Um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é converter um visitante em lead e assim concretizar a venda. E isso também pode ser alcançado com as redes sociais já que é possível gerar leads no Facebook!
Essa rede social possui mais de 1 bilhão de usuários mensais e cerca de 99 milhões de usuários só no Brasil. Deste modo, é impossível discordar que sim, seus clientes também estão no Facebook!
A princípio você pode pensar que essa é uma rede social para relacionamento entre amigos e é difícil fazer negócio por lá. Realmente, esse é o principal objetivo, no entanto, muitas empresas utilizam o canal para relacionamento com clientes, anúncios e vendas. Portanto, com a estratégia correta há a possibilidade de alcançar seu público, gerar leads e obter bons resultados por lá.
O lead é um visitante que demonstrou interesse pelo seu conteúdo e forneceu informações pessoais, o que possibilita um melhor relacionamento com ele. Nós já falamos aqui como funciona a conversão do visitante do seu site em lead por meio do funil de vendas. E hoje, vamos te mostrar como e por que fazer isso utilizando o Facebook. Acompanhe!
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Segmentação do público
Além da enorme quantidade de usuários ativos no Facebook, outra grande vantagem da rede social é a segmentação da audiência, tanto na criação da Fan Page da sua empresa, quanto na criação dos anúncios na rede.
Ao delimitar seu público-alvo você terá melhores condições de gerar lead qualificado já que ele estará mais próximo da sua estratégia. Com isso, as chances de interação com a Fan Page e interesse pelo produto ou serviço são maiores.
O recurso de anúncios no Facebook disponibiliza inúmeros filtros para delimitar sua audiência. O direcionamento básico consiste na segmentação por localidade, idade e gênero. Mas, além deles há outras opções como interesses, dados demográficos e comportamento.
Dentro de interesses pode-se delimitar o público com base nos gostos por esportes, moda, beleza, culinária, entre outros.
Já em dados demográficos a segmentação pode ser por profissão, renda, relacionamento, educação, etc.
Em comportamento o direcionamento dos anúncios é feito a partir das atividades dos usuários na internet.
Para exemplificar ainda mais o poder de segmentação dentro do Facebook imagine que sua empresa trabalhe com segurança residencial atendendo uma cidade específica. Para alcançar possíveis clientes com mais precisão você pode segmentar seus anúncios por região, idade, renda, profissão e ainda filtrar por usuários casados, ou noivos, com filhos e que tenham interesse por viagens, por exemplo.
Quanto mais próximo sua empresa estiver do público-alvo, maiores serão as chances de que seu conteúdo e seu negócio desperte o interesse dele.
Audiência personalizada
Além dos filtros para segmentação também é possível definir uma audiência personalizada para seus anúncios a partir de dados como e-mails e telefones.
Se você tem uma mailing com clientes e prospects pode carregar essa lista para criar um público semelhante. Essa função permite encontrar pessoas com características parecidas a de seus leads atuais ou daqueles que já curtiram sua Fan Page. Com isso a taxa de conversão tende a ser ainda maior já que o perfil dessas pessoas estará mais direcionado ao seu negócio.
Anúncios
Dentro da rede social há o recurso do Facebook Ads que consiste em anúncios para atingir possíveis clientes. Há diversos tipos de campanhas que variam de acordo com seu objetivo de marketing tais como reconhecimento, consideração e conversão.
Há campanhas para divulgação do negócio, ofertas de materiais, aumentar o envolvimento de publicações, divulgação de eventos, entre outros.
Outra funcionalidade é a campanha de remarketing que consiste em um anúncio baseado na interação do visitante com o seu site. Ao instalar um código no site você tem condições de identificar se o visitante desistiu de uma compra e ofertar um desconto por meio do anúncio no Facebook, por exemplo.
Outro recurso é o Leads Ads, com ele você cria um anúncio que permite que o usuário se cadastre diretamente na oferta, sem sair da plataforma. Com isso ele disponibiliza o e-mail e outras informações de forma automática sem precisar ir até a Landing Page ou preencher formulários.
Mensuração
Mais um recurso relevante para gerar leads no Facebook é a mensuração dos resultados. Você deve analisar o desempenho da página e das campanhas do Facebook Ads.
A rede social disponibiliza um relatório com inúmeras métricas para acompanhar o alcance das publicações, tanto orgânica, quanto paga, além do engajamento do público, entre outros dados. Vejo nosso artigo sobre esse assunto para saber mais sobre como analisar o desempenho da sua Fan Page.
Como gerar leads no Facebook em 5 passos
Passo 1 – Defina seu público
Conhecer seu público-alvo é um dos pontos principais da estratégia de marketing digital, por isso já falamos aqui sobre a importância das personas.
Ao entender seu público e conhecer seus interesses e problemas se torna mais fácil produzir conteúdo relevante e atraí-lo, e isso vale tanto para o conteúdo de blog quanto postagens e campanhas nas redes sociais.
Passo 2 – Segmente a audiência
Para gerar leads no Facebook de forma eficaz é importante segmentar a audiência e criar campanhas direcionadas. Não adianta realizar uma comunicação genérica para uma grande quantidade de pessoas, pois dificilmente os resultados serão satisfatórios.
Nós já falamos acima sobre o grande poder de segmentação da rede, principalmente com o uso de anúncios. Portanto, defina seu público e segmente-o conforme sua estratégia de negócio para obter bons resultados.
Para realizar a segmentação, vá até o gerenciador de anúncios, escolha o tipo de campanha e ao definir o público inclua os filtros necessários para o seu negócio, ou escolha a opção de público personalizado para utilizar uma lista com dados de clientes.
Passo 3 – Produza conteúdo de qualidade
Publicações frequentes e com qualidades são essenciais para sua estratégia no Facebook. Com elas você consegue interagir com sua audiência, divulgar seu negócio e oferecer conteúdos relevantes para gerar lead. Invista em materiais de qualidade como ebooks, webinar, vídeos e outros materiais gratuitos que direcionem os usuários da rede até seu site e Landing Pages.
Passo 4 – Invista em anúncios
Os anúncios são uma excelente ferramenta para divulgar seu negócio e atrair novos visitantes para o seu site. Além disso, os filtros para segmentação são ainda mais preciso e com isso sua empresa tem a chance de adquirir leads qualificados a um baixo custo, lembrando que os valores para anunciar no Facebook variam de acordo com seu objetivo e estratégia.
Para criar um anúncio acesse o gerenciador de anúncios e escolha o objetivo da campanha, público, orçamento e programação. Agora, se a quantidade de anúncios for grande a melhor alternativa é utilizar o Power Editor, com ele você faz a gestão de campanhas simultâneas com mais praticidade.
5 – Analise os dados
Para garantir o sucesso da sua presença na rede social é importante estar sempre atento aos relatórios de desempenho para otimizar sua estratégia, melhorar o conteúdo e adequar a frequência e horário da publicações.
Ao analisar as métricas de desempenho das campanhas você tem condições de visualizar o alcance dos anúncios, frequência, impressão, custo, entre outros dados para identificar quais apresentaram melhores resultados e aprimorar a campanha.
Como vimos, o Facebook é uma excelente ferramenta para o seu negócio, pois ele amplia sua audiência e se torna mais um canal de divulgação para sua empresa já que possui milhares de usuários. Além disso, a rede social disponibiliza recursos de anúncios que quando segmentado corretamente e com uma oferta atraente tem um grande poder de conversão a um baixo custo. Sendo assim, é importante investir nesse trabalho para gerar leads no Facebook.
Está convencido sobre a importância de gerar leads no Facebook? Então, não deixe de conferir nosso próximo artigo para saber quanto custa anunciar no Facebook!