Imagine a situação: o cliente de sua empresa pega o telefone para agendar um horário de atendimento, faz a ligação, mas dá ocupado!
Espera cinco minutos, liga de novo e… mais uma tentativa frustrada!
Talvez seja possível que ele dê uma terceira oportunidade, o que é improvável. Mas, se o fizer e não conseguir novamente, pode esquecer: a pessoa vai buscar outras alternativas “mais viáveis” para conseguir ser atendido e, assim, buscar a solução do seu problema.
Ou seja, vai procurar empresas que facilitem a realização de algo que é, sem dúvida, básico e trivial: agendar um horário de atendimento.
É nesse cenário, no qual as pessoas não têm mais tempo a perder, que a utilização de tecnologias de agendamento online faz-se cada vez mais necessária.
Entender o que é uma agenda online e explorar todos os recursos que ela oferece tornou-se essencial e vital para qualquer negócio que dependa da marcação de horários com clientes para sobreviver e dar continuidade às suas estratégias de crescimento.
Neste conteúdo, você vai saber a importância e como funciona um software de agendamento online para as empresas, seja uma indústria, comércio, clínica de saúde, consultório, salão de beleza etc. Além disso, vai entender os principais benefícios oferecidos ao adotar o sistema.
O que é e como funciona a agenda online?
A agenda online é um software que tem como um de seus principais objetivos melhorar o relacionamento da empresa com os clientes, oferecendo a eles mais comodidade e segurança.
A ferramenta permite que o agendamento de horários aconteça via internet, e não mais por telefone, fazendo com que a experiência do cliente seja positiva desde o primeiro contato.
O usuário pode acessar o sistema a partir de qualquer dispositivo pessoal (smartphone, desktop, notebook ou tablet).
Ao entrar na tela em que aparece a agenda de atendimento da empresa, irá verificar quais são os dias e horários que estão disponíveis, escolhendo aquele que seja o mais adequado de acordo com a sua disponibilidade e conveniência.
Na sequência, o sistema registra automaticamente a opção desejada e bloqueia o horário para outras pessoas.
Quais são as vantagens da agenda online para os clientes?
Além de conseguir agendar seu horário de atendimento de maneira fácil, prática, rápida e segura, o cliente usufrui de outros benefícios importantes, tais como:
- evita aborrecimentos com um atendimento telefônico ineficiente, no qual pode acontecer, até mesmo, de o atendente marcar um horário na agenda de papel diferente daquele que foi conversado durante a ligação;
- pode escolher o profissional com quem deseja ser atendido, verificando na tela os horários disponíveis que ele possui;
- recebe mensagem de confirmação via e-mail, WhatsApp ou SMS com todas as informações sobre o agendamento;
- tem acesso a instruções de como proceder se tiver que cancelar e remarcar o atendimento já agendado;
- recebe automaticamente uma mensagem de lembrete sobre o atendimento até 24 horas antes do dia e horário marcado.
E para as empresas? Quais são os benefícios da agenda online?
Utilizar um software de agenda online proporciona para a empresa alguns benefícios adicionais que vão além de um melhor padrão de relacionamento com os clientes.
Envolvem aspectos como:
1. Tarefas otimizadas
O sistema realiza automaticamente todos os procedimentos e rotinas relacionados ao agendamento de horários, dispensando a necessidade de dispor de uma atendente telefônica, recepcionista ou outro colaborador para realizar essa tarefa.
2. Aumento de produtividade
Uma outra situação possível é aquela em que um funcionário precisa interromper suas atividades ou o atendimento presencial que está oferecendo a um cliente toda vez que alguém liga para tentar fazer um agendamento.
Com a utilização do software de agenda online, verifica-se a quebra desse padrão de interrupção e, consequentemente, um aumento de produtividade dos colaboradores.
3. Menos gastos com telefonia
O agendamento automatizado reduz o uso do telefone de diversas formas. A economia acontece pelo fato de não haver mais a necessidade de realizar ligações para confirmar e lembrar os clientes a respeito dos atendimentos que serão realizados em datas e horários próximos.
4. Agendamento ininterrupto em horário integral
Empresas que utilizam a agenda online estão “abertas 24 horas por dia, sete dias por semana” no que se refere ao agendamento de horários.
Os clientes têm liberdade para agendar o atendimento em qualquer horário que seja conveniente para eles, mesmo que seja à noite, finais de semana ou feriados. Dessa forma, não precisam aguardar o horário comercial para finalizar sua solicitação.
5. Gerenciamento de clientes
Uma das funções do software de agenda online é realizar o registro eletrônico das informações cadastrais de todas as pessoas que utilizaram o sistema durante o procedimento de agendamento.
Esses dados são preciosos do ponto de vista do Marketing da empresa, pois permitem construir um atendimento cada vez mais personalizado e, principalmente, colocam luz sobre a jornada dos clientes, provendo informações relevantes.
6. Fidelização de clientes
Como já foi mencionado, a melhora da experiência do cliente em relação à empresa é uma das vantagens proporcionadas por um sistema de agenda online.
No entanto, mais do que isso, é um importante instrumento de fidelização.
Quando a pessoa percebe a preocupação e o esforço empregados para eliminar os gargalos que dificultam ou até mesmo travam um procedimento tão essencial quanto o agendamento de horários, ela fortalece os laços que a unem à empresa em termos de relacionamento e conexão.
Dessa forma, pode vir a demonstrar sua satisfação por meio de indicações a parentes e amigos, pois se sente um cliente valorizado pela empresa.
Sua empresa já pensou em contratar uma agenda online?
Existem no mercado diversas opções de software de agenda online, criados por diferentes desenvolvedores.
A escolha do sistema, no entanto, deve ser feita adotando-se uma série de cuidados, de maneira que a solução eleita esteja em linha com as necessidades da contratante e que, efetivamente, fortaleça o relacionamento com os clientes.
O Simples Agenda, empresa parceira da Elevon, oferece um software completo que cumpre muito mais do que as funções de agendamento online.
A ferramenta integra as funcionalidades de agenda com outras aplicações de gestão do negócio, extremamente poderosas para empresas prestadoras de serviços.
Quando a empresa contrata o Simples Agenda, recebe um link personalizado para a sua marca específica, no formato https://nomedaempresa.simplesagenda.com.br.
O link é enviado à base de clientes da empresa e, assim, eles têm acesso direto ao recurso de agenda online em seu computador ou smartphone.
Da mesma forma, a contratante divulga o link em seu site, redes sociais e aplicativos de mensagens para aumentar o alcance da divulgação.
O sistema é 100% online, com interface intuitiva e fácil de ser usada. Todas as informações são armazenadas em nuvem, o que garante a sua segurança cibernética.
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Vale a pena experimentar!
Este conteúdo foi desenvolvido pelo Simples Agenda, empresa parceira da Elevon.