Remarketing como trazer pessoas de volta ao site para converte las

Remarketing: traga clientes de volta para o seu site e venda mais!

Parece até papo de cartomante, do tipo “trago seu amor de volta em 3 dias…”, mas Remarketing é estratégia e tecnologia! Essa ferramenta, também conhecida como Retargeting, tem o poder de aumentar suas taxas de conversão, trazendo de volta as pessoas que demonstraram interesse em sua oferta, mas abandonaram a página ou o carrinho de compras sem concluírem a ação.

Isso acontece porque muitas pessoas acessam sites e lojas virtuais para pesquisar por soluções antes de estarem prontas para realizar uma compra. Isso faz com que elas não convertam naquele momento.

No entanto, apesar de não converterem, não significa que você está impactando as pessoas erradas. Apenas é preciso reforçar alguns pontos e gerar lembrança para que elas voltem e convertam.

Como fazer, então, para lembrar seus leads de que você tem uma oferta irresistível, esperando por eles?

Entenda o que é e para que serve o Remarketing

Sabe quando você entra em um site e depois os anúncios daquela marca ficam aparecendo para você em vários lugares? Isso é Remarketing! Uma estratégia que consiste em impactar potenciais clientes com novos anúncios.

Esse tipo de campanha tem como objetivo justamente aumentar as taxas de conversão. Para você ter uma ideia, de acordo com pesquisas da Google, 97% dos visitantes de e-commerces não convertem no primeiro acesso. É como quando vemos algum produto que nos interessa, mas que por falta de tempo, dinheiro ou qualquer outro motivo, deixamos para comprar em uma outra hora.

Uma campanha de Remarketing bem estruturada tem o poder de impactar as pessoas em diferentes etapas da jornada de compra. Essa atitude fará com que elas sejam constantemente lembradas daquela oferta pela qual demonstraram interesse, mas acabaram não comprando. Com isso, quando o momento chegar, as chances de ela voltar para o seu site e concluir a transação serão muito maiores!

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Como o Remarketing funciona

Vamos a um exemplo prático:

Imagine que você acessou o Google e pesquisou por “aromatizadores para casa”. Entre as opções que apareceram, você resolveu clicar em uma loja virtual que vende diversos aromas do produto. No entanto, você estava apenas começando a pesquisar opções e não comprou nada naquele momento.

Quando isso acontece, o usuário recebe um cookie em seu computador, que funciona como uma etiqueta que o identifica. A partir daí, é possível exibir anúncios direcionados exatamente para aquela pessoa.

A campanha de Remarketing normalmente é realizada via Google AdWords ou Facebook Ads. Para começar a rodar, é preciso instalar uma tag no código-fonte do seu site. Com ela, é possível criar segmentações para pessoas que viram determinados produtos ou páginas, fizeram compras, entre outros.

Case: Hotel Urbano

O Hotel Urbano é uma agência de viagens online com mais de 18 milhões de usuários cadastrados. Para conquistar novos clientes, a empresa investe pesado em publicidade na internet. Algo em torno de US$ 2,5 milhões por mês!

Em 2013, a empresa resolveu adicionar o Remarketing à sua estratégia. Começou veiculando anúncios dinâmicos na rede de display do Google para as pessoas que adicionaram itens ao carrinho, mas abandonaram o site sem concluir a compra.

Ao perceber que o Remarketing estava, de fato, trazendo muitas pessoas de volta para finalizar as transações abandonadas, a empresa resolveu investir ainda mais na ferramenta e passou a segmentar anúncios para usuários que nem chegaram a colocar produtos no carrinho. Assim, as novas segmentações passaram a exibir anúncios a usuários que pesquisaram destinos de viagens no Google, aos visitantes da página inicial do seu site e da sua página de pacotes de viagens.

Hoje, o Remarketing  proporciona à Hotel Urbano um retorno médio de 38% sobre o investimento. E o mais interessante é: esse retorno é maior que do investimento que a empresa faz em publicidade! Gerando, em média, 415% a mais de receita, em comparação com o período anterior à implementação dessa estratégia.

Como fazer uma campanha de Remarketing

Preparamos um passo a passo para ajudar você a colocar sua campanha de Remarketing no ar. Acompanhe:

1 – Defina objetivos

Esse é o primeiro passo de toda campanha ou iniciativa de marketing que sua empresa for realizar. Por isso, uma campanha de Remarketing eficaz depende de uma definição coesa dos objetivos.

De forma geral, existem 3 tipos de campanhas que a sua empresa pode fazer com o Remarketing:

Campanhas de ação: nesse tipo de campanha, os anúncios serão exibidos para pessoas que não realizaram uma ação na página. Por exemplo: acessou uma landing page, mas não preencheu o formulário.

Campanhas de abandono de carrinho: muito utilizada em e-commerces, essa campanha é focada em veicular anúncios para as pessoas que adicionaram produtos ao carrinho, mas saíram do site sem comprar.

Campanhas de conteúdo: ainda é possível exibir anúncios de Remarketing para pessoas que não visualizaram páginas do site. Um exemplo seria veicular a campanha para quem visitou o seu blog, mas não acessou um artigo importante.

Definir quais dessas ações você deseja faz toda a diferença para que os próximos passos sejam coerentes. É a partir dessa definição que será possível instalar as tags de Remarketing nas páginas certas. Além de orientar a criação do design e textos dos anúncios.

2 – Crie audiências e anúncios específicos

Agora que você já sabe o objetivo da sua campanha de Remarketing, chegou o momento de pensar as segmentações.

Não é apenas porque a sua campanha vai impactar quem abandonou o carrinho de compras, por exemplo, que você não precisa segmentar. É preciso pensar em quem são essas pessoas para que você consiga criar anúncios direcionados.

Entenda se o comportamento no site acontece por causa de uma especificidade de mercado ou devido à falta de informação. Feito isso, pense em como criar anúncios que ajudem ou resolvam as dúvidas dessas pessoas.

Se estamos falando da página de um produto, oferecer um desconto, informar que o estoque está acabando ou apresentar mais diferenciais do produto, podem ser o empurrãozinho que o cliente precisava. O importante é que a campanha de Remarketing faça sentido para as pessoas que irão recebê-la.

3 – Relacione a campanha com landing pages

De nada vai adiantar criar anúncios sobre produtos ou conteúdos específicos se as pessoas forem encaminhadas para a página inicial. Por isso, o próximo passo é criar landing pages que tenham a ver com a campanha.

Aqui, pode valer a pena desenvolver páginas exclusivamente para os anúncios de Remarketing. Dessa forma, é possível oferecer descontos mais agressivos ou realizar abordagens diferentes a respeito dos diferenciais do que foi anunciado.

Essa não é uma regra obrigatória, mas pode ajudar muito. Você pode enviar o cliente para a página do mesmo produto que ele já visitou antes, mas suas chances de conversão aumentam quando você mostra algo novo.

Aqui na Elévon, costumamos criar uma página principal para a oferta e outra só para os visitantes trazidos através do Remarketing, com design e argumentos de venda diferentes da primeira. Assim, se as informações apresentadas na primeira landing page não foram suficientes para convencer o cliente, temos uma nova chance de fazer isso de uma outra forma.

4 – Analise e tome cuidado com a frequência

Analisar os resultados constantemente é fundamental em qualquer campanha de Marketing Digital. E no Remarketing não poderia ser diferente.

No entanto, é preciso tomar outro tipo de cuidado com essas campanhas. Exibir o mesmo anúncio para o mesmo usuário por muitas vezes pode ser prejudicial. Esse tipo de atitude, além de ser pouco efetiva, pode deixar o cliente com uma imagem negativa sobre a sua marca.

É preciso acompanhar de perto a entrega da campanha e tentar manter uma frequência de até 10 exibições por pessoa. E, claro, não deixe de otimizar e testar muito para entender o que funciona melhor para o seu mercado.

Seguindo esses quatro passos, sua campanha de Remarketing terá grandes chances de proporcionar um ótimo retorno em conversões e vendas, a um custo relativamente baixo.

Está convencido de que o Remarketing pode ser a estratégia que faltava para elevar as conversões do seu site? Deixe seu comentário abaixo, ou entre em contato conosco para descobrir como a Elévon pode ajudar sua empresa a crescer e vender mais! 🙂