Se você vem se perguntando sobre como atrair pacientes on-line, a resposta provavelmente está bem aí, na palma da sua mão. As redes sociais para clínicas médicas são a forma mais prática e efetiva de divulgação para ser encontrado pelas pessoas.
No Brasil, são 131,5 milhões de usuários conectados, que têm passado cada vez mais tempo navegando, especialmente nessas plataformas. É o que diz o estudo “Tendências de Social Media 2023”, da Comscore.
E não para por aí! A Geração Z, por exemplo, aos poucos (ou não) vem abrindo mão dos buscadores tradicionais, como o Google. Ela passou a fazer suas pesquisas nas redes sociais – por regra, pelo smartphone. São 37,5% das pessoas que têm entre 14 e 34 anos, segundo levantamento do Capterra. Será que essa é uma nova tendência?
Pelo sim, pelo não, sabemos até o momento que essas plataformas deixaram de ser exclusivas para aproximar pessoas. Passaram a estreitar os relacionamentos entre empresas e público.
É por tudo isso que a presença on-line da sua clínica pode ser potencializada nas redes sociais. Dessa forma, você aumentará o número de pacientes.
Preparamos 8 dicas para ajudá-lo a traçar a sua estratégia. Vamos começar!

1. Escolha as redes sociais mais adequadas para o seu nicho
A pergunta aqui é: quem você deseja atingir? Depois de respondê-la, compreenda onde essas pessoas estão.
Sua clínica é frequentada por um público-alvo único, com características e necessidades específicas. A partir desse entendimento, há uma prática recomendada para determinar quais plataformas são mais eficazes para atingir essas pessoas. Trata-se da definição de personas específicas para a sua especialidade médica.
Considere fatores como faixa etária, localização, condições médicas comuns e até mesmo preferências de consumo de conteúdo on-line. Experimente conversar com alguns pacientes para descobrir quais redes eles mais utilizam e confira alguns dados que destacamos a seguir.
YouTube
Com 142 milhões de contas ativas, o YouTube é a segunda rede mais usada no Brasil. Esse dado consta na pesquisa Digital 2023: Brazil, de fevereiro de 2023, produzida por We Are Social e Meltwater. Trata-se de uma ferramenta poderosa para:
- humanizar a clínica;
- atrair pacientes;
- educar o público;
- e estabelecer uma presença on-line forte e confiável.
O Instagram tem 113 milhões de usuários e é uma das redes mais visuais. Afinal, possibilita a criação de conteúdo em vídeos, fotos, stories, Reels e lives.
Experimente compartilhar imagens de alta qualidade que destaquem o ambiente da clínica e a equipe médica. Ou ainda poste vídeos informativos para criar conexões profundas com os seguidores.
Aproveite também a função de destaques no perfil para organizar informações relevantes. Dê visibilidade a aspectos importantes, como procedimentos, equipe médica e dicas de saúde.
Teste ainda a criação de um destaque específico para perguntas frequentes. Além de responder claramente às dúvidas dos pacientes, selecione alguns temas para trabalhar e detalhar em outras publicações e formatos.
Com 109 milhões de usuários no Brasil, e apesar de ter sido ultrapassado pelo Instagram, o Facebook continua firme e forte!
A plataforma permite a publicação de vídeos, fotos, textos, lives e anúncios patrocinados. Sua simplicidade é ideal para construir autoridade e engajar pacientes.
TikTok
O TikTok, com 82 milhões de usuários, é uma plataforma dinâmica e visualmente atrativa. Tornou-se a preferida especialmente do público mais jovem, mas não só! Lembra o começo deste post, sobre a pesquisa do Capterra que apontou a migração de buscas para as redes sociais?
Bem, a plataforma se renovou e deixou de ser apenas um palco para dancinhas e vídeos engraçados. Assim, também valoriza e distribui conteúdos educativos.
Por isso, sua clínica pode explorar esse potencial e essa popularidade para alcançar o público através de vídeos curtos e informativos.
O LinkedIn, com 63 milhões de usuários, é uma plataforma direcionada para a interação e a construção de autoridade profissional.
A ferramenta permite a publicação de artigos ou textos curtos, bem como o compartilhamento de links, fotos, vídeos e lives. Com isso, torna-se valiosa para o networking entre profissionais de saúde.
2. Crie um calendário editorial e planeje o seu conteúdo
Depois de definir as redes sociais para a sua clínica, a próxima etapa envolve a organização das suas publicações. Dois aspectos são fundamentais: a constância e a consistência.
Para atender às necessidades, responder dúvidas, educar e informar o seu público, um calendário editorial é mais do que bem-vindo. Isso significa que você vai precisar mapear o conteúdo a ser compartilhado.
Determine uma frequência realista de publicações, levando em consideração o tempo necessário para criar conteúdo de qualidade. Seja consistente nas postagens para manter o interesse e estabelecer confiança ao longo do tempo.
Para planejar os seus conteúdos, tenha em mente as preocupações e as perguntas mais comuns dos seus pacientes. Aborde temas relacionados à sua especialidade, compartilhe notícias e informações sobre novos tratamentos e destaque práticas de cuidado preventivo.
É importante salientar que a realização de consultas médicas, diagnósticos ou prescrições a distância é expressamente proibida. A interação on-line não substitui a consulta presencial e individualizada. Portanto, deve focar a educação e a informação geral, incentivando os seguidores a buscar orientação profissional quando necessário.
3. Use imagens, vídeos e outros recursos visuais
Para usufruir do potencial dessas plataformas e capturar a atenção do seu público-alvo, é fundamental investir em conteúdos visuais impactantes. Imagens e vídeos informativos são ferramentas poderosas que engajam os seguidores e tornam sua clínica acessível e centrada no paciente.
Os vídeos têm um papel central na estratégia de conteúdo para essas plataformas – especialmente se considerarmos as recentes tendências de consumo dos usuários.
Segundo pesquisa da Comscore, houve um notável aumento de 21% no número de visualizações de vídeos no ano de 2023. Isso reflete uma preferência crescente pelo formato.
Dentro desse cenário, plataformas como o TikTok e os Reels do Instagram se destacam como as favoritas do público brasileiro. Portanto, ao criar vídeos para a sua clínica, considere algumas dicas:
- Dê preferência para sequências mais curtas e transmita as informações de maneira clara e concisa.
- Desenvolva narrativas envolventes, que prendam a atenção desde o início.
- Use elementos visuais, gráficos e animações para tornar o conteúdo atrativo e fácil de ser absorvido.
- Inclua chamadas à ação para incentivar a interação.
Aproveite para perguntar aos espectadores sobre temas que gostariam de ver nos próximos vídeos (pauta nunca é demais!). Além disso, incentive compartilhamentos e comentários para fortalecer o engajamento.

4. Interaja com o seu público e estimule a participação
Para estabelecer uma presença on-line sólida e envolvente, é preciso ir além da simples publicação de conteúdos. Isso porque construir uma comunidade requer interação regular e significativa com seus seguidores.
É importante responder prontamente às perguntas e aos comentários dos usuários. Mostre um compromisso genuíno com os interesses e as preocupações deles para construir uma relação próxima.
Lembre-se de utilizar as ferramentas de enquete para coletar opiniões sobre temas relevantes. Essa estratégia é fundamental para envolver seus seguidores e perfeita para que sua clínica ajuste as estratégias com base nesses feedbacks.
Também é essencial estabelecer uma programação regular, seja através de lives, perguntas e respostas programadas ou eventos on-line. Isso ajuda os seus seguidores a antecipar e a participar ativamente dessas interações.
Se ainda cabe mais uma dica: utilize as mensagens diretas de forma estratégica, profissional e transparente. Ofereça suporte humanizado e responda às questões específicas. Essa prática proporciona uma experiência individualizada e fortalece a conexão com seu público.
Aproveite o potencial dos influenciadores digitais
As redes sociais para clínicas médicas também abrem uma brecha importante para as parcerias com influenciadores digitais. Claro que é fundamental identificar perfis que se alinham aos propósitos e valores da sua clínica.
De toda forma, essa prática amplia significativamente o seu alcance. Colaborar com profissionais respeitados no campo da saúde faz com que a sua mensagem ganhe uma dimensão maior. Dessa forma, constrói confiança junto a uma audiência que já está estabelecida.
A pesquisa da Comscore também corrobora a relevância do engajamento gerado por influenciadores. Em 2022, esses criadores acumularam impressionantes 22,3 bilhões de ações. Isso representa 59% do total de engajamento e 9% do conteúdo publicado no ano.
A autenticidade e a credibilidade desses colaboradores, portanto, ajudam a criar uma relação genuína com seus seguidores para expandir sua presença on-line.
5. Monitore os seus resultados e ajuste as suas estratégias
A avaliação regular do desempenho das suas campanhas é uma prática fundamental para obter insights sobre:
- o comportamento da audiência;
- o desempenho dos seus conteúdos;
- e o impacto das ações da clínica nas plataformas on-line.
Veja algumas recomendações!
1. Uso de ferramentas
Cada rede social dispõe de ferramentas específicas para facilitar a análise. É o caso do Facebook e do Instagram Insights, do Analytics do YouTube e da Análise do LinkedIn. Elas apresentam métricas importantes, como alcance, engajamento, cliques e conversões. Esses dados oportunizam uma visão abrangente do desempenho das publicações e das campanhas.
2. Análise dos dados
A partir de uma análise cuidadosa dos dados, é possível identificar padrões e tendências. Entenda quais tipos de conteúdo, horários de postagem e formatos geram maior engajamento. Assim, você direciona seus esforços para áreas eficazes.
3. Adaptação estratégica
Ainda com base nos insights obtidos, esteja pronto para mudar e ajustar a sua estratégia, sem apegos! Se determinados tipos de conteúdo não estão gerando o engajamento desejado, parta para novas abordagens. Você pode aprimorar o tom das suas mensagens ou testar formatos diferentes de conteúdo, por exemplo.
4. Monitoramento de resultados
Estabeleça indicadores-chave de desempenho (KPIs) e monitore os resultados ao longo do tempo. Dessa maneira, avalie o impacto das mudanças implementadas e faça ajustes adicionais conforme necessário.
5. Aprendizado contínuo
Encare a análise de dados como uma oportunidade de aprender mais sobre as plataformas. É essencial entender o que funciona, mas também é importante saber por que funciona. Esse entendimento aprimora a compreensão da sua audiência e orienta suas futuras decisões.
6. Siga as boas práticas e as normas éticas
Preservar a integridade da sua clínica no ambiente digital requer a adesão rigorosa a boas práticas e padrões éticos. Considere especialmente as normativas do Conselho Federal de Medicina (CFM) que regulamentam a conduta dos profissionais de saúde.
Por isso, ao divulgar assuntos médicos, é fundamental que a ação se concentre na educação e no esclarecimento da sociedade. Isso implica evitar práticas sensacionalistas, autopromoção ou promoção de terceiros, assegurando a divulgação de conteúdo válido e de interesse público.
Nas redes sociais para clínicas médicas, o médico precisa ser identificado com:
- nome completo;
- registro profissional;
- especialidade;
- cargo;
- e, quando aplicável, como diretor técnico médico responsável pelo estabelecimento.
No caso de aparições on-line, é necessário priorizar a ética nas relações de trabalho. Evite a obtenção de lucros excessivos, a concorrência desleal ou a promoção exclusiva de métodos diagnósticos e terapêuticos.
Também é proibido consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa. O CFM ainda tem restrições claras sobre a divulgação de:
- endereço e telefone de consultório, clínica ou serviço;
- identificação inadequada;
- divulgação publicitária exagerada;
- entre outras práticas que ferem a ética e a integridade na atuação médica on-line.
Ao seguir essas e outras orientações, sua clínica constrói uma presença on-line sólida. Ademais, contribui para a promoção da confiança e da credibilidade no setor da saúde.
7. Invista em anúncios pagos para ampliar o seu alcance
As plataformas de anúncios pagos oferecem ferramentas incríveis para direcionar suas campanhas e maximizar o retorno sobre o investimento.
Mas, antes de criar uma campanha, é importante ter objetivos claros para orientar a estratégia de publicidade. Você pode ter como meta:
- o aumento do reconhecimento da marca;
- a geração de leads;
- a promoção de serviços específicos;
- ou o direcionamento de tráfego para o seu site.
A grande vantagem da publicidade paga nas redes sociais é a capacidade de segmentação. Esta possibilita o refinamento do público-alvo com base em critérios como localização, idade, interesses e comportamentos on-line. Lembre-se de que, quanto mais específica for a segmentação, maior a probabilidade de atingir as pessoas certas.
O conteúdo do anúncio deve ser envolvente e persuasivo, destacando os benefícios dos serviços oferecidos pela sua clínica para transmitir confiança. É fundamental utilizar chamadas de ação claras, imagens e vídeos para capturar a atenção do público.
Uma vez que a campanha esteja em execução, é preciso monitorar constantemente os resultados. Você deve analisar métricas como cliques, impressões e conversões. Com base nesses dados, faça ajustes na campanha para otimizar seu desempenho.
Para aprimorar a estratégia, experimente realizar testes A/B com diferentes variações de anúncios. Desse modo, identifique o que faz mais sentido para o seu público. É possível testar diferentes copys, imagens, chamadas de ação e até mesmo segmentações.
8. Conte com a ajuda de profissionais especializados
Como você viu até aqui, a gestão das redes sociais para clínicas médicas demanda conhecimento e estratégia. Por isso, contar com profissionais especializados simplifica esse cenário e potencializa o impacto da sua presença on-line.
A principal vantagem está na criação de uma estratégia personalizada, com abordagens sob medida para a sua clínica. Consideram-se, para isso, metas específicas, público-alvo e diferenciais competitivos. Como resultado, é mais fácil ter campanhas direcionadas, eficazes e alinhadas com seus objetivos.
Outro ponto importante é a criação de conteúdo relevante e envolvente, capaz de atrair e manter a atenção do público. Através de estratégias elaboradas, especialistas garantem que o conteúdo seja informativo e apto para construir conexões significativas com seus seguidores.
A gestão de crises é outra área na qual esses profissionais se destacam. E é fundamental dar atenção a esse aspecto em um ambiente on-line. Nele, conta muito a rapidez na resposta a situações adversas para proteger a reputação da clínica e preservar a confiança do público.

Como a Elévon vai ajudar sua clínica a atrair mais pacientes?
As redes sociais para clínicas médicas já não são uma escolha, mas uma necessidade para prosperar no mercado. O número de usuários só aumenta, e essas plataformas oferecem oportunidades únicas. Elas atuam para estabelecer conexões com pacientes em potencial, promover serviços médicos e construir uma comunidade.
Essa presença digital envolve proporcionar uma experiência envolvente e autêntica para o público. Cria-se um senso de pertencimento a algo maior enquanto se consome o seu conteúdo.
E é isso que nos propomos a fazer! Com uma abordagem estratégica e consistente na gestão de redes sociais, abraçamos a criação e a otimização de conteúdos pertinentes. Também exploramos um profundo entendimento de audiência e persona, além da implementação de campanhas publicitárias direcionadas.
Ficou mais claro como as redes sociais para clínicas são um canal poderoso para atrair pacientes? Ao usufruir das dicas que preparamos, fica muito mais prático potencializar sua presença on-line.