A geração de demanda orgânica é um dos principais desafios de um negócio. E essa é uma responsabilidade do Marketing que, posteriormente, deve encaminhar os leads para Vendas.
O Inbound Marketing é uma excelente e eficaz maneira de aumentar a geração de demanda orgânica. Por meio da metodologia, as divulgações de empresa se focam em atrair e nutrir potenciais clientes. E, dessa forma, o conteúdo é usado como uma ferramenta para conquistar autoridade na área.
No entanto, é importante reforçar que esse trabalho deve ser realizado com foco e estratégia. Afinal, de nada adianta gerar demanda se ela não for qualificada.
Mas como aumentar a geração de demanda de forma orgânica, ou seja, sem investimentos em mídia? Siga com a leitura deste artigo e entenda melhor!
O que é geração de demanda orgânica?
Todas as pessoas que chegam até o seu site ou até a sua empresa sem o intermédio de anúncios se enquadram no conceito de demanda orgânica. Normalmente, isso acontece porque o potencial cliente fez uma busca no Google e o seu site apareceu. Ou, então, porque viu um amigo compartilhar algum post da sua empresa nas redes sociais.
Ainda assim, é muito difícil dizer que uma demanda orgânica não envolveu custo algum. Esse é um trabalho que demanda conhecimento, planejamento e profissionais capacitados. No entanto, os resultados de um trabalho do tipo são muito mais qualificados e a longo prazo.
A geração de demanda orgânica, portanto, consiste em atrair potenciais clientes para a empresa sem um investimento direto em mídia. E, para ser eficaz, envolve não apenas a criação de oportunidades. Como também um relacionamento a longo prazo com leads, análise de resultados e geração de receitas.
Por que apostar na demanda orgânica
Muitas empresas já buscam a geração de demanda orgânica justamente por causa de seus benefícios, tais como:
1. Melhor custo-benefício
Apostar na geração de demanda orgânica colabora para reduzir os custos de Marketing. Afinal, o investimento em anúncios pode diminuir gradativamente sem que os resultados sejam impactados.
Com isso, a lucratividade também pode ser maior, tornando o custo-benefício do orgânico muito mais vantajoso.
2. Maior facilidade de escalabilidade
É fato que os resultados gerados a partir dos anúncios se encerram no momento em que eles são descontinuados. Ou seja, ou você paga e tem resultados ou não paga e não tem resultados.
Com a demanda orgânica, quanto mais você consegue atrair interessados, menor o custo. Afinal, é criada quase que como uma rede de compartilhamento em que a sua empresa se torna mais e mais relevante dentro do segmento.
3. Grande relevância
Falando em relevância, vamos para o próximo benefício da geração de demanda orgânica. Quando a sua empresa é reconhecida no mercado, é sinal de que a sua autoridade é alta.
Dessa forma, o relacionamento é muito mais genuíno e qualificado desde o começo. Impactando novamente para reduzir os custos com as estratégias de Marketing e para aumentar a lucratividade nas vendas.
4. Relacionamento a longo prazo
Por fim, a geração de demanda orgânica é sinônimo de relacionamento durável. Acompanhar e nutrir os leads e clientes por toda a jornada de compra só fará com que eles se engajem e se sintam ainda mais seguros.
Dessa forma, é possível vender mais para clientes atuais e, inclusive, incrementar o ticket médio.
Como usar o conteúdo para gerar demanda
Antes de tudo, é importante entender em qual estágio do funil de vendas a empresa está. Assim, é possível direcionar o conteúdo para que ele ajude o lead a seguir pela jornada. Se esse é um trabalho que está sendo realizado pela primeira vez pela empresa, o ideal é começar pelo topo do funil.
Depois, é importante relacionar as metas da geração de demanda com os objetivos de Marketing e Vendas. A partir do momento que se sabe quantos clientes precisam ser fechados, já é possível entender a quantidade de demanda a ser gerada.
Topo de funil
No topo de funil, trabalhar o SEO do site e estabelecer uma presença online é fundamental para a geração de demanda orgânica.
Aqui, é importante publicar conteúdo com frequência e trazer dicas e novidades importantes para as personas. No início, ainda pode ser interessante investir em mídia paga para que os conteúdos ganhem mais visibilidade.
Outra dica importante aqui é apostar também no trabalho de assessoria de imprensa para que a empresa consiga aparecer em portais ou e até veículos tradicionais. Participar de feiras e eventos do setor também ajuda bastante.
Meio de funil
No meio do funil os conteúdos devem começar a tocar nas dores das suas personas. Divulgar estudos de caso ou oferecer testes gratuitos do produto/serviços são excelentes maneiras de cumprir com esse objetivo.
Nesse momento, é importante focar em leads qualificados.
Fundo de funil
O fundo de funil é o momento de focar o conteúdo nos diferenciais do negócio. Portanto, use recursos como comparação com concorrentes e valores promocionais.
Nesse estágio, é importante ter como objetivo a geração de oportunidades para a equipe de Vendas. Ou seja, é aqui que o conteúdo vai contribuir de forma direta com o número de contratos fechados.
Dicas para potencializar a demanda
Além de alinhar o conteúdo com o funil de vendas, é importante se atentar a outros pontos para que a geração de demanda orgânica seja eficaz.
1. Mantenha a persona sempre em mente
Essa pode parecer uma dica óbvia, no entanto, muitas empresas falham ao tentar abraçar o mundo de uma só vez. Para conquistar relevância é preciso se estabelecer como autoridade em um segmento. E isso significa ser importante para um grupo de pessoas.
Dessa forma, a geração de demanda orgânica só é possível a partir de um entendimento profundo e foco nas personas do negócio. Caso contrário, a empresa acabará empregando muitos esforços e dificilmente obterá os resultados desejados.
Entenda o que a sua persona deseja/ precisa e desenvolva toda a estratégia de conteúdo a partir daí. Assim, ficará muito mais fácil de se posicionar como referência na área.
2. Invista em SEO
O SEO é o seu melhor amigo para a geração de demanda orgânica. Afinal, se o seu site aparece nos resultados não pagos, você ganha ainda mais visibilidade sem precisar pagar por isso.
Um bom projeto de SEO contempla tanto a estrutura e atributos técnicos do site quanto o conteúdo. Por isso, manter um blog atualizado e que responda às principais dores dos clientes faz toda a diferença.
A dica aqui é pesquisar as palavras-chave mais relevantes para as suas personas. Mas sempre tendo em mente que, muitas vezes, os termos genéricos não são as melhores opções. Afinal, o intuito é gerar demanda qualificada, e não aparecer em buscas com baixo potencial de conversão.
3. Explore o conteúdo
Um conteúdo de relevância não fica limitado apenas ao que é apresentado, mas também em como as informações são apresentadas.
Isso significa que é importante explorar outros formatos de um mesmo conteúdo. Ou seja, você pode trabalhar o mesmo tema em um post de blog, em um vídeo e nas redes sociais.
A ideia aqui não é ser repetitivo. Mas sim, entregar para as pessoas o conteúdo certo no formato mais adequado para consumo. E, para isso, é importante testar!
4. Orgânico não é sinônimo de sem divulgação
Por fim, é importante dizer que geração de demanda orgânica não quer dizer que você não precisa mais investir na divulgação. Pelo contrário, os seus conteúdos só se tornarão relevantes se eles causarem impacto nas pessoas certas.
Por outro lado, isso não quer dizer que é preciso investir grandes quantias em mídia. A própria divulgação em canais não pagos pode ajudar a sua empresa com isso.
Em outras palavras, toda vez que lançar um novo conteúdo, não deixe divulgar em todos os canais que o negócio tiver acesso. Tanto nos online quanto nos offline.
E, claro, não deixe de usar os materiais ricos como isca para captar leads. Toda vez que lançar um conteúdo mais aprofundado, peça os contatos das pessoas para que elas possam acessá-los.
Com isso, você vai criando uma base de contatos que poderá ser nutrida posteriormente. Contribuindo ainda mais para a geração de demanda orgânica e para as conversões do negócio.