A otimização de site é um assunto cada vez mais presente no universo digital. E não é à toa.
Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conectadas e recorrem aos mecanismos de busca, como o Google, para encontrar novos produtos e serviços.
Em mercados competitivos, é fundamental aparecer bem na hora em que os potenciais clientes estão buscando pela solução oferecida pela sua empresa.
Ter uma boa presença online pode ser um grande diferencial para vender mais. Com um site otimizado e bem posicionado na busca, é possível atrair mais visitantes qualificados e aumentar as chances de conversão em vendas.
Outro ponto importante é que os sites precisam ser atualizados constantemente. Essa atitude, além de trazer mais credibilidade perante os clientes, é fundamental para o SEO. As linguagens de programação mudam rapidamente e ficar atento às novidades é crucial!
Nesse ponto, os sites antigos também são mais vulneráveis a ataques. E você não quer ver o seu negócio ou imagem de marca arruinados, certo?
Além disso, a otimização de sites possibilita gerar resultados orgânicos. Em outras palavras, não será preciso investir valores cada vez maiores em anúncios para ganhar visibilidade.
Conheça as vantagens e os resultados que um site atualizado pode proporcionar ao seu negócio! Continue acompanhando nosso artigo:
A importância da otimização de site
A otimização de sites é fundamental para posicionar sua empresa nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como o Google. Com isso, é possível aumentar a visibilidade e atrair novos clientes para o site da empresa.
Atualmente, estar presente no Google é essencial para existir no mundo digital. Sites que não aparecem nas primeiras posições dificilmente conseguem se destacar em meio à concorrência.
Além disso, sites antigos podem transmitir uma imagem de falta de profissionalismo, já que tendências de layout e comunicação visual evoluem constantemente. Por isso, é importante manter o site atualizado e com um design moderno. Sites que não aparecem nas primeiras posições dificilmente conseguem se destacar em meio à concorrência.
Por fim, a segurança do site é uma questão crucial. Com a evolução dos hackers, é imprescindível manter os módulos de segurança atualizados para evitar ataques que tirem o site do ar ou roubar informações confidenciais da empresa e dos clientes.
Ganhar a confiança dos seus clientes
Acredita-se que os sites que aparecem em primeiro lugar na busca do Google são mais confiáveis, completos e atualizados. Isso se deve ao fato de que esses são alguns dos critérios que o próprio Google avalia.
Ao otimizar seu site, ele tem mais chances de aparecer nas primeiras posições da busca, aumentando as chances de ser acessado por potenciais clientes. Com isso, é possível gerar mais contatos e vendas, o que contribui para a conquista da confiança dos clientes.

Aumentar o ROI sem precisar investir mais
Como falamos no início do artigo, a otimização de sites é uma estratégia orgânica. Se for mantida da maneira correta, tem o potencial de trazer resultados a longo prazo para o seu negócio.
Isso significa que você não precisará aumentar constantemente os investimentos em campanhas para conseguir uma boa visibilidade para o site. Um projeto de SEO bem executado consegue gerar resultados qualificados a longo prazo para a sua empresa!
Segmentar melhor o público-alvo
Para otimizar um site, é necessário escolher as palavras-chave que serão buscadas pelos usuários, a fim de que o site seja exibido na busca. Definir termos mais específicos pode auxiliar a segmentar melhor o público que acessa a página da sua empresa.
Quanto mais direcionado for esse trabalho, mais eficaz será a otimização e maior será a qualidade dos visitantes. Com isso, é possível atrair um público mais qualificado e interessado nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Otimização de site da sua empresa
Agora que você já sabe que o SEO é uma excelente maneira de conquistar autoridade, é preciso entender o seu funcionamento.
O primeiro passo é selecionar as palavras importantes para o negócio. A partir daí, diversos aspectos serão analisados e modificados para o seu site ficar mais moderno e relevante.
De forma geral, considere 3 grandes pilares para um site aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca:
1 – Tecnologia
O Google precisa conseguir “ler” o seu site. Isso porque ele precisa para entender se o seu site é ou não relevante para as pesquisas realizadas pelos usuários.
O site da sua empresa precisa ter sido desenvolvido com uma linguagem de programação moderna e carregar rapidamente. Além disso, o mecanismo de busca deve ter indicações do nome e do descritivo das páginas e das imagens.
Aqui, também é fundamental pensar em um site que seja responsivo, ou seja, tenha boa visibilidade em todos os dispositivos. Afinal, o número de pessoas que usa smartphones é crescente e o Google está atento a essa tendência.
Sites que não oferecem uma boa navegação em todos os dispositivos impactam diretamente na credibilidade da marca e em vendas. É provado que, quando o site não é responsivo, as pessoas tendem a abandoná-lo. E essa atitude impacta negativamente nas conversões.
Por fim, a programação e o código-fonte em si também é uma questão de segurança contra vírus e cyber-ataques. É a credibilidade da empresa e, até mesmo, informações que podem estar em jogo!
2 – Conteúdo
O segundo grande pilar para otimizar um site está relacionado ao seu conteúdo. Sites com poucas informações e desatualizados não têm a menor chance de se posicionarem bem nas pesquisas.
O seu site precisa trazer dados e dicas relevantes para os clientes, como modelos e usos dos produtos, contatos da empresa, fotos, entre outros.
Mantenha essas informações constantemente atualizadas. E, de preferência, aposte em um blog para apresentar conteúdo exclusivo, que complemente as informações do seu site.
Quanto mais o seu conteúdo for interessante, maiores serão os acessos e os compartilhamentos e, consequentemente, as chances de o Google entender que o seu site é relevante naquele segmento.
Não se esqueça de usar as palavras-chave escolhidas lá no começo do projeto nos textos. Mas, faça isso de uma forma natural e que faça sentido. “Inundar” o site com essas palavras pode acabar resultando no efeito contrário e o Google provavelmente vai penalizá-lo.
Aqui, também é importante alertar para o design do site, que faz parte do conteúdo. O aspecto visual consegue aumentar a identificação do público com a marca e transmitir credibilidade. Sites com designs poluídos, confusos e amadores despertam a desconfiança nas pessoas. O resultado é uma queda nos contatos e nas vendas e a desvalorização da sua marca.
3 – Autoridade
Autoridade significa reconhecimento. Otimização de sites quer dizer que os conteúdos do blog e do seu site todo precisam ser compartilhados. Esse compartilhamento deve ocorrer em outros portais que também sejam relevantes dentro do assunto.
Suponhamos que a sua empresa seja uma loja de tecnologia que vende notebooks. Como parte da estratégia de SEO, há um blog que fala sobre os últimos lançamentos e apresenta reviews de produtos.
Em um dado momento, um blog influente de tecnologia publicou um dos posts em sua página citando a fonte.
Se isso acontecer, considere como um indicativo de ouro: sua empresa está no caminho certo para conquistar a autoridade. E, com certeza, começará a se destacar nas pesquisas dos usuários!
Vale reforçar que um projeto de SEO é complexo e demanda conhecimentos específicos. Além disso, o Google muda os seus critérios com frequência.
Por isso, é importante contar com um parceiro que realmente entenda do assunto e tenha experiência na área. Caso contrário, as chances de o seu site ser penalizado e “sumir do mapa” podem ser muito grandes!

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