A cada dia, mais pessoas estão conectadas à internet. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), no Brasil já existem mais de 32 milhões de casas com acesso à rede. Ou seja, metade das residências do país! E, quanto mais gente na web, maiores são as chances de vender nas redes sociais.
O brasileiro gasta em média 650 horas por mês em mídias sociais. Só no Brasil, 62 milhões de pessoas acessam o Facebook diariamente, sendo que, desse total, 50 milhões o fazem por meio dos dispositivos móveis (celulares, tablets…). E o nosso povo também está no LinkedIn: já ultrapassamos a marca de 20 milhões de usuários na plataforma. É muita gente, né? Por isto, aí vão algumas dicas para você conquistar o seu cliente através das redes sociais.
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Invista em conteúdo
Quer atrair consumidores para o seu negócio? Então, mostre o que você tem de melhor! As pessoas não compram aquilo que não veem ou que não conhecem a qualidade. Por isso, use as redes sociais para destacar os diferenciais e a exclusividade de sua loja, produto ou serviço! Em uma Jornada de Compra, um cliente passa por várias etapas e, por isso, é tão importante planejar o conteúdo que o conduzirá por cada uma delas. Para entender melhor sobre a jornada de compra dos seus clientes, leia esse post: Entenda a Jornada de Compra do seu cliente.
Tenha em mente que, para chamar a atenção de seu consumidor e vender nas redes sociais, seus textos no Facebook e LinkedIn precisam ser curtos, diretos e capazes de despertar interesse pelo produto e/ou serviço.
Mas, lembre-se: vender não é tudo! O consumidor não está a procura apenas de mercadorias, mas também de informação e relacionamento. Por isso, crie conteúdos que tenham a ver com o seu público: invista em entretenimento, curiosidades, dicas, frases e imagens inspiradoras. São muitas as possibilidades de conteúdos relevantes que podem ser associados à sua marca, conquistar o seu cliente e, indiretamente, fazer as vendas aumentarem.
E, sempre que possível, insira, em suas postagens, links que direcionem para sua loja virtual ou site. Assim, aumentam as chances de o cliente efetivar uma venda ou conhecer melhor toda a sua linha de serviços e produtos.
Cliente de internet merece exclusividade!
Você quer aumentar a sua cartela de clientes virtuais? Ou então, estimular o internauta a sair de casa e ir até a sua loja física para realizar uma compra? Então, valorize esse consumidor! Ofereça a ele exclusividades por ter visto o seu conteúdo na internet. Uma boa ideia são os descontos: se os clientes sentirem que o fato de estarem conectados aos seus canais de comunicação lhes garante tratamento diferenciado, certamente farão negócio, voltarão a comprar e, ainda, irão compartilhar o benefício com os amigos e familiares! Você faria o mesmo, não?
Use vídeos e imagens de alta qualidade
Bons textos sempre estão associados a boas imagens, sejam elas gifs, fotos ou vídeos. Não dá pra negar que praticamente tudo o que é publicado e consumido na internet, principalmente no Facebook e LinkedIn, tem um apelo visual. Quem quer vender um produto nas redes sociais, precisa, antes de qualquer coisa, mostrá-lo. Então, não descarte o poder das imagens. Mas, ao mesmo tempo, saiba escolher! Fotos mal tiradas, vídeos amadores e arquivos em baixa resolução podem prejudicar a sua comunicação, a imagem de sua mercadoria e, até mesmo, a credibilidade de sua empresa.
Invista em anúncios segmentados para vender nas redes sociais
Seu público-alvo é mais velho? Mais novo? Homem, mulheres, adolescentes? Calma, não precisa se desesperar! Tanto o Facebook como o LinkedIn oferecem possibilidades de direcionar o seu conteúdo para as pessoas certas! Ao criar uma campanha, em qualquer uma dessas plataformas, é possível segmentar regiões, preferências, profissões, status de relacionamento, sexo, idade… Tudo! E tem mais: com o Facebook Insights, por exemplo, é possível analisar o engajamento de sua página, medir o alcance de suas postagens e, assim, planejar melhor o conteúdo que será postado, de acordo com o seu público.
Foque no mobile
Vai criar uma campanha de anúncios para o seu produto? Desenvolver um post para dar engajamento à sua página? Postar um vídeo? Enfim, para qualquer ação que for realizar dentro de suas redes sociais tenha uma coisa em mente: as pessoas estão, em sua maioria, na frente de um celular. As novas ferramentas de mídias sociais, como o Snapchat e o Periscope, por exemplo, foram desenvolvidas para serem usadas exclusivamente no smartphone! E sim, a tendência é que, a cada dia, esta realidade aumente ainda mais. Então, já sabe: foco no mobile!
Facebook: um excelente canal de atendimento
Você não precisa usar o Facebook apenas para divulgar os seus produtos e serviços! Muito pelo contrário! É por essa plataforma que os clientes irão entrar em contato, fazer perguntas, tirar dúvidas, fazer elogios, compartilhar com os amigos ou, até mesmo, fazer reclamações. E é nesse momento que você usa a ferramenta ao seu favor: interaja! Responda, solucione problemas, mostre-se atencioso e próximo do seu consumidor. A relação pelo Facebook é muito mais rápida, pessoal e efetiva que os atendimentos por e-mail e, até mesmo, por telefone. Conecte-se!
Já que você aprendeu um pouco mais sobre como usar a internet para alavancar as suas vendas, não perca mais tempo! Tem muita coisa que dá para você começar a fazer a partir de agora! E não vá embora sem deixar um comentário, hein?! Compartilhe experiências, faça sugestões e, claro, se surgir alguma dúvida sobre esses temas, nos avise! Nós temos essas e muitas outras dicas para melhorar a performance de sua empresa e aumentar as chances de vender nas redes sociais! Investir na comunicação de seu negócio é a melhor maneira de projetar o lucro.