Por quantas mudanças você passou durante a vida? Já escolheu um corte mais radical ou coloriu o seu cabelo? Fez tatuagens ou piercings? Mudou de ideia sobre opiniões ou sentimentos? Bem, a verdade é que todo mundo passa por transformações. E, assim como as pessoas, as marcas também podem ser ressignificadas ao longo do tempo. Isso é o que chamamos de rebranding.
Acompanhar as tendências e as inovações do seu segmento de mercado – e mesmo as diversas variações que permeiam as relações entre marca e consumidor. Essa atenção é fundamental para que uma empresa se reinvente e continue crescendo.
Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre o que é, a importância, quando e como fazer rebranding. Acompanhe a leitura e fique por dentro!
O que é rebranding?
O branding trata de posicionar a sua marca no mercado, certo? O rebranding, por sua vez, é responsável por ressignificá-la, com base em um planejamento estratégico. Isso inclui:
- identidade visual;
- estratégia de comunicação;
- mudança de nome, conceito e valores, entre outros elementos importantes.
Dessa forma, o rebranding é uma reestruturação da marca. Tem o intuito de aproximá-la do seu público-alvo ou alterá-la para que acompanhe as mudanças do mercado.
Importância do rebranding
Tudo deve evoluir. O rebranding é importante porque permite que as marcas sejam atualizadas conforme o seu momento e o tempo presente. As transformações da gestão de uma marca e de como ela se posiciona e se comunica são fundamentais para aproximá-la do público – isto é, para acompanhar os movimentos do mercado ou mesmo os padrões e hábitos de consumo.
Assim, a essência e a história construídas ao longo dos anos podem permanecer. Mas ideias e ideais, cultura, missão, valores e até o nome podem e devem ser adaptados. Contudo, isso precisa ser feito de maneira positiva.
Quando fazer rebranding?
Se você entendeu do que se trata, provavelmente está se perguntando em que momentos o rebranding é recomendado. Veja alguns exemplos:
Mudança de direção
Quando a direção de uma marca muda, o rebranding pode ser a estratégia ideal para comunicar essa novidade ao público. Nesse sentido, pode-se empregar uma nova identidade visual, uma alteração no tom de voz ou uma ampliação de mercado, por exemplo.
Fusão entre empresas
E quando acontece a fusão de marcas? Também é preciso traçar uma estratégia que comunique o propósito e o posicionamento dessa nova empresa ao público-alvo, certo?
Novo propósito
Se o seu propósito muda, todo o seu posicionamento precisa acompanhar essa transformação, concorda? O rebranding pode ajudá-lo a adequar suas estratégias internas e externas para atualizar a marca.
Reposicionamento no mercado
De repente, você percebe que a sua marca está impactando e gerando valor para um novo perfil de consumidor. Essa é uma oportunidade única de renovar a sua atuação no mercado. Bem, nesse caso, o rebranding é mais do que necessário.
Novos produtos
Quando a sua marca passa a oferecer novos produtos, o rebranding é uma estratégia eficaz. Assim, você atingirá o público certo, para o qual a nova linha é voltada.
Brand Awareness
Quando você trabalha com métricas, sabe que Brand Awareness é um KPI extremamente útil para medir sua estratégia de branding. Se os números estão abaixo do esperado, reposicionar a sua marca para conectá-la ao seu público é fundamental. Para isso, aposte no rebranding.
Mudança de cultura
Além da identidade visual, como pontuamos, o rebranding é um conjunto de ações que permite atualizar outros elementos da marca – como a cultura, que inclui a visão, a missão e os valores. Essa ressignificação é importante tanto para o seu consumidor quanto para os colaboradores da empresa.
Como fazer rebranding?
Para uma boa estratégia de rebranding, recomenda-se um mapeamento completo das necessidades da sua empresa. Por isso, diante da demanda por atualização, é fundamental buscar pontos de vista relevantes.
Uma pesquisa de opinião com equipe interna e consumidores oferece um bom direcionamento de como a imagem é percebida no mercado. Procure entender ainda de que formas a concorrência vem trabalhando o posicionamento de marca. Quais são os seus diferenciais e as suas vantagens competitivas?
Com tudo isso esclarecido, fica muito mais fácil dar início ao rebranding. Entre as principais estratégias de gestão da marca, considere:
Examinar o propósito da marca
Se o propósito já não é adequado ao momento atual da sua marca, é importante atualizá-lo. Renove também o conjunto de elementos que guiam o seu negócio – visão, missão e valores.
Alterar a identidade visual
Quando uma marca muda, é natural que a sua imagem reflita essa transformação. Por isso, buscar uma nova identidade visual é importante para indicar as alterações ao público. Ela moderniza os aspectos que distinguem a sua empresa.
Mudar a comunicação da marca
A forma como a empresa conversa com o público-alvo e com a persona também deve passar por mudanças num processo de rebranding. Afinal, o tom de voz das suas comunicações é responsável por gerar identificação com o consumidor e humanizar a marca.
Reavaliar os canais de mídia
Modernizar a sua marca requer uma estratégia consistente nos canais de mídia certos. Isso significa que o rebranding passa obrigatoriamente por uma investigação a respeito das redes mais utilizadas pela sua persona.
Contar com ajuda profissional
Por último, é importante buscar ajuda profissional para desenvolver um planejamento assertivo e estratégico para o rebranding da sua marca.
Conte com a experiência da Elévon, uma agência que domina esses processos. Posicione a sua empresa como referência de sucesso no mercado. Fale conosco!
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