Site para dentistas: entenda o que é essencial para atrair pacientes

Site para dentistas: entenda o que é essencial para atrair pacientes

Hoje em dia é indiscutível o fato de que se seu negócio não está na internet é como se ele não existisse. Afinal, 96% dos brasileiros pesquisam na internet produtos e serviços de empresas pequenas ou médias antes da escolha final. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pelo próprio Google (em 2018) para entender melhor o comportamento dos consumidores. Ou seja, um ter um site para dentistas é essencial para garantir sua presença digital. 

Alguns insights da pesquisa: 

  • 77% dos consumidores lêem as avaliações e comentários deixados por outras pessoas nos sites das empresas para decidirem entre dois ou mais negócios;
  • 58% confiam e baseiam sua decisão de acordo com a opinião de outros consumidores, seja na internet ou pessoalmente;
  • 8 em cada 10 usuários de internet preferem usar o Google para buscar informações sobre empresas;
  • 6 em 10 disseram que viram no Google as empresas que descobriram no ano passado;
  • 93% visitam ou entram em contato com a empresa que se destaca no Google ao publicar promoções, fotos e responder a comentários e perguntas.

Criar um site é o primeiro passo

Você já está convencido de que precisa criar um site para o seu negócio?  Com certeza! Então, você está no caminho certo, pois esse é o primeiro passo para você começar a ser encontrado por seu público-alvo.

Um coisa importante que você precisa saber é que terá que alimentar seu site com muitas informações sobre o seu negócio. Isso vai dar mais confiança e credibilidade para os futuros clientes, além de ajudar a posicionar nos motores de busca da internet. 

No site para dentistas, é importante que não faltem conteúdos essenciais sobre o seu negócio, como:

  • Especialidades atendidas na sua clínica;
  • Tipos de tratamentos;
  • Parcerias com convênios;
  • Breve história  da clínica e tempo de atuação;
  • Profissionais que trabalham na clínica;
  • Infraestrutura (disponibilize fotos e vídeos para que os clientes conheçam o espaço antes de ir até ele);
  • Localização (faça a integração com o Google Maps para que os clientes cheguem até você da maneira mais prática possível);
  • Depoimentos de clientes;
  • Integração com as mídias sociais (para que as pessoas também te acompanhem em outros canais);
  • Formulário para agendamento online.

Como atrair pacientes na internet?

Ter um site na internet não é o suficiente para atrair pacientes. É preciso atacar outras frentes para aparecer se destacar nos motores de busca e atrair pessoas para o seu negócio. Abaixo listamos algumas das ações que você precisará se preocupar. 

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Responsividade do site

O seu site precisa ter boa navegabilidade em qualquer plataforma que seu prospect decidir acessá-lo. Ou seja, ele precisa se adaptar muito bem aos diferentes tamanhos de telas. Hoje em dia, a maioria dos acessos à internet já acontecem por meio do smartphone e, portanto, seu site tem que ser pensado totalmente em como o usuário vai encontrar as principais informações nele. 

Então é a hora de contratar um bom profissional que vai  cuidar para que o seu site seja responsivo e tenha boa navegabilidade (lembre-se que a maioria dos acessos hoje já acontecem pelo celular).

Por isso, sites responsivos precisam pensar nas seguintes adaptações: 

  • Alterações no layout do site;
  • As principais ferramentas de acesso para os usuários devem ser priorizadas e aparecer logo de cara (para facilitar nas telas menores);
  • Alterar as imagens e cores do site;
  • Aumentar o espaço entre os links para que o dedo não encoste em dois links ao mesmo tempo.

Um ótimo exemplo de site responsivo é o do Dr. Dentista, que oferece uma versão otimizada e muito bem adaptada às telas de celulares.

Otimização do site para os mecanismos de buscas

Search Engine Optimization (ou SEO) é o conjunto de técnicas de otimização de mecanismos de buscas. É através dele que seu site vai ser melhor ranqueado e aparecer nas primeiras buscas do Google, por exemplo. 

Diferente dos anúncios pagos, o SEO otimiza as páginas do seu site para que elas apareçam de maneira orgânica para os usuários. Para isso, seu site precisará conter textos com leitura amigável e palavras-chave relevantes para o usuário e urls (endereços das suas páginas) que sejam simplificadas. 

Formulário de agendamento

O formulário de agendamento não pode faltar no site para dentistas e é essencial para atrair pacientes.

Com ele, como identifica a necessidade do seu público, cria uma base de leads, traça um perfil de clientes e, principalmente, simplifica a comunicação com cliente. Afinal, muitas pessoas desistem de obter algum contato com um empresa pelo fato de precisar ficar muito minutos no telefone aguardando para ser atendido. 

Mas é importante destacar que você deve dedicar atenção especial ao formulário de agendamento, pois o cliente precisa de um retorno rápido. Então, prepare-se para atender essa demanda antes mesmo de colocá-la funcionando em seu site. 

Blog com conteúdos relevantes sobre o seu negócio

Ter um blog é uma excelente estratégia para mostrar para seu público que você realmente é um especialista na área em que atua. Além disso, o blog traz muitos outros benefícios para o seu site que vão te ajudar no seu objetivo principal que é atrair pacientes para a sua clínica. Entenda melhor como isso acontece:

1. Mais visibilidade para seu site

A função mais básica do blog é ajudar a aumentar a visibilidade do site para dentistas. Publicar conteúdos frequentemente faz com que muito mais páginas sejam indexadas pelo Google, além de aumentar a probabilidade de outros sites linkarem para o seu conteúdo. Isso fará com que seu site receba mais visitas orgânicas e, consequentemente, ganhe melhores posicionamentos nos motores de busca. 

2. Facilita o processo de aquisição de cliente

Muitos estudos apontam que a maior parte da jornada do cliente até o fechamento do negócio acontece por meio da internet, pois as pessoas preferem percorrer esse caminho sem ser influenciados por alguém da empresa, mas buscam informações e opiniões de outros clientes antes da tomada de decisão. 

Assim, o blog contribui e, muito, para munir o seu prospect com informações sobre o seu negócio, mesmo que ele ainda não esteja no momento de compra, e o mantém em contato contínuo com você aumentando a confiança. 

3. Relacionamento com o seu público

Mesmo que você já tenha uma cartela grande de clientes, o blog te ajudar a ficar mais próximo deles e te favorece no processo de fidelização. Isso porque você os alimenta com informações valiosas e consegue permanecer sempre na mente deles. 

4. Baixo custo

Para criar e alimentar um blog não é preciso ter um grande orçamento. Hoje em dia existem plataformas incríveis e de fácil gerenciamento que são gratuitas. Um bom exemplo delas é a WordPress. 

Se você tiver facilidade em escrever, pode economizar ainda mais fazendo seus próprios conteúdos. Isso vai contribuir ainda mais para a sua imagem, mostrando que você é um “expert” no assunto. 

5. Resultados permanentes

O investimento em blog traz resultados permanentes, pois, uma vez publicado, seus posts vão continuar aparecendo nas buscas e gerando tráfego para o seu site de forma gratuita. Diferente da propaganda que, se você deixar de investir, não terá mais presença nos canais pagos. 

Chatbot 

O chatbot é um sistema programado para simular uma conversa humana. Dessa forma, você consegue automatizar atendimentos mais comuns ou genéricos de forma muito mais prática e ágil. Portanto, vale a pena investir nessa ferramenta se você tiver um grande volume de acessos e de pessoas querendo saber mais sobre o seu negócio.

Conheça o Cloudia, um chatbot inteligente feito especificamente para clínicas odontológicas.

WhatsApp

O Whatsapp para Empresas também é uma opção e está na palma da mão do usuário, mas também exige uma organização para tornar um canal oficial da sua empresa. Veja como a Clínica Ianara Pinho utiliza esse meio de comunicação para atender seus clientes. 

CTAs

Por último, mas talvez uma das estratégias mais importantes para seu site são os CTAs (call to action). Eles deverão ser pensados e inseridos em todas as páginas do seu site, inclusive nos seus textos do blog.  

É através das “chamadas para ação” que você levará seus clientes a explorar mais e mais conteúdos do seu site até chegar à conversão.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as estratégias para atrair clientes na internet, é hora de procurar uma empresa especializada em site para dentistas para ajudar seu negócio a crescer. Faça um orçamento com a Elévon.


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