O marketing de conteúdo está revolucionando a forma como as empresas se comunicam e divulgam seus produtos e serviços.
Esse tipo de estratégia vai contra o formato tradicional de marketing, em que os clientes são interrompidos com propagandas intrusivas e que, muitas vezes, não os ajudam a resolver problemas ou melhorar as suas vidas.
O que é marketing de conteúdo?
Antes de qualquer coisa, é importante entender o que o marketing de conteúdo tem como objetivo engajar o público-alvo. Além de consolidar uma marca como autoridade no mercado.
O marketing de conteúdo atrai leads altamente qualificados para o seu negócio. Isso porque ele é baseado na produção e divulgação de materiais exclusivos. Esses materiais devem servir para entreter ou conter dicas e informações que realmente ajudem as pessoas.
É por isso que investir em marketing de conteúdo está se consolidando cada vez mais como uma forma de se diferenciar dos concorrentes. Essa modalidade tem-se mostrando uma excelente estratégia para pequenas e médias empresas.
No Brasil, é cada vez maior o número de negócios que vem adotando esse tipo de estratégia. Independentemente de porte ou área de atuação.
Ainda não está convencido? Te daremos 6 motivos incontestáveis para provar que sua empresa pode estar perdendo tempo em não apostar no marketing de conteúdo!
Por que você precisa investir em marketing de conteúdo?
1 – Educação levanta as vendas
Principalmente em mercados com vendas mais complexas, como o de tecnologia, mostrar para potenciais clientes o motivo pelo qual eles devem adquirir o que a sua empresa oferece, faz toda a diferença para alavancar as vendas.
Por melhor que seja o produto oferecido, as pessoas dificilmente irão comprá-lo se não entenderem os benefícios. Elas precisam perceber as facilidades que o produto pode trazer para suas vidas ou seus negócios.
O marketing de conteúdo é uma excelente maneira de educar potenciais clientes. Através dele é possível provar, na prática, quais benefícios as pessoas podem desfrutar ao fechar negócio com você.
2 – Qualificação de leads
Não é fácil prospectar clientes. Muitas vezes, nos vemos presos em meio a um ciclo em que as oportunidades encontradas não são qualificadas.
Dar um “tiro de canhão” para tentar acertar nas pessoas certas, ou até mesmo não ser capaz de oferecer as ferramentas mais adequadas para a sua equipe de vendas, resultará em um esforço muito grande e alto custo para resultados abaixo do esperado.
O marketing de conteúdo ajuda a qualificar os leads e a gerar contatos com grande potencial de fechamento de negócio.
Quando uma pessoa faz o download de diversos eBooks, por exemplo, é um excelente indicador de que ela realmente está interessada no assunto.
Com isso, sua equipe de vendas receberá contatos que já possuem conhecimento a respeito das vantagens do produto/serviço. Assim, o tempo de fechamento da venda será muito menor!
3 – Quem tem autoridade ganha mercado
A Apple é reconhecida como referência em tecnologia e design. Por isso, muitas pessoas compram seus produtos sem fazer muitas comparações com outras marcas ou questionar preços.
Isso acontece quando uma empresa consegue se consolidar como autoridade no mercado e passa a ser reconhecida como especialista naquele segmento.
O marketing de conteúdo, novamente, é uma das melhores estratégias para alcançar esse patamar. Quando você oferece materiais que ajudam o seu público a tomar decisões, é natural que passe a ser visto como referência naquele tema.
O benefício são leads atraídos naturalmente para o seu negócio e com altas chances de se transformarem em clientes.
4 – Ninguém quer consumir publicidade irrelevante
Como falamos logo no início do artigo, as pessoas não querem mais consumir conteúdos irrelevantes e vazios.
Já passou o tempo em que o consumidor não tinha informação e acreditava cegamente no que os vendedores falavam. Hoje em dia, as pessoas pesquisam, comparam e, muitas vezes, sabem mais do que a própria empresa para tomar as suas decisões de compra.
Isso significa que não adianta mais “empurrar” produtos e serviços ou usar apenas argumentos de promoções para vender. Oferecer conteúdo e realmente ajudar as pessoas fará toda a diferença para que sua marca ganhe valor e seja reconhecida.
5 – Marketing de conteúdo não é tão caro quanto parece
Se você está pensando que fazer marketing de conteúdo deve demandar investimentos muito altos, esse será o motivo definitivo para você mudar de ideia.
É possível conquistar resultados apenas com um blog e muita disposição e criatividade para criar conteúdo de qualidade.
E o melhor de tudo é que os resultados são a longo prazo. Ou seja, uma vez que você conquistar uma posição de autoridade em seu mercado, não precisará investir altos valores em mídia.
6 – Contra dados não há argumentos
Se, mesmo após todos esses motivos, o marketing de conteúdo ainda parece muito abstrato para você, saiba que os resultados são reais e comprovados.
De acordo com a pesquisa ContentTrends 2016, empresas que investem em marketing de conteúdo geram 4 vezes mais visitas aos seus sites e conquistam 5 vezes mais leads.
A estratégia tem sido tão benéfica para os negócios, que 50% das empresas brasileiras aumentaram os investimentos em marketing de conteúdo de 2015 para 2016.
Além disso, 67% das organizações afirmaram na pesquisa que pretendem aumentar os investimentos na estratégia durante 2017.
Por onde começar?
Agora que você já sabe que investir em marketing de conteúdo é um excelente caminho para aumentar a visibilidade da sua marca e conquistar novos clientes, chegou o momento de entender como começar.
Foco no público-alvo
Para um conteúdo ser relevante, ele precisa estar adequado ao público-alvo da sua empresa. Isso significa que é fundamental entender a fundo quais os problemas e necessidades dessas pessoas para produzir os materiais.
Levante o máximo de informações que puder para que seja possível planejar uma estratégia certeira e eficaz. Com um perfil bem detalhado dos seus potenciais clientes, ficará muito mais fácil de direcionar as ações e os materiais.
Seleção e integração dos canais
Uma estratégia de marketing de conteúdo vai muito além de criar um blog e fazer algumas postagens. Essa é uma estratégia que pode – e deve – permear várias frentes de divulgação.
Faça com que o conteúdo se transforme em uma premissa fundamental para todo o marketing digital da sua empresa. Desde a atualização das redes sociais, até os envios de e-mail marketing e, inclusive, o próprio site.
Você verá que esse tipo de foco começará a trazer resultados muito maiores e, dessa forma, a estratégia será muito mais integrada.
Organização e frequência
Outro ponto importante e que precisa ser considerado é o calendário editorial dos conteúdos que serão produzidos.
Planejamento e organização são essenciais para que sua empresa consiga manter uma frequência e coerência nos materiais produzidos.
Tenha em mente que de nada vai adiantar criar conteúdos incríveis se eles forem escassos. Por isso, defina cronogramas e responsáveis para manter essa engrenagem sempre funcionando.
Divulgação também é importante
O marketing de conteúdo tem um enorme potencial para ampliar a visibilidade da sua empresa. No entanto, dificilmente as pessoas descobrirão os materiais sozinhas.
Investir em campanhas online, seja no Facebook, no Google ou via e-mail, é de extrema importância para que o conteúdo chegue a conhecimento do público e, a partir daí, comece a ser disseminado.
Não deixe de monitorar
Apesar de ser focado em conteúdo, esse tipo de estratégia também precisa ser monitorada e ajustada constantemente para gerar resultados.
É importante definir os objetivos de marketing de conteúdo para, a partir daí, acompanhar o indicador de sucesso de cada ação. Além de identificar quais tipos de materiais, linguagens e abordagens trazem melhores resultados.
A mensuração dos resultados ajudará sua empresa a otimizar os investimentos e focar nas frentes com maior potencial de ROI. Além disso, avaliar constantemente as ações permite tomar decisões rápidas e aproveitar oportunidades antes que seja tarde demais.
Conte com a ajuda de quem entende do assunto
Apesar de ser uma estratégia que não demanda altos investimentos para começar, é importante estruturar um planejamento condizente e que venha acompanhado de análises.
Por isso, contar com o apoio de uma agência especializada em marketing de conteúdo fará toda a diferença para que a sua empresa alcance o patamar e os resultados esperados.
A experiência e o entendimento das melhores práticas possibilitarão com que a sua empresa otimize as ações e os investimentos e, assim, o marketing de conteúdo seja levado para um outro nível!