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Marketing Imobiliário tudo que você precisa saber sobre o assunto

Tudo o que você precisa saber sobre marketing imobiliário

  • Postado em 10:10 pm
  • em Marketing Construtoras
  • por Marketing Elévon

Criar uma boa estratégia de marketing imobiliário pode ser o que falta para ampliar a sua cartela de clientes. Saber como posicionar sua construtora ou imobiliária é o primeiro passo para ganhar visibilidade. Clientes não vão faltar, seja na compra, seja no aluguel, mas a conversão depende de uma série de fatores.

 

Vender um imóvel demanda um alto investimento do consumidor. Isto é, trata-se de uma decisão cujo impacto ainda será sentido muitos anos depois de ter sido tomada. Por isso, o marketing imobiliário pode cumprir o mesmo papel que em outros segmentos: atrair, educar, engajar e, por fim, gerar a conversão desejada.

 

É preciso encantar o seu público, transmitir segurança e dar todo o suporte na tomada de decisão. Isso é exatamente o que o marketing imobiliário proporciona. Quer saber como? Continue a leitura!

 

O que é marketing imobiliário?

Marketing imobiliário é o conjunto de estratégias online e offline aplicadas na promoção de uma empresa do ramo de imóveis. Ele fortalece a marca e cria conexões com o público desse setor. O objetivo é impactar e atrair leads de venda, aumentar o número de clientes e o faturamento. 

 

Além de ações para gerar atração, esse campo do marketing envolve também processos, planejamento estratégico e posicionamento de negócio. Nesse trabalho, há uma série de afazeres projetados e adaptados ao setor imobiliário:

 

  • Criar anúncios de divulgação de imóveis e empreendimentos.
  • Definir estratégias de atração.
  • Estreitar e manter o relacionamento com os clientes.
  • Prestar suporte ao consumidor no pré e no pós-negócio.
  • Elaborar uma jornada de compra completa e satisfatória.

 

Seguindo essa estrutura, o marketing imobiliário pode obter sucesso na assistência a imobiliárias, construtoras e outros negócios do setor.

 

Tipos de marketing imobiliário

Inbound Marketing imobiliário

O Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que visa a atrair o interesse do consumidor. Aqui, não é você que vai atrás dos clientes. Eles vão até você. As principais técnicas para fazer isso são:

 

  • SEO;
  • marketing de conteúdo;
  • estratégia em redes sociais.

 

O foco é entregar um conteúdo relevante para atrair, envolver e gerar valor para o potencial cliente. Assim, a confiança aumenta, e consequentemente a venda acontece.

 

Outbound Marketing imobiliário

De forma simplista, o Outbound Marketing é um processo de prospecção ativa, para abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal. Por isso, entre os principais benefícios, podemos elencar:

 

  • Impacto maior e mais direto;
  • Retorno mais rápido;
  • Maior possibilidade de conversão;
  • Apostar em diferentes formatos.

 

 

O LinkedIn Sales Navigator é um excelente exemplo de ferramenta para a prospecção de múltiplas formas. Ele é uma forma de segmentar as empresas e tomadores de decisão de maior potencial, receber insights de suas atividades nas redes sociais e interagir em larga escala de forma efetiva. Portanto, serve para criar e manter relacionamentos com possíveis clientes e, como consequência, gerar vendas.

 

Marketing offline imobiliário

Apesar de ser muito importante investir no marketing digital para evoluir com o mercado, o marketing offline segue sendo muito importante para o setor imobiliário. Conheça algumas ações: 

 

  • propagandas de TV e rádio;
  • outdoors;
  • malas diretas;
  • PAP (porta a porta);
  • telemarketing.

 

Marketing digital imobiliário

No marketing digital imobiliário, aplicam-se estratégias e ações para promover sua marca, seu empreendimento ou serviços imobiliários nos meios digitais. Isso acontece através de sites imobiliários, anúncios imobiliários, e-mail marketing imobiliário e redes sociais.

 

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento envolve ações para criar uma cultura centrada no cliente. Você pode até pensar que raramente uma mesma pessoa adquire mais de um imóvel. De fato, nem sempre isso ocorre. Porém, se a experiência for ruim, além de ele não comprar mais com você, também não vai indicar seus serviços. 

 

Conheça alguns exemplos de ações positivas para estreitar o relacionamento com o cliente: 

 

  • A PROCAVE promove um happy hour ou sunset, com DJ, nas unidades do Ibiza Towers, para que os clientes possam conhecer e viver a experiência de morar lá, desfrutando de momentos especiais. 
  • A Construtora Inspire faz eventos em outras cidades, como Blumenau, para apresentar o Atmo Haus, seu mais novo lançamento no município de Porto Belo/SC.
  • ABC realiza eventos com corretores para apresentar as oportunidades e criar um relacionamento.
  • A MRI patrocina eventos de beach tennis em Maceió

 

Marketing pessoal imobiliário

O marketing pessoal abrange um conjunto de estratégias para aumentar a percepção de valor em relação à sua imagem pessoal. As principais dicas para os profissionais do mercado imobiliário são:

 

  • vestimenta adequada;
  • empatia;
  • saber ouvir;
  • ser pontual;
  • proatividade;
  • atualizar seus conhecimentos;
  • acompanhar as notícias do mercado.

 

Confira, no Instagram, exemplos excelentes de marketing pessoal para o mercado imobiliário: Hélio Capelanes Jr., Guilherme Pilger e Michele Wanroski Indruczaki. 

Como ter sucesso na estratégia?

Sua estratégia de marketing imobiliário está estruturada? Então chegou a hora de colocar em prática. Confira algumas ações essenciais para ter sucesso.

 

ebook marketing para construtoras

1. Invista num site preparado para conversão

O primeiro passo é ter um site preparado para converter visitantes em leads, ou seja, clientes em potencial. Mais tarde, ele deve converter também esses leads em clientes. Para isso, é importante que o site tenha uma navegação simples e objetiva, em primeiro lugar. Além disso, precisa ser responsivo a vários tamanhos de tela para oferecer uma boa experiência em aparelhos móveis.

 

2. Torne-se autoridade

Quem deseja comprar um imóvel certamente tem dúvidas muito específicas e vai buscar essas respostas online. É aí que a sua empresa deve aparecer como figura de autoridade, com um conteúdo relevante e prático para a sua persona.

 

Você pode produzir materiais com dicas para ajudar seu público a escolher a melhor localização, por exemplo. Ou explicar que tipo de imóvel é mais indicado para o perfil de cada pessoa. É possível ainda esclarecer sobre impostos e declaração de bens no Imposto de Renda. As possibilidades de conteúdo são inúmeras!

 

3. Marque presença nas redes sociais

Compartilhe os materiais que produz para o seu blog, além de elaborar conteúdo específico para cada uma das suas redes. O caminho não é falar sobre o quanto seu novo empreendimento é vantajoso ou como as condições de financiamento são boas. Descubra os assuntos que mais interessam ao seu público e teça discussões em torno deles.

 

4. Crie um programa de recomendações

Que tal criar um programa de recomendações que recompense os clientes que indicarem possíveis interessados? O aval de um amigo ou conhecido conta muito nas decisões de compra. Isso é verdadeiro especialmente quando se trata de algo tão importante quanto uma casa ou um apartamento.

 

5. Use plataformas imobiliárias

Já existem várias plataformas imobiliárias e portais voltados para compra e venda de imóveis. Aproveite para marcar presença também nesses espaços online. Eles atraem muito tráfego qualificado e já pronto para a compra, são fáceis de usar e disponibilizam ferramentas úteis.

 

6. Mantenha uma newsletter para seus leads

Se você conquistou um lead em estágios iniciais, ele ainda precisa ser educado. Por isso, envie conteúdos de topo de funil, para fazer uma transição gradativa e qualificada até a fase de decisão.

 

Para os leads no estágio de decisão, é possível ser mais incisivo: envie anúncios de imóveis, sempre de acordo com as preferências que essas pessoas mostraram até ali.

 

7. Use um CRM

O CRM permite registrar qualquer contato de clientes e prospects, elencando, além de seus dados, os interesses demonstrados nesses momentos. Isso é essencial para gerar oportunidades de negócios mais precisas. 

 

Por último, revise periodicamente seus resultados para entender se a sua estratégia tem sido assertiva. O ideal é sempre evoluir em seus esforços para identificar dores e necessidades do seu público. É assim que você será capaz de oferecer cada vez mais valor e relevância. 

 

Seus clientes esperam um excelente atendimento e estão prontos para converter. Nesse sentido, o marketing imobiliário é um trabalho indispensável para que você saiba como atraí-los. Proporcione uma experiência completa, desde informações prévias até a visita de um imóvel.

 

Conte com a ajuda de quem entende de marketing imobiliário. Entre em contato com a gente, e juntos vamos definir as melhores estratégias para o seu negócio!

Preparado para colocar em prática o que aprendeu neste artigo? Esperamos que sim. Mas, antes de fechar esta janela, o que acha de continuar navegando no blog e ler outros conteúdos como este? Aproveite!

 

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