Vivemos uma nova realidade no mercado de trabalho. Hoje, as competências já são consideradas tão importantes quanto a experiência profissional. Empresas e recrutadores buscam por perfis com aptidões específicas para as vagas. E isso é verdadeiro principalmente quando falamos de competências de marketing.
Com a transformação digital e as inovações trazidas pela tecnologia, o marketing se ampliou. Ou seja, se tornou uma área muito mais abrangente, ainda mais quando falamos em internet e em universo digital.
Competências de marketing e as inovações do setor
Se compararmos os cargos atuais disponíveis para a área, provavelmente muitos deles surgiram nos últimos dez anos. E isso acontece porque novas plataformas demandam novas competências profissionais. Assim, surgiram vagas para performance, SEO, conteúdo, e por aí vai.
Os dados também são parte da atual realidade do marketing. E é provável que os holofotes se voltem cada vez mais para eles. Não é mais possível criar estratégias de marketing ou campanhas de comunicação sem uma análise prévia de dados.
Assim, os profissionais do setor precisam estar cada vez mais preparados para lidar com esse tipo de mindset. E devem se qualificar para agir de acordo com os dados sem abrir mão da criatividade e das estratégias disruptivas – que já são consideradas requisitos de praxe nesses profissionais.
Mas como garantir que meu time seja capacitado com tantas inovações? Quais competências de marketing merecem a atenção para que ele cresça junto com a empresa? O que é essencial para desenvolver uma equipe de sucesso e garantir resultados de alto nível? Contamos a seguir!
Analytics
Como já mencionamos, tudo gira em torno dos dados. Hoje, uma equipe de sucesso é aquela que sabe aproveitar os dados como indicadores estratégicos. Que enxerga nos dados o que merece ser repensado e aquilo que não está funcionando para aquela ação ou público.
Essa visão analítica tende a se fortalecer cada vez mais como um diferencial estratégico. Assim como o estudo de métricas, os KPIS e a importâncias desses novos recursos.
Conteúdo e copywriting
As redes sociais têm se reinventado. De tempos em tempos, surgem ferramentas novas que proporcionam cada vez mais interatividade através dos conteúdos digitais. O marketing de conteúdo é a grande promessa no ambiente digital – seja por meio de posts, e-books, infográficos ou conteúdos interativos.
Hoje, um conteúdo bem escrito é a chave para cativar as pessoas e obter sucesso na sua estratégia.
SEO
A escrita como otimização para motores de busca também faz parte das competências de marketing mais relevantes atualmente. E tende a continuar se fortalecendo. Todo mundo quer, para o seu negócio, uma boa visibilidade na internet. Assim, quanto mais visibilidade, melhor. Afinal, quem não é visto não é lembrado.
Contar com profissionais competentes da área de SEO é fundamental. Eles garantem que a sua equipe saiba a melhor forma de levar determinado conteúdo ou material para uma boa posição. E, assim, ele alcançará o público-alvo.
Design UX e UX Writing
Esta é outra das competências de marketing indispensáveis para qualquer equipe. Hoje, tudo é experiência! A otimização para o usuário, seja do design ou da escrita, é essencial. Ela garante que sites, ferramentas, aplicativos e qualquer outro ambiente gerado pela estratégia de marketing sejam agradáveis.
Dominar essas áreas leva à criação de interfaces de fácil navegação. E de textos atraentes, que impactam positivamente a experiência do usuário.
E-mail marketing
Os e-mails continuam sendo uma das melhores ferramentas para se conectar com os leads. Eles geram interação com a sua base de contatos. Ainda assim, por mais simples que pareça, um e-mail precisa ser bem escrito para gerar interesse, ser interativo… Enfim, tudo aquilo que chama a atenção e o torna mais do que uma mensagem movida para a lixeira.
Aqui, a capacitação para garantir um conteúdo de qualidade também é essencial.
Inteligência emocional
Não apenas para competências de marketing, mas para competências em geral, a inteligência emocional é algo cada vez mais importante. E realmente faz toda a diferença, tanto no desempenho do colaborador quanto nos resultados da equipe como um todo.
A inteligência emocional é a habilidade de reconhecer e avaliar as emoções das pessoas ao redor. Desse modo, estabelece-se empatia para com essas emoções, o que melhora os relacionamentos.
Porém, ela também compreende a identificação dos próprios sentimentos, permitindo que o indivíduo seja capaz de gerir suas emoções. Essa é uma habilidade essencial para líderes e gestores, um diferencial para profissionais do futuro.
O fato é que novidades e novas áreas de estudo e de trabalho vão continuar surgindo. Por isso, buscar conhecimento e se manter atualizado são atitudes-chave para o sucesso. Além disso, equilíbrio emocional e competências como comunicação e flexibilidade também fazem parte do profissional do futuro.
Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre as competências de marketing e sobre outros conteúdos da área? Continue acompanhando nosso blog!