Você tem o hábito de acompanhar e fazer uma análise de dados do seu negócio? Se a resposta foi negativa, saiba que você pode estar muito mais perto de fechar as portas do que imagina.
Ainda assim, a análise de dados é um hábito raro de muitas empresas. E, aquelas que o fazem, ainda contam com informações vazias ou que são usadas de maneira errada.
A coleta e análise de dados tem sido tratada como o próximo grande passo do mercado. No entanto, essa é uma atividade que deveria estar acontecendo há muito tempo. E mais importante ainda: em tempo real.
Um negócio bem sucedido precisa dar importância aos dados e saber o que eles significam. Caso contrário, estará fadado a tomar decisões equivocadas e a perder dinheiro.
Mas será que a análise de dados é realmente assim tão fundamental? E o mais importante: como usar os dados corretamente e não se perder em meio à milhares de informações?
Continue com a leitura do nosso artigo e descubra!
Muito além dos dados
A chave para o sucesso de um negócio a longo prazo é uma boa análise de dados.
No entanto, saber se as metas estão sendo alcançadas não é uma tarefa pontual. Esperar o fechamento do ano ou do trimestre para olhar para os dados é ficar defasado e diminuir a competitividade.
Tomar decisões corretas e ágeis requer que essa atividade seja realizada a todo momento. Afinal, são as atitudes diárias que vão determinar a viabilidade do seu modelo de negócios. E, em um mercado cada vez mais rápido e competitivo, essa é uma questão de sobrevivência.
Coletar e monitorar indicadores aumenta o conhecimento do negócio. Além disso, permite que os gestores saiam do micro-gerenciamento e atuem em uma escala global. Isso significa realizar mudanças melhores e mais certeiras para evitar reestruturações custosas.
Porque os dados importam
Coletar e analisar dados ajuda as empresas a entenderem seus clientes. E, sejamos honestos, esse é um dos grandes desafios em mercados cada vez mais competitivos.
Os dados ainda colaboram para aumentar a produtividade, evitar erros e problemas e aproveitar oportunidades.
Ainda está em dúvida se essa prática realmente importa para a sua empresa? Veja, a seguir, alguns motivos que o farão pensar o contrário:
1. Dados ajudam a tomar melhores decisões
Independentemente do porte ou do mercado da sua empresa, vocês geram dados. Até mesmo os negócios de apenas um pessoa possuem dados.
Sites, redes sociais, meios eletrônicos de pagamentos. Esses são apenas alguns dos exemplos dos dados que uma empresa pode colher. E, a partir de suas análises, é possível conhecer melhor os clientes e aumentar a competitividade.
Monitorar os dados e extrair informações significa conhecer a fundo o seu negócio e mercado. Por meio da análise de dados é possível compreender o que influencia a tomada de decisão dos clientes. Ou, até mesmo, identificar os acontecimentos globais e locais que vão interferir no futuro na sua empresa.
A tomada de decisões baseadas em números é poderosa, pois gera lucro e competitividade.
Com a análise de dados é possível:
- Encontrar novos clientes;
- Aumentar o índice de fidelidade de clientes;
- Alocar investimentos de maneira mais eficaz;
- Prever tendências de vendas.
Toda decisão estratégica é baseada em um risco. A coleta e análise dos dados certos ajuda na tomada de decisões mais assertivas, minimizando os riscos que envolvem o dia-a-dia dos empreendedores e o futuro das organizações.
2. Dados ajudam a resolver problemas
Quem nunca presenciou uma queda brusca ou um mês com baixo crescimento de vendas? Quando algo sai do esperado, identificar as razões que levaram a tanto é fundamental para voltar a prosperar.
No entanto, esse tipo de análise não pode ser baseada na intuição ou em experiências passadas. É preciso acompanhar e rever os processos e decisões para entender onde estão os gargalos.
Com a análise de dados, acompanhar todas as etapas de uma atividade se torna uma tarefa regular. Assim, é possível mensurar o desempenho de todas as tarefas e otimizá-las.
Os atletas e times esportivos são um grande exemplo disso. Todos os jogos são monitorados para que os indicadores de desempenho sejam mensurados. Assim, é possível rever a estratégia e mudar aquilo que não deu certo.
3. Dados ajudam a medir o desempenho
Falando em desempenho, chegamos a outro benefício da análise de dados. Além de medir os resultados das ações, é possível entender a performance de cada departamento ou pessoa.
E, se esse não é um acompanhamento que a sua empresa faz, avaliar os resultados do marketing e vendas dificilmente será uma tarefa rotineira e eficaz.
Medir o desempenho significa acompanhar todos os passos da organização. E isso envolve o alocamento de recursos internos, lançamento de produtos, entre outros.
Entender quem são os melhores vendedores, por exemplo, pode evitar que a empresa “desperdice” os leads conquistados pelo marketing.
Imagine que todo o investimento e recursos usados na atração e relacionamento com os leads são mal aproveitados assim que o lead é encaminhado para um vendedor de baixo desempenho. E isso significa uma grande perda de recursos.
Em outras palavras, os dados trazem mais clareza para que você aposte nos lugares certos e atinja objetivos maiores.
4. Dados ajudam você a melhorar os processos
Otimizar os processos é sinônimo de reduzir gastos e desperdícios de tempo e dinheiro. E todas as empresas sofrem com esse tipo de despesa desnecessária. Afinal, alocar mal os recursos impacta diretamente na lucratividade.
Como os dados revelam o desempenho dos times e ações, é possível identificar o que traz, ou não, retorno. Além disso, o monitoramento em tempo real permite identificar gargalos com agilidade e mudar a estratégia.
Focando nos investimentos em marketing, esse tipo de benefício ajuda a alocar tempo e dinheiro nas estratégias certas.
Alinhar táticas, campanhas e ações se torna uma tarefa mais precisa. Afinal, você passa a saber com mais exatidão onde está o seu público e qual o potencial de retorno de cada canal.
5. Dados ajudam a entender os consumidores e o mercado
Não há nada mais valioso para uma estratégia de marketing do que conhecer as personas do negócio. Afinal, quanto mais adequado for o entendimento dos seus clientes, mais fácil será impactá-los e vender.
A coleta e análise de dados facilita obter esse tipo de conhecimento. Além disso, você consegue testar e identificar os tipos de abordagem, horários e canais mais eficazes. E, como você já deve saber, são nesses detalhes que está o grande pote de ouro.
Ainda é possível cruzar as informações dos consumidores com a demanda do mercado para entender o que está em alta. Assim, a produção, estoque e logística também se beneficiam.
Novamente, todo o negócio se torna mais produtivo e focado. Resultando em vantagens competitivas que o farão se diferenciar dos concorrentes.
Crescendo com previsibilidade
Por meio da análise de dados é possível deixar a intuição de lado e tomar decisões baseadas em fatos. Com isso, a empresa para de atuar apenas em momentos de crise e passa a operar de forma propositiva para assim evitar os problemas. Diminuindo dessa forma as reclamações; e aumentando a fidelização dos clientes, a produtividade e a margem de lucro.
No entanto, cuidado, a coleta de dados pode gerar confusão. Isso, claro, se não for realizada de maneira correta.
Armazenar inúmeros dados sem filtrar o que realmente importa é o equivalente a se distrair olhando na direção contrária. Por isso, muito mais do que reunir informações, é importante saber o que se espera delas.
Nesse sentido, o uso de dashboards, metas bem estabelecidas e a habilidade de análise em tempo real são fundamentais.
É a combinação de todos esses fatores que fará os dados realmente gerarem inteligência para a sua empresa.
Sua empresa está pronta para tomar decisões mais assertivas e crescer de forma previsível?
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