Já mostramos aqui como criar uma Fan Page no Facebook e hoje vamos nos aprofundar mais na questão da análise de desempenho, uma etapa importante para garantir bons resultados com sua página.
Muitas empresas criam um Fan Page sem ter uma estratégia correta e acabam utilizando a rede social como mais um canal para divulgação de seu produto ou serviço. No entanto, ao agir dessa forma a empresa perde a oportunidade de entender e se relacionar melhor com seu público.
O Facebook conta com um relatório de desempenho conhecido por Facebook Insights. Por ele é possível analisar o alcance das suas publicações e o envolvimento do público com elas. Ao analisar esses dados, você tem condições de perceber quais postagens fazem mais sucesso e assim otimizar sua estratégia de conteúdo para conquistar novos fãs, gerar Leads, melhorar o alcance e engajamento da página, e poder inclusive vender nas redes sociais.
A princípio esses relatórios parecem complicados, mas para te ajudar separamos abaixo os principais itens que você irá encontrar no Facebook Insights. Confira!
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Por onde começar
Para acessar o relatório você deve entrar na sua Fan Page e clicar na aba “Informações” localizada acima da capa.
A página que aparecerá na sequência mostra uma visão geral com os principais dados da sua Fan Page no Facebook. Você pode escolher se quer ver os dados do dia, do dia anterior, por semana ou mês.
A coluna na lateral esquerda mostra as métricas que podem ser analisadas nesse relatório. Vamos falar sobre as principais delas nos tópicos abaixo, seguindo o exemplo de nossa última campanha para o Ballet Nacional da Rússia entre o dia 23 e 30 de Junho:
Número de Curtidas
O primeiro item do relatório são as curtidas. Essa métrica chama bastante atenção dos usuários iniciantes que buscam aumentar o número de fãs da página.
Sem dúvida, o número de curtidas é essencial, contudo é necessário ter em mente que além de
quantidade é preciso ter qualidade, o que significa que as métricas que medem o envolvimento dos usuários com sua página terão uma relevância maior para sua produção de conteúdo do que o número de likes.
De qualquer modo, é importante entender e analisar esse item.
A primeira parte do relatório mostra o total de curtidas. É possível visualizar mês a mês o total de curtidas orgânicas e pagas e o total de descurtidas da página
Nesse item você também analisa onde as pessoas curtiram sua página, se foi com um desktop ou celular, ou por meio de anúncio, por exemplo.
Alcance da sua Fan Page no Facebook
O Alcance das publicações é a primeira métrica que aparece nessa seção. Ela é importante para que você possa analisar quantas pessoas visualizaram suas publicações, independente dos usuários terem interagido com elas ou não. Uma página pode ter inúmeros fãs, porém suas postagens não serão exibidas para todos.
Ao colocar o cursor sobre o gráfico você tem acesso ao alcance orgânico e pago de suas publicações.
O item seguinte dessa métrica diz respeito à quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos. É um dado bastante relevante, pois com ele você identifica o engajamento do público com sua página. Também é importante observar o tipo de postagem que teve mais interação com o público e apostar nesse modelo para os próximos conteúdos.
Dentro do item “Alcance” também é possível analisar o número de pessoas que ocultaram suas publicações, descurtiram a página ou a denunciaram como spam. Esses dados mostram as interações negativas do público com sua Fan Page no Facebook. O ideal é que essas taxas sejam baixas, caso ocorra o contrário é um sinal que sua estratégia de conteúdo precisa ser modificada.
A última parte dessa seção mostra o “Alcance Total“, onde é exibido o número de pessoas que foram alcançadas, não só por publicações, mas também por anúncios, check in, entre outros. Assim como o alcance das publicações, esse também é dividido em orgânico e pago.
Visualizações da Página
Nesse item você pode entender melhor como ocorre a visualização da página.
O Facebook Insights mostra o número total de visualizações e o número de acessos em cada guia, como a guia de fotos, posts ou a guia “sobre”, por exemplo.
Também há a possibilidade de identificar a faixa etária, gênero, localização demográfica e o tipo de dispositivo utilizado.
Ações na Pagina
Essa seção está relacionada às ações do usuário dentro da sua pagina. Exibe o número de cliques em áreas como site, número de telefone, e como chegar. Assim como o item anterior, também é possível analisar a faixa etária, região demográfica, etc.
Publicações
Esse item exibe dados relevantes para sua estratégia de conteúdo. Um deles é a informação sobre quando os fãs estiveram conectados. Ao analisar esse dado, você identifica os dias da semana e o horário onde geralmente há mais pessoas conectadas e assim programa suas postagens para esses momentos.
Ao clicar em “Tipos de Publicações” você tem acesso aos dados de suas publicações e tem a chance de analisar quais tiveram maior alcance e envolvimento. Se foram aquelas que tiveram link, foto ou vídeo, por exemplo. O envolvimento está relacionado à interação do público com o post, como curtir ou fazer um comentário, por exemplo.
Nessa seção você também analisa as publicações enviadas para identificar as que obtiveram melhores resultados. Observe o tipo de postagem que agrada mais seu público, que tem maior alcance e envolvimento e invista na produção de conteúdo nesse formato.
Vídeos
Os vídeos possuem um excelente desempenho dentro da rede social. Por isso, o Facebook Insights conta com uma seção especifica para ele.
Nessa área, você pode analisar a quantidade de visualizações de seus vídeos. Também é possível saber se seus vídeos foram visualizados por mais de 3 ou 10 segundos. Esses dados demonstram a qualidade do conteúdo e a relevância dele para o seu público.
Pessoas
Essa seção demonstra o perfil do público que curtiu sua Fan Page no Facebook, divididos em gênero, faixa etária e região.
Além dos fãs da página, suas publicações também alcançam outros usuários. Ao clicar em “Pessoas alcançadas” você tem uma visão exata da porcentagem de pessoas alcançadas e quantas delas curtiram página.
Além disso, você consegue observar se o perfil das pessoas alcançadas é parecido com o dos fãs da página. Se houver uma grande diferença, pode ser que suas publicações não estejam relevantes para os seus fãs. Ou que há um outro perfil de pessoas a ser considerado na sua estratégia de conteúdo.
No item “Pessoas envolvidas” você analisa as características do público que interagiu com a sua página.
O Facebook Insights é uma excelente ferramenta para acompanhar o desempenho da sua página e conhecer mais sobre sua audiência. No entanto, além de analisar os dados frequentemente, é preciso colocar essas informações em prática e aprimorar sua estratégia de marketing de conteúdo. Assim, suas postagens serão mais relevantes e sua Fan Page no Facebook terá melhores resultados!