Global branding como fazer uma gestão de marca global e de excelência

Global branding: como fazer uma gestão de marca global e de excelência?

O mundo, hoje, é globalizado. Com a transformação digital, diversas barreiras foram vencidas. Temos a oportunidade de alcançar um público maior, em localizações geográficas diferentes, com muito mais facilidade. E isso abre um espaço enorme para o global branding.

A pergunta que fica é: você aproveita toda essa globalização à sua disposição para favorecer sua marca? Enxerga o mundo inteiro como uma oportunidade de atuação para o seu negócio? Pode parecer abrangente, mas nos dias de hoje é preciso pensar em atingir públicos de culturas e de localidades diferentes.


O global branding é a estratégia de gestão de uma marca visando diferentes regiões do mundo. O objetivo é aumentar sua força e seu reconhecimento nos mercados em que atua. Essa estratégia também pode ser chamada de branding global ou branding internacional.

No global branding, há um estudo de como a marca deseja ser percebida em diferentes lugares do mundo. Ele avalia como ela será posicionada em cada mercado para ser reconhecida da melhor forma em cada cultura.

Isso porque não basta simplesmente tentar inserir os seus produtos em um mercado de outro país. É preciso construir uma percepção de marca para que o seu produto ou serviço seja relevante para aquelas pessoas.

Assim, podemos dizer que o global branding consiste em um estudo de quais elementos da marca fazem sentido a nível global. E, além disso, de como devem ser adaptados para cada região.

Quais são as vantagens do global branding?

Se a sua marca já está bem posicionada regionalmente, agora é a hora de voar! É claro, que com o seu know-how, você pode aplicar algumas das estratégias atuais em outras localidades. Isso garante que a essência do seu negócio seja mantida, independentemente do lugar.

A expansão é consequência do sucesso. Se a sua marca vai bem, por que não mostrá-la para o mundo? Abaixo, separamos alguns benefícios que essa decisão de expandir pode trazer para a sua empresa. Vamos lá!

Maior alcance

Essa é a mais óbvia – porém não menos importante – vantagem para as marcas que se tornam globais. Você alcança mais pessoas em novos mercados. E pode descobrir novos nichos de público que fortalecem as suas vendas. Isso, é claro, além de proporcionar mais oportunidades e estratégias diferentes para a sua marca.

Encontre novos mercados

Explorar novos países pode ser um caminho incrível para encontrar novas oportunidades! Às vezes, o seu produto é exatamente o que determinada cidade está precisando, e você nem sabe.

Melhore a sua percepção de marca

Considere as empresas que são conhecidas mundialmente ou que pelo menos possuem filiais/franquias em diferentes localizações. Elas costumam ter mais credibilidade do que as empresas locais. Quanto maior for a sua expansão para novos lugares, melhor será a sua percepção de marca. Isso se deve principalmente ao fato de que ela será conhecida por mais pessoas.

Além disso, uma estratégia de global branding reforça a identidade de marca a nível mundial. E conquista ainda mais a confiança das pessoas. O importante é ter em mente que você precisa manter a relevância da sua marca para todas as áreas em que atua. Isso independe da localização do seu negócio.

Compras online, por exemplo, são uma tendência para o futuro e devem continuar crescendo. O comércio eletrônico veio para ficar, e isso é uma ótima oportunidade para vendedores, varejistas e marcas em geral. Assim surge a chance de expandir seus negócios para outras economias

Adotar uma comunicação integrada – personalizada para cada região, mas que converse no todo – fará toda a diferença. Estude o seu público, não generalize as suas ações. E lembre-se de que cada local é uma nova oportunidade para alavancar as suas vendas e fazer sucesso!

Posicione sua empresa no mercado com a mentoria em branding da Elévon

Por meio de exercícios teóricos e práticos, vamos ajudá-lo a:

  • Mapear seus valores e sua cultura.
  • Determinar seu público-alvo e as associações pelas quais sua marca quer ser lembrada.
  • Revelar seu propósito
  • Traçar a proposta de valor.
  • Organizar seu portfólio.

Dessa forma, podemos planejar o crescimento da sua empresa e definir como sua marca vai se diferenciar e se posicionar no mercado.

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