No marketing digital, o Custo por Lead, ou CPL, é uma importante métrica de desempenho. Ele aponta o valor gasto nas campanhas para a aquisição de cada lead. O investimento precisa ser suficiente para trazer uma boa quantidade de leads sem impactar negativamente a saúde financeira do negócio. Então, como calcular o custo ideal de um lead?
Para que não haja problemas na precificação de serviços e produtos, nem prejuízos para o negócio, o CPL precisa ser controlado regularmente. Assim, é possível mensurar se seus investimentos e seu planejamento estratégico estão sendo eficientes na captação de leads de qualidade.
Vamos saber mais sobre isso no artigo de hoje. Acompanhe a leitura e saiba como esse indicador pode potencializar a performance do seu negócio. Descubra ainda o que é e como calcular o custo ideal de um lead.
O que é custo por lead?
O CPL é o valor gasto na sua estratégia de marketing digital para a atração de um possível cliente. Seu resultado depende da divisão do total gasto em uma campanha e do número de pessoas interessadas – mesmo que nenhum contrato tenha sido fechado. Calcular o CPL é fundamental para:
- determinar a eficiência dos seus investimentos;
- analisar as campanhas;
- impulsionar o marketing de atração;
- avaliar o ROI (Retorno sobre Investimento).
Entender o custo ideal de um lead auxilia na definição de melhores estratégias. Esse valor traz a compreensão sobre o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado, apoiando a escalabilidade do negócio.
Como o CPL pode potencializar a performance do negócio?
O Custo por Lead ajuda a entender se a estratégia do negócio é financeiramente viável ou se precisa ser modificada. Essa métrica também auxilia na verificação de processos no estágio inicial da venda – a captação de clientes.
Quanto menor o seu CPL, melhor. Afinal, chegar ao custo ideal de um lead quer dizer que suas estratégias são eficientes e cumprem as expectativas. Por isso, conhecer a solução certa para captar leads com custo baixo permite definir onde investir os recursos da empresa.
Como calcular o custo ideal de um lead?
Para calcular o CPL, basta dividir o valor total investido em estratégias e campanhas de marketing pelo número total de leads atraídos. Veja a fórmula:
CPL = valor investido em marketing / número de leads
É essencial entender que a eficácia das suas estratégias de marketing não pode ser baseada em uma única métrica. Tais estratégias também não devem ser elaboradas a partir de achismos e suposições.
Outros cálculos podem e devem ser empregados e avaliados. Eles permitirão acompanhar e verificar assertivamente o retorno dos investimentos que a sua empresa tem realizado na atração de leads. Confira algumas possibilidades:
Lead por Venda (LPV): identifica a quantidade de leads necessários para obter uma conversão. Para calcular o LPV, divida o número de leads pelo número de vendas. Assim:
LPV = número de leads / número de vendas
Custo por Venda (CPV): multiplique o Custo por Lead pelo número de Leads por Venda. Conheça assim o valor total que você tem investido para concluir uma venda. Dessa forma:
CPV = Custo por Lead x Lead por Venda
Custo por Clique (CPC): representa o custo médio empregado em cada clique na sua campanha impulsionada. Basta dividir o valor investido na campanha pelo número de cliques obtidos. Veja:
CPC = valor investido / número de cliques
Calcular e acompanhar constantemente esses resultados possibilita avaliar com maior precisão as suas estratégias e campanhas de marketing digital. Também é possível mapear pontos críticos e erros que atrapalham o crescimento do seu negócio.
Como melhorar o CPL?
Todo canal de geração de leads precisa de campanhas individuais e personalizadas, com base nas personas e na jornada de compra. Essa estratégia faz parte do planejamento para a obtenção de um número maior de possíveis clientes dentro do seu funil.
O ideal é trabalhar para encontrar formas de chegar ao custo ideal de um lead. Confira algumas dicas práticas para isso:
- Estude profundamente o seu público-alvo.
- Conheça muito bem a sua persona.
- Produza conteúdo relevante e capaz de gerar engajamento.
- Melhore o ranqueamento do seu conteúdo com otimização de SEO.
Agora você já entendeu que determinar o custo ideal de um lead é fundamental. Trata-se de uma forma de garantir a saúde financeira da sua empresa e otimizar o seu processo de vendas.
Então chegou a hora de conhecer o que a Elévon pode fazer por você. Somos uma agência especializada em estratégias incríveis para atrair usuários, melhorar sua performance e escalar o seu negócio. Entre em contato com a gente!
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