O LinkedIn é uma rede social em ascensão. Com mais de 560 milhões de usuários em 200 países, ela é uma das mais importantes da atualidade. E também se tornou a principal plataforma virtual para profissionais. É nessa ferramenta que recrutadores têm buscado por perfis para preencher vagas em empresas. No entanto, muitas marcas criam estratégias para também atrair clientes no LinkedIn.
As empresas costumam utilizá-lo como um meio de posicionar a marca em uma rede social corporativa. Isso destaca a marca empregadora e transmite a cultura da empresa para atrair talentos e profissionais de alto nível. O que muitos não sabem é que, através do LinkedIn, também é possível conquistar o seu público.
O que é o LinkedIn?
Criado em 2003, o LinkedIn tem como diferencial o foco no aspecto profissional dos perfis dos usuários. Há quem diga que os perfis do LinkedIn são os novos currículos. Mas a verdade é que já faz tempo que ele deixou de ser somente um site para atualizar as experiências da carreira.
A rede social começou com funções básicas, com o objetivo de aumentar o networking profissional de seus usuários. Com o aumento da sua base, no entanto, a plataforma foi adquirindo outras funcionalidades. E essas novas funcionalidades a tornaram uma versão de outras redes sociais, embora voltada para negócios.
Em abril de 2017, ao completar 500 milhões de inscritos, a rede social se firmou como a maior plataforma destinada a negócios. Assim, ocupou uma posição estratégica tanto para empresas quanto para profissionais.
Agora você já sabe do que se trata a rede social, certo? Por isso, separamos algumas ações que sua empresa não pode deixar de realizar na plataforma, a fim de alcançar os seguintes objetivos:
- Criar um importante canal de marketing.
- Atrair clientes no LinkedIn.
- Gerar leads.
- Aumentar as vendas.
Como atrair clientes no LinkedIn?
Tenha uma company page
As company pages permitem que a empresa construa uma audiência na rede social. Isso contribui muito no alcance das publicações e das mensagens. Assim, ao conseguir curtidas e compartilhamentos dos posts, sua empresa consequentemente vai atrair clientes no LinkedIn.
É legal publicar nessa rede social todos os novos posts do seu blog:
- Novos e-books.
- Materiais ricos em conteúdo relevante.
- Eventualmente indicações de outros veículos que também possam ser de interesse para o seu público.
Dependendo do tamanho da sua empresa, publicar uma vez ao dia é uma boa frequência.
Publique conteúdo estratégico no seu LinkedIn
É muito importante que você crie uma estratégia de publicação de conteúdo por lá. Vale iniciar compartilhando suas publicações com chamadas atrativas. Direcione-as sempre ao perfil do público que deseja atingir para atrair mais clientes no LinkedIn.
Adicionar mídias no seu perfil pode ajudar muito nisso. Compartilhe materiais gráficos, vídeos e até mesmo apresentações de slides caprichadas que tenham sido criadas internamente. Esses podem ser conteúdos muito atrativos, que vão conferir credibilidade à sua página.
Use palavras-chave no seu perfil
Usando as palavras-chave corretas, você pode atrair empreendedores e profissionais da sua área de interesse. E esse é um público que também pode criar negócios com a sua empresa.
Não se esqueça das hashtags
Incorporar as hashtags nas suas estratégias de marketing aumenta o alcance dos seus posts. Saiba que isso facilita a busca por conteúdo relacionado ao seu nicho de atuação. Por isso, aposte nelas!
Fique atento às notificações
Uma das vantagens do LinkedIn é que ele te mostra várias notificações das pessoas que estão na sua rede. Ao ativar as notificações, você fica sabendo, por exemplo, quando alguém fez aniversário, mudou de cargo ou de empresa etc. Dessa forma, cria mais proximidade com seu público para atrair clientes no LinkedIn.
Ao visualizar uma dessas notificações, lembre-se daquela máxima: quem não é visto não é lembrado. Então, prepare uma mensagem e parabenize o seu contato pela nova conquista!
Participe de grupos
Uma maneira muito inteligente de atrair clientes no LinkedIn é ganhando renome na plataforma. Isso tem como ser conquistado participando de grupos. Neles, você pode responder dúvidas e oferecer informações valiosas para os demais membros. Tudo para que enxerguem você como uma autoridade em seu segmento.
LinkedIn Premium
A versão por assinatura do LinkedIn contribui para que o seu perfil seja mais indicado. E permite que você envie mensagens para contatos com quem não tem conexão. Além disso, é possível ter mais visibilidade na sua conta, com dados e estatísticas mais completos.
Isso sem contar os plugins e as ferramentas de terceiros – voltados para ajudar vendedores a turbinar suas estratégias comerciais na rede.
Hoje, o LinkedIn é uma ferramenta fundamental para se posicionar no mercado de trabalho, seja como profissional ou como empresa. O mais importante é saber qual conteúdo publicar, o que faz sentido nessa rede social. E lembrar sempre que é um local para criar conexões e fazer networking.
Gostou dessas dicas para atrair clientes no LinkedIn? Que tal começar a implementá-las agora mesmo na sua empresa? Se quiser conferir mais conteúdos relevantes como este, acesse nosso blog!