Como gerar mais visitas no site: reotimizando conteúdos antigos

Como gerar mais visitas no site: reotimizando conteúdos antigos

Existem inúmeras técnicas para gerar mais visitas no site. Uma delas é a reotimização de conteúdos antigos.

Sabe aqueles posts publicados há meses ou anos atrás? Ao reotimizá-los, você aproveita todo o histórico e potencial desses conteúdos, para que eles fiquem cada vez melhor posicionados nos motores de buscas. Essa estratégia tem o poder de potencializar suas taxas de visitantes únicos e recorrentes, tempo médio na página, taxa de rejeição, conversões (em banners e formulários, por exemplo), entre outros objetivos de marketing ligados à audiência do site ou blog.

Neste artigo, entenda como analisar e reotimizar seus conteúdos antigos, para gerar mais visitas no site e potencializar os resultados da sua estratégia de conteúdo. Acompanhe:

Antes de tudo, lembre-se: conteúdo é fundamental!

Já falamos aqui no blog que, muito mais do que o rei, o conteúdo é o reino inteiro. Principalmente quando se tem o objetivo de gerar mais visitas no site.

O Marketing de Conteúdo é uma poderosa estratégia para posicionar Marcas como autoridade, aumentar a visibilidade, fidelizar clientes, educar mercados e gerar mais oportunidades de vendas. Ao proporcionar informações interessantes e importantes para as personas, o conteúdo naturalmente atrai pessoas interessadas em seu negócio.

Imagine, por exemplo, uma empresa que vende um software de gestão. Ao criar um blog com dicas sobre finanças, logística, RH e outros temas relacionados, ela pode se consolidar como referência. Assim, quando as pessoas pesquisarem na internet sobre esses assuntos, essa empresa certamente será exibida nos resultados de buscas. E quando as pessoas que já foram impactadas pelos conteúdos dessa empresa sentirem a necessidade de contratar uma ferramenta de gestão, lembrarão dela como uma boa referência.

Uma boa estratégia de conteúdo tem o poder de ajudar os potenciais clientes de uma empresa a avançarem pelo funil de vendas/jornada de compras, formando uma imagem de autoridade e um sentimento de confiança e preferência, cruciais para o fechamento de vendas.

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Por que reotimizar conteúdos antigos?

Essa prática tem o objetivo de identificar conteúdos antigos que geraram bons acessos e engajamento, e reotimizá-los para que gerem ainda mais acessos e engajamento. O propósito é aproveitar o potencial desses conteúdos para potencializar os resultados de sua estratégia.

Com a reotimização de conteúdo é possível conquistar mais visibilidade, cliques e, claro, mais conversões! Em outras palavras, é uma atividade de aperfeiçoamento que torna seus conteúdos ainda mais atrativos, completo e eficazes.

Como reotimizar conteúdos para gerar mais visitas no site?

Agora que você já sabe as vantagens de se reotimizar conteúdos antigos, chegou a hora de saber como fazer isso. Vamos lá?

O processo é dividido em 4 etapas:

  • Identificar as páginas, conteúdos ou palavras-chave com potencial de visitas ou engajamento;
  • Identificar e corrigir problemas de SEO;
  • Incrementar o conteúdo;
  • Republicar a página ou o post.

Vamos à prática:

1. Identificar páginas, conteúdos ou palavras-chave com potencial de crescimento

A primeira etapa do processo consiste em analisar suas páginas e conteúdos. Analise quais geraram mais acessos, comentários, compartilhamentos, conversões…

Para fazer isso, uma boa dica é utilizar as ferramentas gratuitas do Google, como o Google Search Console, ou o Google Analytics. Essas ferramentas permitem entender como o Google enxerga suas páginas e obter informações sobre a audiência. Com isso, é possível fazer otimizações mais certeiras.

Veja o exemplo de como analisar as páginas do seu site através do Google Analytics:

Ao acessar sua conta no Analytics, siga o seguinte caminho através do menu à esquerda: Comportamento > Conteúdo do site > Todas as páginas. Depois, no canto superior direito, selecione o período que deseja avaliar. Você pode analisar, por exemplo, a audiência das páginas nos últimos 3 meses, 6 meses ou 1 ano. O período escolhido vai depender da sua estratégia, objetivos e da idade do seu site e conteúdos.

Dashboard Google Analytics

Após selecionar o período, role a página para baixo e você verá o ranking das suas melhores páginas. A ferramenta mostrará métricas como total de visualizações, visualizações únicas, tempo médio na página, entre outras. Veja o exemplo:

Analytics: Todas as páginas

Selecione as páginas com maiores números de visualizações para reotimizar. Depois de reotimizadas, elas terão ainda mais potencial de atrair muito mais visitas no site. Posteriormente, você pode selecionar as com menor desempenho, para melhorar o fluxo de visitas e conversões dessas também.

Palavras-chave

Depois de identificar os conteúdos com maior potencial para gerar mais visitas no site, identifique as palavras-chave que também possuem potencial de ranqueamento. As palavras-chave são importantes porque são uma espécie de termômetro do interesse do público. Palavras com boas tendências de buscas significam muitas pessoas procurando por determinados assuntos. Logo, se disponibilizarmos conteúdos sobre esses assuntos, temos grandes chances impactarmos essas pessoas.

Para mensurar o potencial de suas palavras-chave, utilize o Google Search Console, ou uma ferramenta de automação de marketing digital. Veja o exemplo de como fazer isso através do RD Station:

No menu principal, clique em Atrair > Painel de palavras-chave.

Dashboard RD Station

Na próxima tela, você verá o seu painel de palavras-chave. No menu suspenso “Ordenar por”, selecione: relevância (do maior para o menor) – ou, melhor ainda, volume (do maior para o menor).

RD Station: Ordenar por

A próxima tela mostrará as suas palavras-chave com maior relevância ou com maior volume de buscas. Note que existe uma coluna chamada “Ranking”:

Painel de palavras-chave

Identifique as palavras-chave que estiverem com posição entre 8º e 15º na coluna “Ranking”. Depois, otimize as páginas sugeridas na última coluna à direita (Melhor página). Esse ranking (de 8 a 15) indica que as referidas páginas do seu site já estão quase na primeira página dos resultados de pesquisas no Google. Ao reotimizá-las, você potencializa as chances de elas alcançarem melhores posições nos resultados de buscas.

Dica: aproveite o painel de palavras-chave do RD Station para também planejar seus futuros conteúdos. 😉

2. Identificar e corrigir problemas de SEO

Após identificar as páginas, conteúdos e palavras-chave com maior potencial de crescimento, chegou o momento de reotimizá-las para gerar ainda mais visitas no site.

Verifique os elementos on-page para ver se eles estão adequados ou se precisam ser corrigidos. Títulos, meta descriptions, heading tags, imagens, alt texts e links internos e externos devem fazer parte desse check-list.

Tenha em mente que eles precisam ser trabalhados de acordo com as regras de SEO, mas sem prejudicar a experiência do usuário. Não adianta publicar um texto com SEO perfeito, mas que não tenha valor para o leitor do seu site. Pense em termos e descritivos atraentes, que tenham a ver com a persona e a jornada de compra.

Lembre-se também de que as regras de SEO sofrem alterações constantemente. Portanto, um conteúdo de meses atrás, que na época estava com o SEO bom, hoje pode estar deixando a desejar em alguns pontos. Sempre atualize seus conteúdos de acordo com as regras mais recentes.

Se seu site é desenvolvido em WordPress, uma boa dica para avaliar o SEO de suas páginas facilmente é através do YOAST. Basta instalar o plugin (gratuito) do YOAST em seu painel de controle do WP e ele fará a análise para você. Depois é só juntar os dados informados pelo plugin e executar as alterações sugeridas. Veja um exemplo:

Yoast

3. Incrementar o conteúdo

Esse é o momento de fazer uma leitura crítica do conteúdo e avaliar como torná-lo ainda mais interessante. Como dissemos no item anterior, pense na experiência de seus leitores. Avalie se o texto está fácil de entender, se a linguagem está adequada à persona, se as imagens ajudam a ilustrar o assunto, se há novas informações ou exemplos que possam enriquecer ainda mais o conteúdo…

Também aproveite essa etapa para otimizar o potencial de conversão de suas páginas. Você pode adicionar um banner com link para uma landing page, um formulário para cadastro em sua newsletter, oferecer uma eBook para download, ou mesmo uma call to action para os visitantes conhecerem seu produto/serviço. Apenas cuide para não deixar a página “poluída”.

4. Republicar a página ou post

Após realizar todas as otimizações e incrementos em sua página, é só publicar novamente, ou atualizar a página em seu servidor.

Agora é só aguardar que os robôs do Google indexem novamente a página e atualizem sua relevância no ranking de pesquisas. Será apenas uma questão de tempo até começar a notar que a página reotimizada voltou a crescer em acessos e ranqueamento.

Lembre-se: essas ações não surtem efeito em curto prazo. É necessário aguardar para que as novas alterações surtam efeito e o conteúdo volte a gerar mais visitas no site. Porém, você sempre pode dar um empurrãozinho compartilhando a página novamente em suas redes sociais, patrocinando o post ou enviando para sua base de leads via newsletter.

5. Dica extra

Uma boa estratégia é pegar um conteúdo com bom desempenho e adaptá-lo para outros formatos. Por exemplo: se você tem um blog post campeão de acessos, transforme ele em um eBook, vídeo ou podcast. Assim, você poderá impactar ainda mais pessoas através de diferentes plataformas como YouTube, SoundCloud e LinkedIn Pulse.

 

Sempre se lembre da jornada de compra!

O grande segredo para conseguir mais visitas no site é jamais desconsiderar o funil de vendas.

Todo cliente passa por algumas etapas antes de se decidir em concretizar uma compra ou contato. Por isso, os conteúdos precisam estar adequados a cada um desses momentos.

No primeiro momento, a pessoa ainda está para descobrir que tem uma necessidade a ser resolvida. Por isso, precisa de um “incentivo” para notar que tem um problema.

Entendida essa necessidade, o potencial cliente começa a procurar por soluções e entender o melhor caminho para resolvê-la. E só depois ele irá avaliar as opções disponíveis no mercado e efetuar a compra.

Por isso que é tão importante ter em mente qual o momento de compra que o seu lead está. É esse fator que vai dizer o que deve ser ressaltado em cada conteúdo e, assim, contribuir para atrair visitantes qualificados. Nesse sentido, cada conteúdo deve apresentar uma abordagem diferente, de acordo com a etapa da jornada a que ele se destina. Mapeie a jornada de compra da sua persona e desenvolva conteúdos para cada uma das etapas do seu funil de vendas.

Por fim, tenha em mente que a reotimização funciona como uma revisão de algo que pode ser melhorado. Apesar de ser altamente eficaz, ela deve ser utilizada em caráter de “reparo”, para incrementar os resultados.

Quanto mais otimizados forem os conteúdos, melhor será o desempenho em gerar mais visitas no site. Por isso, jamais deixe de checar se todos os elementos on-page estão corretos antes de ela ir ao ar.

 

Você já conhecia a técnica de reotimização de conteúdos antigos? Ficou com alguma dúvida ou conhece alguma dica que não apresentamos acima? Deixe a seu comentário! 🙂
Uma boa estratégia é pegar um conteúdo com bom desempenho e adaptá-lo para outros formatos. Por exemplo: se você tem um blog post campeão de acessos, transforme ele em um eBook, vídeo ou podcast. Assim, você poderá impactar ainda mais pessoas através de diferentes plataformas como YouTube, SoundCloud e LinkedIn Pulse.