Definir os valores da empresa é fundamental para sua estratégia, posicionamento e diferenciação. E indispensável para se tornar uma Marca Forte!
Com os valores da empresa bem definidos você vai:
- Ter mais velocidade na tomada de decisões;
- Poder desenvolver a cultura de sua organização;
- Atrair colaboradores alinhados;
- Conectar todos os COR Stakeholders (Consumidores, Organização e Resto do Mundo).
1. O que são os valores da empresa?
Os valores são o coração da identidade da empresa, sua essência. Definem os princípios que servem de guia e direcionamento, para os comportamentos, atitudes e decisões de todo os integrantes da empresa, sua relação com os consumidores e o mundo.
É o “quem sou?”. A lei. O que pode e não pode dentro de sua empresa.
Definir os valores da empresa lhe conecta com a inteligência
Inteligência, do latim Inter-legere, quer dizer “escolher entre” (entre várias opções, escolher uma). Assim, com seus valores bem definidos, a inteligência em sua empresa floresce, facilitando o processo de escolha e proporcionando dinamismo às decisões.
Ordem, Ritmo e Velocidade
Somente por meio da ordem conseguimos ter ritmo. E somente com ritmo conseguimos ter velocidade. Por isso, ter os valores da empresa bem definidos lhe proporcionará esses 3 benefícios primordiais para o seu sucesso.
Identidade
Quando você acessa a inteligência, você consegue entender quem é você como empresa. Você precisa escavar as raízes de sua organização em busca desse “quem sou”. É uma constatação, uma disciplina. Qualquer coisa que fuja dos valores construídos não condiz com o comportamento que deve ser tolerado dentro da empresa. Isso te protege como instituição, gerando a base das leis e do senso de justiça interno da organização.
Mas que tipo de valores vão lhe ajudar a decidir?
Segundo Joey Reiman, em seu livro sobre o Propósito de Marca, existem 3 modos de definir os valores da empresa. Mas apenas 1 é realmente efetivo. Confira:
- Valores condescendentes e que não mudam nada: Valores padrões que não dizem nada sobre a empresa e que todo mundo usa igual.
- Valores de compromisso que mudam a empresa: Refletem o interesse da empresa, mas são limitados à organização. O que fazer, mas não como ajudar os outros.
- Valores influentes que mudam o mundo: Alteram de forma positiva a maneira como vivemos e trabalhamos, e afetam todos os COR Stakeholders. Têm 3 características:
- São característicos da indústria a que se refere;
- São memoráveis;
- São diretivos.
2. Por que definir os valores da empresa?
Diversas empresas já usam sua lista de valores nos processos seletivos, nos processos de avaliação de desempenho dos colaboradores e na relação da empresa com clientes, fornecedores e parceiros. Isso faz toda a diferença na hora de montar um time alinhado com a essência da organização.
De acordo com Jim Collins, você não deve tentar obrigar seus funcionários a compartilharem dos valores da empresa. Mas sim, você deve atrair e selecionar pessoas que já os compartilham, antes mesmo de entrar na empresa. Você precisa atrai-las e retê-las. E deixar todas aquelas que não os compartilham irem.
Definir os valores da empresa também ajuda a educar seus clientes e potenciais consumidores, esclarecendo sua identidade e a essência de seu posicionamento.
E guiam sua organização na direção certa:
- Facilitam a colaboração entre os empregados;
- Facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado;
- Facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e a sociedade.
3. Como definir os valores da empresa?
Vamos à prática!
Antes de tudo, lembre-se. Os valores da empresa:
- Não devem conter elementos de aspiração. Você realmente deve ter!
- Não deve ser escrito para os outros ou para o mercado. Você realmente deve ter!
- É tudo aquilo que não pode ser negociado.
- Personalize utilizando expressões da sua área de atuação e das raízes de sua empresa.
- Devem ser memoráveis, sonoros… Faça-os divertidos de se dizer.
- Dão um direcionamento.
- Inicialmente pode começar com os valores dos donos e depois evoluir.
- Devem ser o mais diferenciados possível entre si.
3.1 Mapeie seus princípios, crenças e valores, em cada categoria:
Responda cada pergunta com uma lista de valores:
- Como a empresa faz negócios?
- Como são tomadas as decisões?
- Como os empregados devem se portar individualmente?
- Como os empregados se relacionam entre si?
- Como a empresa e os empregados tratam e se relacionam com seus clientes?
- Qual a nossa responsabilidade frente à sociedade?
Em resumo, que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz, e para o que ela quer se tornar? Qual influência os valores da empresa têm no modo como você gerencia seu negócio?
Caso sua empresa já esteja formada, inclua seus funcionários nesse processo. Isso ajudará que todos se sintam parte e abracem os valores da empresa em seu dia-a-dia.
Como benchmark, você pode analisar os valores das empresas que você admira e refletir sobre o que você pode aprender. E questione: eles traduzem o benefício do negócio? São inspiradores? São fáceis de lembrar?
3.2 Reflita sobre o significado de cada valor
Muitas vezes perdemos contato com o real significado das palavras que usamos para expressar os valores da empresa. Por isso, escreva: O que cada um dos valores elencados realmente significa para a empresa? Seus colaboradores e consumidores vão entender? Existem outras palavras que possam expressá-los melhor?
Selecione os valores levantados, agrupe-os por significado e escolha os 5 que mais lhe representam.
3.3 Traduza seus valores em um guia de princípios e comportamentos
Neste passo, você transforma os valores em ações. Como exemplo, citarei um dos valores da Elévon:
Valor: Somos um bom negócio.
Princípio: Ajudamos as empresas a crescerem e utilizamos métricas para comprovar os resultados.
Comportamento: Nos comprometemos em entregar resultados com consistência e previsibilidade, baseados em métricas de funil, métricas de negócio e retorno sobre o investimento.
3.4 Verifique:
- Quais ações inspiram?
- Eles são diferentes e excepcionais?
- São valorizados?
- Estão acima das lideranças?
- São memoráveis, sonoros e/ou divertidos?
Se conseguir construir os valores da empresa de uma forma impactante, que se relacione à forma de comunicação da empresa, você estará bons passos à frente.
3.5 Um exercício interessante é pensar:
- Como você descreveria os valores da sua empresa para as pessoas que você ama?
- Seus valores continuariam válidos daqui a 100 anos?
- Você gostaria que sua empresa continuasse a manter esses valores, mesmo que no futuro eles não sejam mais economicamente competitivos?
4. Valores da empresa: implementando
Segundo Jim Collins, muitas das mais visionárias organizações se concentram mais no processo de alinhamento do que numa declaração “perfeita” dos valores.
Ele afirma que os fundadores de grandes empresas como a HP, 3M, e Johnson & Johnson não tinham uma declaração de visão quando começaram. Mas normalmente iniciaram com valores bem definidos e tiveram a habilidade de traduzi-los em ações e mecanismos concretos. Por exemplo, para que a 3M se mantenha alinhada com seu valor de inovação, esta permite que seus cientistas utilizem 15% de seu tempo trabalhando naquilo que lhes interessa, determina que cada divisão precisa ter 30% de seus lucros provenientes de produtos lançados nos últimos quatro anos, tem um fundo interno para financiar novos produtos, entre outras práticas que garantem que ela seja uma das empresas mais inovadoras do mundo.
Por isso, crie um ambiente que dê sustentação aos seus valores, encoraje seu time a se pronunciar quando alguma decisão for contra esses valores e reconheça aqueles que os abraçam e vivenciam. Utilize os valores nas reuniões estratégicas como guias para as decisões. Deixe os valores da empresa visíveis para seus colaboradores e consumidores, tanto no seu ambiente de trabalho, quanto no seu website e nos treinamentos.
5. Concluindo
Como você viu, definir e vivenciar os seus valores da empresa é fundamental para a organização crescer com velocidade e consistência, se diferenciar no mercado e se posicionar como única e insubstituível.
Conte conosco para ajudá-lo a gerenciar sua marca com sucesso e se posicionar como referência!
Fale conosco! Estamos aqui para ajudá-lo a crescer.