Para explicar o que é storytelling, é preciso destacar: trata-se de uma das formas mais poderosas de dar vida à sua marca. Mas, apesar de parecer algo inédito, não é uma prática nova. O hábito de contar histórias é próprio do ser humano desde tempos muito antigos, que antecedem inclusive o surgimento da escrita.
A técnica diz muito sobre como olhamos para diversos fatos e formamos nossas opiniões. Isso porque somos influenciados por histórias e especialmente pela forma como as interpretamos. Ao humanizar a mensagem, geram-se empatia e identificação, estreitando o relacionamento entre o público e o seu negócio.
Conceituar o que é storytelling também demanda uma reflexão sobre a era em que vivemos. Existe uma superconcorrência por espaço, tanto no âmbito físico quanto no digital. Isso se deve especificamente à democratização, à acessibilidade dos meios de produção e das ferramentas de comunicação.
Nesse contexto, empresas de pequeno a médio porte podem comercializar produtos que em nada ficam devendo às marcas tradicionais. Nem no que diz respeito à qualidade, nem em relação ao preço.
De toda forma, de nada adianta ter um excelente produto se você não sabe como fazê-lo chegar ao público. Para despertar o interesse do consumidor e convencê-lo de que sua marca, entre tantas outras, merece investimento, é preciso encantá-lo.
O que é storytelling?
Storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando recursos audiovisuais, além das palavras. A técnica ajuda a promover seu negócio e vender seus serviços de forma indireta, persuasiva, empregando gatilhos mentais. A ideia aqui é cativar com o seu conteúdo – de tal forma que o público associe sua marca a um sentimento e então queira consumir o que você oferece.
É o caso da Coca-Cola. Você com certeza já assistiu a algum comercial da marca, provavelmente vários. Ela não vende o produto em si: a Coca-Cola vende felicidade. Lembra? “Abra a felicidade.”
Tsssssssss – é o som da tampinha da garrafa de vidro (aquela em que parece que a bebida fica mais saborosa, né?) sendo aberta. É incrível como realmente conseguiram nos fazer relacionar o ato de beber refrigerante com um momento de felicidade.
Para exemplificar o que é storytelling de forma ainda mais prática, tomemos a campanha “Compartilhe uma Coca” (aquela do nome na latinha). É um dos mais ricos exemplos de storytelling. Ele possibilita que a experiência chame a atenção do público para os nomes nas latas. E quanta gente ficou aborrecida porque não encontrou o seu, hein?
O que significa ver o nosso nome, ou o nome de alguém de quem gostamos, estampado no produto? Isso ativa nossas lembranças imediatamente. O CTA da campanha, “Compartilhe uma Coca”, vai ao encontro dessa memória: faz a gente sentir urgência em comprar aquela latinha para presentear alguém ou mesmo guardá-la como recordação. É genial!
Dessa forma, podemos afirmar que o storytelling é um estágio avançado do marketing de conteúdo. Ele oferece mais do que conhecimento: proporciona a partilha de uma experiência. Trata-se de contar uma história para humanizar a marca ou o produto, construindo envolvimento.
Por fim, essa poderosa técnica mexe com a emoção do público para gerar identificação. Quando o cliente se dá conta, está encantado, e o storytelling mais uma vez cumpriu o seu papel: o de fidelizar.
Como aplicar o storytelling ao seu negócio?
Agora você já sabe o que é storytelling e conhece os benefícios que a técnica pode trazer para a sua marca. Então deve estar curioso para saber como construir um, não é? Vamos a algumas dicas essenciais para elaborar uma história de sucesso para a sua marca!
1. Relacione a história aos propósitos do seu negócio
Quando for criar uma história, procure relacionar a narrativa ao uso de seus produtos ou ao propósito da sua marca.
2. Use recursos de narração
Quando você usa recursos de narração para contar histórias ao público, ele se envolve com o que está vendo/ouvindo/lendo. Isso porque o consumidor entende a hierarquia das informações e o desenvolvimento do storytelling. Busque deixar esse processo o mais fácil e prazeroso possível para os clientes.
3. Gatilhos mentais
Usar gatilhos mentais é sempre uma excelente ideia quando se trata de marketing. Quanto ao storytelling, eles podem ser muito eficientes para mergulhar o consumidor na sua história. Fique atento aos gatilhos mentais de reciprocidade, empatia, urgência e afinidade.
4. Personalidade de marca
Use arquétipos (modelos mentais) que façam sua marca se sobressair para os clientes. Quando algum arquétipo é decodificado pelo nosso cérebro, neurotransmissores e hormônios são produzidos. Isso influencia nossas emoções, nossos sentimentos e nossas decisões.
5. Empregue referências da Cultura Pop
Usar elementos da Cultura Pop nas suas histórias é uma ótima forma de acionar gatilhos específicos no público-alvo. Esse tipo de referência pode colocar o seu nome em destaque entre os consumidores.
Depois de saber o que é storytelling você deve ter percebido como contar histórias pode favorecer, e muito, seu negócio. Talvez você também tenha notado que utilizar essa técnica não é propriamente uma receita de bolo. E essa é a graça de todas as histórias: não existe um só caminho, mas vários. Escolha o seu!
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