Reduza o CAC, ou custo por lead, investindo em branding

Reduza o CAC, ou custo por lead, investindo em branding

Sua estratégia de marketing ainda não contempla o branding e você sente que poderia ter resultados melhores? Então chegou a hora de entender como esse investimento traz diversos benefícios e reduz seus custos

Imagine que o custo por aquisição de cliente anda lá nas alturas e todas as táticas de marketing digital já foram testadas. Apostar em branding para se conectar aos clientes através do propósito e dos diferenciais da marca é uma saída inteligente e eficaz. 

Muita gente torce o nariz por pensar que se trata de um recurso que traz resultados apenas em médio e longo prazo. Mas inserir essa estratégia no seu planejamento de comunicação pode ser altamente eficiente.

Hoje, queremos mostrar como o branding vai surpreender você e sua equipe. Ele transforma seus resultados de forma imediata, reduz custos de investimento, posiciona sua marca e conversa de verdade com seu público. Vamos lá? 

Como o branding pode trazer resultados efetivos e mensuráveis?

Sua marca é muito mais do que um conjunto inerte de logo, cores e formas, certo? Então vamos além. Que sensações e sentimentos ela desperta? Você sabe como o seu público a enxerga e de que forma as conexões são criadas? 

O branding cumpre exatamente esse papel. Quando bem elaborado, a conexão com seu cliente é natural. E isso é fundamental para facilitar a tomada de decisão na jornada de compra

A proposta de valor do seu negócio tem a capacidade de convencer e encantar o seu público – muito mais, inclusive, do que a performance de uma infinidade de hacks de marketing digital. 

É claro que, à primeira vista, esse processo parece muito mais lento e difícil. Mas o “sim” que você espera do seu público pode depender apenas de uma estratégia de comunicação baseada em branding e posicionamento de marca

Vejamos o seu CAC: (investimento em marketing + investimento em vendas) / número de novos clientes. 

O investimento das suas campanhas somou R$ 5 mil. Com isso, você obteve 50 clientes. Então o seu CAC é de R$ 100. 

Quanto maior o tempo para a conclusão da jornada de compra do seu cliente, maior é o seu custo, certo? Entendemos que esse é um desafio real para todos aqueles que investem em campanhas de marketing digital. Mas é possível virar esse jogo com branding.   

Com o caminho livre para encurtar e facilitar o processo de vendas, a redução do CAC é uma das principais vantagens. Além disso, ao contrário do que muitos imaginam, os resultados das campanhas de branding podem, sim, ser mensurados

No ambiente digital, duas formas de mensuração são amplamente utilizadas: os modelos de atribuição “último clique” e “linear”. O primeiro considera apenas o último clique do usuário em uma campanha, descartando interações anteriores. Já o segundo distribui o percentual sobre a conversão entre todos os cliques do caminho do usuário na jornada de compra. 

Na maioria das vezes, as equipes de marketing optam apenas pelo modelo de atribuição “último clique” na mensuração de campanhas. E isso explica por que o branding pode parecer “burocrático demais” diante de outras estratégias utilizadas.

O caminho do usuário quando a empresa inclui o posicionamento de marca no planejamento de comunicação não pode ser conhecido apenas pelo clique final. Ele vai percorrer diversos canais, aprender, entender e se conectar com a sua marca até a conversão. 

Por isso, mensurar o branding através do modelo de atribuição linear não só é possível, como também amplamente recomendável. Assim, você poderá perceber e medir como o conteúdo que você entrega está engajando seu público e contribuindo para as conversões. 

Que caminhos tem a jornada de compra? 

Quer entender melhor como funciona a jornada de compra do seu cliente? Pense em como você toma as suas próprias decisões ao investir dinheiro em determinado produto ou serviço. As perguntas que surgem são várias, não é? E é justamente nesse ponto nebuloso e cheio de dúvidas que o branding pode dar um empurrãozinho. 

Conheça as três fases da tomada de decisão

Fase emocional 

Imagine que você esteja precisando comprar um celular. A etapa emocional é quando você é tomado pela emoção e por diferentes sensações enquanto decide comprar ou não o aparelho. 

Você provavelmente vai se perguntar muitas coisas. Se o investimento vale mesmo a pena, se terá dinheiro suficiente e até mesmo se realmente precisa de um novo celular. Nessa etapa, portanto, a maior preocupação é com futuros arrependimentos

Fase social 

Se você se lembra dos gatilhos mentais, provavelmente vai entender essa fase com extrema facilidade. Quando decidimos e consumimos algo, sempre vem junto aquela preocupação com o que as outras pessoas vão pensar. Isso porque, entre tantas necessidades, precisamos (muito!) ser aceitos.

Dessa forma, a relevância de produtos e serviços também influencia na hora de finalmente decidirmos por essa ou aquela marca. E aqui, especialmente, o posicionamento da marca tem grande poder. Afinal, seu produto deixa de ser um simples objeto e passa a ter um significado. Por isso, a probabilidade de ser escolhido é muito maior. 

Fase racional

A razão também tem grande peso na hora de decidir, e você sabe muito bem disso, não é? Nessa etapa da jornada, o usuário vai analisar com maior frieza todas as possibilidades e motivos para comprar seu produto. É provável que ele se questione sobre:

  • o valor disponível para esse investimento;
  • o momento certo para comprar;
  • as particularidades e os benefícios que o seu produto oferece. 

Agora, pergunte-se: como você pode encurtar caminhos para facilitar essa decisão? Simples, com uma sólida estratégia de branding. 

Compreendeu os benefícios de trabalhar com o modelo de atribuição linear? Ficou clara a importância de gerar conexão real entre a sua marca e o seu público? Então agora você sabe que o branding é ideal para reduzir seu CAC e mostrar todo o seu valor para o cliente.

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