Branding-torne-se-uma-marca-forte

Torne-se uma Marca Forte!

Neste post, você vai entender melhor a influência da marca no valor geral da empresa. Vamos apresentar quais são os 10 fatores avaliados pela Interbrand para definir o valor de uma marca. A Interbrand é a maior consultoria de marcas do mundo e responsável pela divulgação do ranking anual de valor das marcas. Como o valor de marca parte de dentro pra fora, os fatores são divididos em 4 internos e 6 externos. Verifique quais são:

Os 4 fatores internos são:

  • Clareza interna: o que a marca representa – seus valores, posicionamento e proposta de valor. Clareza também sobre quem são os principais público, seu comportamento e seus direcionadores de compra.
  • Proteção: quão segura é a marca em diversas dimensões. No âmbito legal, de registro e propriedade intelectual dos elementos de identidade (logotipo, nome, etc) ou presença geográfica.
  • Comprometimento: o compromisso de toda a organização com a marca e o entendimento da sua importância no negócio. Representa o quanto ela recebe apoio em termos de tempo, influência nas decisões de negócio e investimento financeiro.
  • Capacidade de resposta: a habilidade de responder às mudanças, desafios e oportunidades do mercado. A marca deve ter um senso interno de liderança e desejo e habilidade de evoluir constantemente para se renovar.

Os 6 fatores externos são:

  • Autenticidade: a competência da marca de atender às (altas) expectavas dos consumidores. Para isso, ela precisa se basear em uma verdade e capacidade internas.
  • Consistência: o grau em que uma marca ganha vida sem falhas em todos os pontos de contato ou formatos;
  • Relevância: adequação das entregas da marca às necessidades e desejos e critérios de decisão dos clientes/ consumidores por todas as extensões demográficas e geográficas relevantes;
  • Presença: o grau em que a marca é percebida como onipresente e recebe comentários positivos de consumidores, clientes e formadores de opinião, tanto na mídia tradicional como na digital;
  • Diferenciação: o quanto clientes/consumidores percebem um posicionamento diferenciado da marca, distinto da concorrência;
  • Entendimento: a existência de um entendimento profundo dos valores, qualidades e características únicas das marcas pelos seus públicos.

Benefícios de uma Marca Forte:

Quanto mais alinhada neste 10 fatores, mais forte é considerada a sua marca.

Marcas fortes melhoram a performance do negócio pelo impacto que exercem em três grupos de interesse: clientes, colaboradores e investidores, atuais e potenciais, ao influenciar a escolha dos clientes e criar fidelidade; atrair, reter e motivar talentos; diminuir o custo de financiamento e de captação de investimentos.

É importante perceber que a influência sobre os clientes atuais e futuros possui um papel de destaque na geração de valor econômico. Ao expressar seu posicionamento de forma consistente em todos os pontos de contato, as marcas conseguem moldar as percepções dos consumidores (entenda melhor) e, assim, influenciar o comportamento de compra, tornando seus produtos e serviços menos substituíveis por qualquer outro no mercado. Assim, as marcas são capazes de criar demanda, gerando lucros maiores aos seus proprietários. Marcas fortes também garantem a continuidade da demanda no futuro, fazendo com que os lucros esperados sejam mais prováveis, mitigando riscos.

As marcas são um dos únicos ativos do negócio que podem proporcionar uma vantagem competitiva de longo prazo para a empresa. Uma marca só pode existir e, portanto, gerar valor, se tiver uma plataforma na qual possa se apoiar. A criação desta plataforma, é um dos objetivos principais do Branding. E, a partir dela, todas a decisões estratégicas ficam mais fáceis e alinhadas.

Atendemos clientes no Brasil, Europa, EUA e América Latina.