Quem não gosta de promoção? Em um mercado cada vez mais competitivo, oferecer promoções no site é uma estratégia de atração muito eficaz. Aliás, é difícil atrair e manter a atenção do público sem boas formas de divulgar o negócio e alavancar vendas.
No entanto, é preciso planejar muito bem as estratégias para oferecer promoções no site. Se a ação não é conduzida da melhor maneira, pode acabar se transformando em um pesadelo para seu negócio. Confira algumas dicas e tenha sucesso na sua loja virtual.
Como criar promoções no site?
Fazer promoções em um e-commerce é muito fácil. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados. Saber planejar uma boa estratégia para conduzir a promoção no site é fundamental.
Se você ainda tem dúvidas de como criar ofertas que realmente funcionam, siga os passos abaixo. Assim, evite erros desnecessários em seu processo de vendas.
Defina um objetivo
Ao planejar uma promoção no site, é fundamental definir um objetivo. Está com estoque parado? A loja ainda não é conhecida? Quer aproveitar alguma data comemorativa? Está precisando de giro de caixa? Essas são algumas das perguntas que ajudam a definir os motivos para você criar ofertas no seu e-commerce.
Fique atento ao calendário do varejo
As datas comemorativas são grandes oportunidades de oferecer promoções no site. Certamente você conhece todas as principais:
- Dia da Mulher.
- Páscoa.
- Dia das Mães.
- Dia dos Namorados.
- Dia dos Pais.
- Dia das Crianças.
- Natal.
- Ano Novo.
Essas são datas muito importantes para o comércio, pois impactam diretamente no aumento das vendas. Mas existem muitas outras datas no ano que podem ser exploradas. Por isso, é fundamental que você planeje um calendário. Esteja atento ao que o varejo está programando para aproveitar a onda e melhorar as vendas em sua loja virtual.
Além disso, invente promoções no site em algumas datas temáticas. Por exemplo, você vende equipamentos de informática? Aproveite o dia da informática, o dia do profissional de TI, o dia do gamer. Experimente datas como essas para oferecer descontos aos clientes. A grande sacada é ser criativo para explorar as inúmeras oportunidades do mercado.
Estabeleça prazos
Não esqueça: toda promoção no site precisa ter um prazo para acabar. Estabelecer essa regra é fundamental para que a ação não cause nenhum transtorno ou dores de cabeça. Além disso, ao determinar um prazo curto, você gera um senso de urgência no cliente. Isso faz com que ele adquira o produto o quanto antes para não perder a oferta.
Se a ação durar muito tempo, essa sensação desaparece e sua promoção no site perde a credibilidade. Não se esqueça de deixar claro para o cliente que a oferta é por tempo limitado.
Fique atento ao carrinho abandonado
Se você quer aumentar as vendas de seu e-commerce, não pode deixar de lado o carrinho abandonado. Geralmente, a taxa de abandono de compra é alta. Para minimizar esse número, é fundamental ter uma solução que facilite o checkout do visitante.
Simplifique o cadastro com login social. Ofereça auxílio visual no preenchimento do cartão de crédito. Essas são ações que podem ajudar a melhorar o fechamento da compra do seu cliente.
Além disso, você também pode utilizar o carrinho abandonado e oferecer promoções no site para produtos deixados de lado. Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente. Um tratamento personalizado certamente vai fidelizá-lo e deixá-lo mais seguro com sua marca.
Ofereça frete grátis
O frete grátis é uma ótima estratégia para melhorar as vendas na loja virtual. Quem não gosta de adquirir um produto com frete grátis? Esse é um dos fatores que mais pesa na decisão de compra de um produto em um e-commerce.
Você também pode adotar uma estratégia de frete grátis para compras acima de determinado valor. Certamente, é uma ótima ação para aumentar o ticket médio do seu negócio. Procure parcerias com empresas de logística para obter mais vantagens na entrega e promover esse tipo de oferta em sua loja online.
Lembre-se de quem já comprou com você
Consumidores que já compraram com você têm muito mais chances de comprar novamente. Analise os indicadores desses clientes e ofereça condições e preços exclusivos para esse público. Essa estratégia fará com que eles se sintam especiais e tornem-se fiéis ao seu e-commerce.
Outra oportunidade para criar promoção no site é ficar atento à data de aniversário do seu cliente. Oferte algum produto com desconto ou uma condição especial quanto à forma de pagamento.
Ofereça descontos em produtos relacionados
Aproveite a compra e ofereça um produto relacionado com desconto especial. Seu cliente está comprando um notebook? Complemente com a oferta de mouse, teclado, caixa de som, por exemplo. Esse tipo de promoção no site desperta o interesse do consumidor e ajuda a ampliar suas vendas.
Crie cupons de desconto
O cupom de desconto é outra excelente ideia de promoção no site. Selecione alguns clientes que tiveram determinado volume de compras ou que adquiriram algum produto específico para receber a oferta.
Você também pode oferecer o cupom ao final de algum evento ou webinar. Ou ainda a ganhadores de um sorteio realizado na loja ou nas redes sociais. Essa é uma maneira eficiente de incentivar o consumidor a comprar mais produtos na loja virtual, aumentando o ticket médio.
Ofereça brindes
Oferecer um brinde é outra técnica muito utilizada em lojas virtuais. Essa estratégia agrega mais valor ao seu produto, além de conquistar novos clientes e atrair quem já comprou de você. Afinal, quem é que não gosta de ganhar algo?
E aí, o que achou das dicas? Agora você já conhece algumas estratégias para oferecer promoções no site. Então que tal começar a aplicá-las na sua loja virtual? Aproveite e leia também o post Ferramentas e processos para seu e-commerce ter sucesso.