Hoje em dia estar presente na rede é essencial para os negócios e, para isso, é preciso investir em marketing digital, afinal ele pode aumentar, e muito, o lucro da sua empresa! Um orçamento de marketing digital – que é o assunto principal deste texto – deve ser definido com base em alguns fatores. Acompanhe esse artigo e saiba quais são eles!
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Métricas para investir em marketing digital
A principal vantagem de uma campanha de marketing digital é a mensuração de ROI (retorno de investimento) em tempo real, ou seja, você terá condições de analisar a quantidade de dinheiro que entrou e o valor investido para isto.
Essa métrica também te ajuda a identificar quais ferramentas da sua campanha impulsionam mais vendas, assim você poderá melhorar a estratégia.
No início da campanha, o retorno, muitas vezes, não chega próximo do esperado. Para alcançar a meta deve-se manter a continuidade na estratégia e acompanhar as métricas, elas são essenciais para analisar o crescimento e eficácia da campanha.
Além do ROI, outras métricas relevantes para serem analisadas são:
- Custo por Visitante – Diz respeito ao valor investido e o número de visitantes que seu site recebeu em um determinado período. Essa métrica pode ser analisada no Google Analitycs.
- Leads X Visitante – É preciso verificar do total de investimentos quantos visitantes se tornaram leads. Lembre-se que um dos principais objetivos da campanha de inbound marketing é gerar lead.
- Taxas de Conversão – Essas métricas esclarecem quantos visitantes foram convertidos em leads e em clientes. Mostra os resultados alcançados em acessos, cliques, download de ofertas, vendas, e etc. Ao analisá-las corretamente você tem condições de identificar a qualidade da sua oferta. Por exemplo, se uma Landing Page apresenta taxa de conversão baixa é sinal que precisa ser revista.
Para garantir que o orçamento de marketing digital seja aplicado corretamente é essencial que os profissionais da empresa acompanhem as métricas e saibam analisá-las, assim será possível melhorar o desempenho da campanha e definir o quanto investir.
Custos que envolvem um orçamento de marketing digital
Se você realmente quer gerar resultados expressivos, é preciso investir em marketing digital de forma contínua e saudável, sempre mensurando o retorno do investimento.
Geralmente um orçamento de marketing digital envolve pelo menos os seguintes investimentos:
- Desenvolvimento ou atualização do website;
- Anúncios (Google Adwords, Facebook Ads e outros);
- Produção de conteúdo;
- Ferramentas (e-mail marketing, automação de marketing, analytics, CRM, etc);
- Equipe ou agência parceira;
Quanto investir
Falando diretamente em valores, para obter sucesso com uma campanha digital considerando uma estratégia de inbound marketing completa com os itens que listamos acima, o ideal é que se inicie o processo com um orçamento de marketing digital de ao menos R$5.000,00 por mês.
Conforme os resultados forem aumentando o recomendado é que o investimento seja entre 5% e 10% do faturamento dependendo do custo do produto e da margem de lucro.
Principais erros de uma campanha de marketing digital
Agora que você já sabe quanto investir em marketing digital. Você precisa se familiarizar com alguns pontos importantes para garantir que seu orçamento seja aplicado corretamente.
1 – Esperar resultados imediatos
Para garantir o sucesso da estratégia de marketing digital é necessário realizar um trabalho contínuo e duradouro. Muitos empresários esperam retorno imediato ao investir em marketing digital, porém a campanha deve ser executada a longo prazo para obter resultados satisfatórios e impactar no faturamento.
2 – Desconhecer sua audiência
Já falamos aqui sobre a importância das personas para sua estratégia. Para direcionar seus investimentos corretamente você deve entender seu público alvo e saber as necessidades dele para elaborar conteúdo relevante. Além disso, você deve acompanhar sua audiência em todos os canais de relacionamento.
3 – Não fazer pesquisa nem planejamento
Para divulgar seu negócio online e alcançar sua audiência é essencial fazer pesquisa e planejamento definindo seus objetivos, público, as ferramentas necessárias, etc, Outro ponto importante é integrar as mídias, mas para isso, você precisa saber onde seu público se encontra e quais os interesses deles.
4 – Publicações sem qualidade
Ao definir seu orçamento de marketing digital tenha em mente que a estratégia digital deve ser duradoura. Sendo assim, você deve realizar um planejamento para manter publicações frequentes e com qualidade. Se não houver um profissional responsável por essas atividades na empresa o ideal é buscar parcerias com agências ou profissionais especializados.
5 – Criar Campanhas sem patrocínio para impulsão
Anúncios patrocinados no Facebook ou Google são ótimas formas de alcançar sua audiência e aumentar o acesso ao site. Sem dúvida, seu investimento em marketing digital será mais assertivo se a estratégia contar com patrocínio para impulsão.
6 – Fazer várias mídias com pouco orçamento
Esse é outro erro comum entre os empresários que não possuem experiência com marketing digital. Se você tem um orçamento baixo o ideal é priorizar uma mídia para obter volume suficiente e garantir um bom desempenho nela.
7 – Não alinhar investimento x resultados
Você pode começar sua campanha com um orçamento de marketing digital pequeno, mas precisa ter em mente que o resultado será compatível com o valor investido.
A competitividade no meio digital é grande e para manter um crescimento nesse meio é preciso investimento. Assim que os primeiros resultados aparecerem é indicado ampliar o orçamento para aumentar a lucratividade.
8 – Não fazer acompanhamento frequente dos investimentos
Para garantir que sua empresa não perca dinheiro você deve fazer um acompanhamento frequente. Isso é necessário para analisar os indicadores de resultado da campanha e aperfeiçoá-la de forma mais eficiente.
Esse acompanhamento é essencial, e ele deve ser feito por profissionais que entendam de indicadores e otimização de campanha, do contrário sua empresa pode perder dinheiro.
9 – Colocar a culpa apenas no marketing digital
Se você não alcançou o resultado esperado é sinal de que alguma coisa está errada. Mas, isso não quer dizer que a culpa seja apenas do marketing digital. Ele é o responsável por atrair visitantes e possíveis clientes, porém para concretizar o processo de venda o visitante passa por outras etapas relacionadas ao site, atendimento e equipe de vendas.
Analise todos os componentes envolvidos na campanha para identificar qual necessita de melhorias, pode ser que seu site esteja precisando de otimização, por exemplo. Nesse artigo, falamos sobre como transformar seu site em uma máquina de vendas, vale a pena conferir!
Como vimos, para alcançar resultado com marketing digital é preciso investimento. Uma estratégia completa necessita de inúmeros fatores como anúncios, conteúdo, análise de métricas, e profissionais especializados, e todos esses fatores devem constar no orçamento de marketing digital.
Além disso, ao investir em marketing digital é importante ter consciência que o trabalho deve ser duradouro e contínuo para gerar impacto relevante no faturamento do seu negócio!
Fale com um consultor para ajudar a elaborar um orçamento de marketing digital da sua empresa!