A Era Digital transformou a maneira de marcas e pessoas se relacionarem. Hoje, com as redes sociais, é possível estar ainda mais próximo do seu público-alvo. Você pode estreitar esse relacionamento através dos conteúdos gerados e publicados nesses meios. Ou seja, esse espaço se tornou uma vitrine online.
As redes sociais deixaram de ser apenas uma ferramenta de relacionamento e comunicação para as marcas. Nessa vitrine online, as pessoas conhecem o conceito, os produtos e o universo de empresas e serviços com alguns cliques.
Que tal conferir algumas dicas de como utilizar o Instagram para atrair o seu público? Leia a matéria e descubra!
Usando o Instagram como vitrine online
Falando especificamente do Instagram, ele é, hoje, a rede social mais utilizada para esse tipo de divulgação. Um levantamento da Cuponation indica que 85% das pessoas vê o Instagram como um novo meio de encontrar produtos. Trata-se de uma ferramenta considerada essencial para potencializar vendas.
Ela ajuda a expandir seu nicho de clientes, vender produtos e alcançar perfis que correspondam ao da sua persona. Com conteúdos relevantes e as estratégias certas, o Instagram pode ser uma ponte. Ele transforma um desconhecido em seguidor, um seguidor em cliente, e um cliente em um fã.
O que faz do Instagram uma das melhores alternativas para o e-commerce? Além da ampla base de usuários, a plataforma é apoiada em comunicação visual. Ou seja: imagens e vídeos.
É imprescindível saber utilizar a ferramenta se quiser ampliar suas vendas e sua rede de contato com os clientes. Com esse conhecimento, sem dúvida você vai obter resultados incríveis. Porém, para alcançá-los, é preciso calma e atenção. Assim, seu perfil se torna atraente, como uma vitrine de loja.
Separamos algumas dicas para deixar o seu perfil preparado e impulsionar as suas vendas. Vamos lá!
Criatividade
Parece óbvio, é verdade. Mas com tanta gente em busca do mesmo objetivo (ser visto e seguido) e dos mesmos nichos no Instagram? Ser criativo deixa de ser um diferencial e passa a ser uma necessidade para destacar a sua vitrine online.
Se você não quer passar despercebido, precisa ousar nos conteúdos. Crie um material bacana, que realmente vai despertar interesse, curiosidade e principalmente identificação com o público. Seja único. Tenha um conteúdo bem pensado. E, antes de publicá-lo, considere:
Se eu fosse o meu público e visse essa publicação, ela faria diferença no meu feed?
Se a resposta for “sim”, o post está no caminho para gerar alcance e curtidas para a sua marca.
Planejamento
Nos perfis pessoais, quanto mais orgânicas forem as publicações, melhor elas funcionam. Nos negócios que utilizam a rede social como uma vitrine online, não é bem assim. É preciso planejar o post pensando na disposição dos elementos no feed, na forma como você está apresentando seu produto ou serviço.
Um calendário de posts é ideal para organizar as publicações da semana e o que será postado a cada dia. O horário também é importante! Planeje-se para fazer as publicações na hora em que seu público estiver online.
Interação
Imagine enviar um comentário ou um direct e não ser respondido? Ninguém gosta de ser ignorado, certo? Nossa cultura é imediatista, e os consumidores online também são assim.
Seja cordial nas respostas. Tire um tempo do dia só para interagir com os seus seguidores e responder comentários e mensagens. Isso é fundamental para o sucesso do perfil e também para fortalecer o relacionamento entre marca e cliente.
Aproveite os comentários para investir nas hashtags. Elas ajudam muito nas buscas dentro do Instagram e facilitam que seu perfil seja encontrado. Use-as com moderação, sempre pensando nas que fazem sentido para o seu negócio.
Escolha os produtos corretos
Atente-se às tendências e ao que está rolando no mercado para escolher os produtos que você posta. Se trabalhar com moda, então, essa atenção é crucial. Isso ajuda no engajamento, e você pode abordar temas que estão em alta.
Use tags e aproveite o timing. Conhecer o mercado é essencial para não deixar essas oportunidades passarem batidas.
Investir em mídia paga também é uma estratégia assertiva. Quer expandir o seu alcance e fazer com que outras pessoas conheçam a sua marca? Impulsione publicações que performam melhor do que outras na sua rede social. Assim como uma loja coloca os produtos mais atrativos na vitrine, você também pode fazer isso na sua vitrine online.
Integrar virtual com loja física
O omnichannel trata de experiências contínuas e lineares em diferentes plataformas e meios. A sua loja virtual é uma continuação digital do seu espaço físico – e vice-versa. Certifique-se de ter uma comunicação alinhada e de disponibilizar as mesmas informações em diferentes plataformas.
Por exemplo: se realizar uma ação de data comemorativa na sua loja presencial, leve-a para os seus posts no Instagram também. Isso gera identificação e unidade, e garante uma experiência de compra muito mais atraente para o seu público.
Gostou das dicas? Aproveite para melhorar suas vendas e saiba como mensurar seus resultados no Instagram.