Em maio deste ano, Mark Zuckerberg anunciou durante a conferência F8, voltada para desenvolvedores, uma nova ferramenta de realidade aumentada para o messenger.
Inicialmente, será apenas para contas empresariais, começando com a empresa de eletrônicos Asustek Computer Inc (ASUS), a montadora Kia Motors Corp, a companhia de roupas e acessórios esportivos Nike Inc e uma das unidades da maior rede de produtos de beleza, Sephora.
Como vai funcionar a ferramenta de realidade aumentada no Messenger
A ferramenta de realidade aumentada vai funcionar como uma mistura entre o Snapchat e o Pokémon Go, onde será permitido que o usuário combine elementos virtuais no mundo real através de diferentes filtros.
A ferramenta é baseada em três áreas:
- Localização e mapeamento simultâneos, ou SLAM (simultaneous localization & mapping): permite colocar objetos virtuais em ambientes reais, vistos através da tela do smartphone;
- Fazer objetos virtuais interagirem com o espaço real: por exemplo, tubarões em realidade aumentada que nadam ao redor de uma tigela de cereal — é possível fazê-los “sumir” atrás da tigela ao detectar a profundidade de objetos.
- Reconhecimento de objetos: o smartphone vai saber quando estiver olhando para uma garrafa de vinho ou uma xícara de café, por exemplo, e poderá aplicar efeitos (vapor saindo do café, por exemplo).
Utilizando no próprio rosto ou no ambiente em que está, permite que as pessoas possam ver os produtos que estão comprando como se já o tivessem, como um carro estacionado na garagem ou para “testar” maquiagens, por exemplo.
Podendo ainda ser salvo no armazenamento do aparelho, para ser compartilhado em outros aplicativos para Android e iPhone (iOS).
Para as empresas, há possibilidade de novas formas de publicidade. Com a localização do usuário, poderá ser criado conteúdo exclusivo, bastando pedir para apontar a câmera do celular para uma determinada área para ter acesso.
Essas inovações são exemplos de uma tendência poderosa e emergente, chamada de “ponto mágico de venda”, o que fará com que os consumidores esperem “invocar” marcas e experiências de varejo como faria um gênio de uma lâmpada.
Como as empresas vão aprimorar a experiência do consumidor?
ASUS trará experiências “fora da caixa”, para aprofundar o olhar do consumidor nas características e funcionalidades dos aparelhos da empresa.
Kia dará o poder de customizar os veículos do seu jeito, trazendo uma experiência de contato direto e pessoal com o novo Kia Stinger
Nike está aproveitando a ferramenta para que os usuários tenham a chance exclusiva de visualizar o novo par de tênis que será lançado.
E a Sephora vai trazer facilidades ao sugerir diferentes opções de looks e para testar maquiagens, experimentando, virtualmente, tons e cores diferentes.
Embora os aplicativos de mensagens para smartphones não sejam conhecidos por exibir anúncios, o Facebook disse que o direcionamento de anúncios para as 1,3 bilhão de pessoas que usam seu serviço Messenger será uma parte importante do crescimento de longo prazo de receita da empresa.
Esse recurso – lançado em beta fechado – aproveita a comunicação entre os consumidores e as empresas para ajudá-los a obter feedback valioso e instantâneo sobre compras, personalizações e muito mais, sem nunca precisar colocar os pés em uma loja.