O monitoramento e análise de dados permitem uma tomada de decisões mais eficaz. E, para isso, é importante contar com o apoio de um dashboard.
A tecnologia e a conectividade estão cada vez mais permitindo que tenhamos acesso a uma infinidade de dados. Nesse cenário, o grande desafio está em saber filtrar e focar os olhares nas informações que realmente importam. Afinal, de nada valerão os dados se eles não puderem se transformar em inteligência.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância de um dashboard. Além de apresentar alguns tipos de métricas e ferramentas que ajudarão a levar o seu negócio a outro patamar. Confira!
O que é um dashboard?
Dashboard é um termo que pode ser traduzido como “painel de controle”. E se isso fez com que você lembrasse da cabine do piloto de um avião, saiba que não é à toa.
O dashboard centraliza em um só lugar todas as informações que você precisa. Assim, é possível ter uma visão global sobre o negócio para tomar decisões certeiras.
A parte boa é que o dashboard é uma ferramenta muito flexível. Com ele, você pode selecionar os dados que são relevantes para a empresa e acompanhá-los.
Além disso, o dashboard costuma gerar relatórios automatizados, trazendo gráficos e imagens referentes aos objetivos da empresa.
Informações centralizadas
Outra grande vantagem do dashboard é que ele consegue coletar informações de várias fontes. Com isso, é possível acompanhar diferentes setores da empresa e integrar ainda mais a tomada de decisão.
Além disso, o painel pode consultar fontes externas, como pesquisas e dados de mercado. Assim, a identificação de oportunidades de negócio é muito mais ágil. Além de ser possível enxergar tendências de consumo ou sazonalidades no segmento.
Vale dizer que é fundamental que o dashboard esteja conectado às demais ferramentas da empresa. Especialmente àquelas relacionadas à gestão.
Afinal, o grande propósito do painel é centralizar toda a informação relevante para o negócio. E, assim, atuar como um grande centro de inteligência da empresa.
Por que usar um dashboard?
É fato que o mercado está cada vez mais competitivo. Afinal, as mudanças são rápidas e as empresas precisam dessa mesma agilidade para tomar decisões.
Nesse sentido, quem tem dados mais relevantes vence mais rápido. Acompanhar o mercado e o desempenho da empresa permitem mudanças ágeis e certeiras.
E, como os dados não mentem, o dashboard permite criar um plano de ação e alterá-lo em tempo real. Afinal, por melhor que seja um planejamento estratégico, a empresa precisa da capacidade de se adaptar ao longo do ano. Caso contrário, ficará parada no tempo e perderá competitividade.
Outra grande vantagem do dashboard é que a comunicação interna fica melhor. Com o painel, é possível fixar as metas e dividir com a equipe o andamento do negócio. Assim, o foco é mantido, bem como a capacidade de inovar para melhorar os resultados.
Em outras palavras, o dashboard permite disponibilizar informação relevante em um só lugar. Assim, não há perda de tempo e recursos extras para procurar e consolidar informações ou avaliar os resultados da empresa.
O resultado é um ganho de produtividade e eficiência bastante elevado. Os dados são obtidos de forma simplificada e o mais importante: as decisões deixam de ser tomadas com base na intuição e passam a ser pautadas em informação.
Para compreender melhor a importância de um dashboard, recomendamos que você assista a esse vídeo!
Conheça os 4 tipos de dashboards mais usados
Vale dizer que um bom dashboard facilita a visualização e a compreensão das informações. Assim, quanto melhor for a sua apresentação, mais fácil será de entender o cenário e mais certeiras serão as decisões.
1 – Dashboard Analítico
Esse tipo de dashboard ajuda a avaliar se os objetivos traçados estão sendo cumpridos. Para isso, ele apresenta uma linha de tendência da evolução dos indicadores de performance.
O grande diferencial desse painel é que ele é atualizado em tempo real. Assim, os gestores conseguem visualizar o impacto que decisões exercem na empresa e atuar com rapidez.
Quem já trabalha com o Marketing Digital, provavelmente conhece um dashboard analítico. Afinal, o Google Analytics é um grande exemplo de ferramenta que traz esse tipo de informação.
Com a ferramenta você consegue visualizar a evolução de visitas, conversões, entre outros, ao site. Tudo de forma centralizada e com agilidade para tomar decisões estratégicas.

2 – Dashboard Executivo
Esse painel é usado para acompanhar indicadores de performance. Bem como medir o desempenho de processos.
O dashboard executivo traz a informação já tratada, assim, facilita a tomada de decisão. Isso significa que esse é um painel com bastante gráficos e recursos visuais para facilitar a compreensão dos dados.
Esse dashboard permite rever estratégias de forma ágil e eficaz. No entanto, precisa que os dados sejam atualizados em um curto tempo para que a empresa não perca a competitividade.
O Balanced ScoreCard é um exemplo de dashboard executivo. Com ele, os gestores conseguem avaliar oportunidades e melhorias que devem ser implementadas para que o negócio cresça.
3 – Dashboard de Gestão de Projetos
Como o próprio nome já sugere, esse dashboard permite acompanhar a evolução de um projeto. Assim, informações como o cronograma, atividades previstas e pessoas envolvidas ficam todas centralizadas no painel.
Normalmente, um dashboard de gestão de projetos permite a criação de gráficos e outras ferramentas para facilitar a visualização dos dados. Com isso, fica mais fácil de entender o caminhar do projeto e, assim, otimizar recursos e minimizar riscos.
4 – Dashboard Operacional
Por fim, o dashboard operacional costuma focar apenas em alguns tipos de processos. Dessa forma, ele permite análises específicas e é usado por equipes de trabalho dentro de uma empresa ou projeto.
Por meio dele, os times conseguem visualizar problemas ou tendências com agilidade. Assim, é possível corrigir a situação ou minimizá-la antes que o estrago seja grande demais.
Métricas que você deve acompanhar em seu dashboard de Marketing
Acompanhar as métricas certas faz toda a diferença para que o dashboard realmente traga vantagem competitiva. Afinal, de nada adianta se cercar de várias informações, se elas não forem pertinentes ao negócio.
Antes de tudo, é fundamental que o seu plano de marketing esteja coerente e traga objetivos realistas. Caso contrário, você dificilmente verá resultados.
A seguir, listamos algumas das metas importantes de serem acompanhadas em um dashboard de marketing:
1 – Crescimento de visitas orgânicas
O número de acessos ao site da sua empresa é sinônimo de ganho de mercado e visibilidade. E o tráfego orgânico é um indicador fundamental para garantir um bom posicionamento da sua empresa na internet.
Acompanhe o crescimento desse dado ao longo dos meses e em relação às demais iniciativas adotadas. Uma boa dica é trazer o crescimento em % para facilitar a leitura do seu dashboard.
2 – Conversões por canal
Especialmente quando falamos das redes sociais, é comum as empresas focarem em métricas que pouco trazem vantagem competitiva. O crescimento de seguidores é um exemplo de meta que pode não acrescentar nada à empresa.
Ao invés de ir na “onda” do mercado, entenda o potencial de conversão de cada canal. Para isso, acompanhe as vendas ou contatos trazidos por cada mídia. Sejam as redes sociais, o e-mail marketing ou as landing pages.
Aqui, vale a pena considerar também as conversões indiretas. Afinal, o comportamento de compra das suas personas e a característica de cada canal são diferentes. E, portanto, pode ser que você esteja com um bom desempenho em uma dessas frentes, mas esteja olhando para os números errados.
3 – Custo por lead
Você sabe qual o valor investido pela sua empresa para conquistar cada lead? Essa é uma informação vital para que a estratégia de marketing seja otimizada e os investimentos sejam mais eficazes.
Vale dizer que é preciso considerar todas as despesas envolvidas para obter o custo por lead. Por isso, o salário dos funcionários e as iniciativas offline também devem entrar na conta.
4 – Retorno sobre o investimento (ROI)
No final das contas, o que realmente importa é o retorno trazido pelas ações de marketing, certo? Para isso, é fundamental acompanhar o ROI de cada ação e de cada mídia.
Monitorar o ROI permite entender as frentes que trazem mais retorno e aquelas que precisam ser revistas. Além disso, esse indicador evita que a empresa enxergue como custo um investimento que traz resultado. E, assim, não tome a decisão equivocada de cortá-lo das atividades.
5 – Valor do Ciclo de Vida do Cliente (LTV)
Apesar de essa ser uma métrica mais relacionada a equipe de vendas, é importante que o Marketing também a acompanhe. Com o LTV, é possível entender como as estratégias contribuem para o faturamento da empresa.
Para tanto, acompanhe o lead desde a sua primeira interação com o negócio. Então, descubra quais canais, mídias e ações geram clientes ou contratos mais valiosos.
Além de mostrar a importância das ações de marketing, essa métrica também ajuda a otimizar a estratégia.
Será que a sua empresa realmente está acompanhando todos esses dados de maneira correta? Faça uma análise dos dados do seu negócio com a Elévon e descubra!