Vejamos, por exemplo, o caso da Luiza, do Magazine Luiza, que se encaixa principalmente no perfil de uma dona de casa. Para construir melhor essa estratégia, pense nas seguintes perguntas:
- Existe alguma personalidade que representa sua empresa?
- Há alguma forma geométrica ou até mesmo símbolos que lembram a missão e o objetivo da marca?
Todos esses pontos são indispensáveis para criar a personalidade e a identidade visual de uma instituição. Investir em branding é garantir que sua empresa terá reconhecimento e relevância, além de se tornar uma referência no segmento. Essa autoridade induz clientes e funcionários a falar com prazer sobre a organização para outras pessoas.
Descobrir, implementar e obter bons resultados, com tudo que discutimos ao longo deste artigo, não é tarefa fácil. Mas já dizia Robert Collier que “o segredo do sucesso é a soma dos pequenos esforços repetidos dia após dia”.
Este artigo foi produzido pela Equipe Sensio. Para mais informações como estas, acesse nosso site. Até a próxima!