O Instagram vai virar TikTok? Essa é a pergunta que não quer calar, desde que o diretor da rede social, Adam Mosser, anunciou oficialmente que a plataforma já não é mais voltada apenas para o compartilhamento de fotos. Desde então, o app vem passando por modificações e atualizações focadas em vídeos e entretenimento. Pouco a pouco, a plataforma está se adaptando às novas tendências virtuais e incorporando os formatos que mais fazem sucesso nos concorrentes.
Mudanças anteriores na plataforma
O investimento do Instagram em vídeos já não é novidade. Em 2018, o app lançou o IGTV, com recursos inovadores e foco nos usuários que usam a plataforma para criar conteúdo. O objetivo era bater de frente com o YouTube, possibilitando a publicação de vídeos mais longos.
Agora, entretanto, a onda do momento são os conteúdos curtos, como no TikTok, aplicativo chinês que conquistou milhões de usuários. Para não ficar para trás e enfrentar a concorrência em pé de igualdade, o Instagram vem fazendo algumas mudanças pertinentes.
Em agosto de 2020, estreou a ferramenta Reels – que significa “bobinas” ou “carretéis”. Ela permite a gravação de vídeos curtos e mais elaborados, com efeitos especiais e trilhas sonoras. Para quem se pergunta se o Instagram vai virar TikTok, esse formato é bastante parecido com o do app chinês.
É possível criar dublagens de músicas e sequências com desafios, por exemplo. Dá para utilizar diversos efeitos, como aparecer usando roupas diferentes. E a função também ajuda na continuidade das cenas, bastando criatividade para produzir diversos conteúdos.
Há ainda o recurso “Remix de Vídeos” do Reels, lançado no final de março deste ano. Ele possibilita mesclar a gravação de um vídeo com outro já existente. Alguma semelhança com o famoso recurso “Dueto”, do rival TikTok?
Com essa novidade, os usuários podem gravar Reels que ficam posicionados ao lado do vídeo escolhido para a remixagem. Além de duetos, é possível gravar reações, imitar as cenas, criar versões e responder amigos de forma interativa.
O remix também traz dois novos recursos: mixar áudio e voice-over. A mixagem de som permite escolher o volume dos dois vídeos de forma individual. Já o voice-over possibilita gravar um áudio sobre os vídeos usando o microfone do celular.
Mas, afinal, o Instagram vai virar TikTok?
Mosseri falou com os usuários num post nas redes sociais e deu mais detalhes sobre planos futuros para a plataforma. As novidades estão sendo desenvolvidas com base em dois critérios: o que a empresa ouviu de seus internautas e o que observou do comportamento dentro da própria plataforma.
Se você quer saber se o Instagram vai virar TikTok, ainda não há uma resposta concreta. Por enquanto, as quatro principais mudanças anunciadas são as seguintes:
- Seu feed pode começar a mostrar conteúdos “em alta”, mesmo que você não siga a conta responsável.
- Os algoritmos da plataforma vão dar mais relevância ao que gera engajamento. Em poucas palavras, significa que aquela foto em família ou do prato do restaurante não vai gerar engajamento; logo, esse tipo de conteúdo vai aparecer menos.
- Vídeos serão recomendados a todo o momento.
- Haverá nova interface para o compartilhamento de vídeos.
O Instagram também vem testando vídeos em tela cheia, para uma experiência mais imersiva. Além disso, também podem chegar ao aplicativo recomendações de novos conteúdos. Essas recomendações terão base em uma pré-seleção feita pelo usuário a partir de sugestões durante a navegação.
Você não é produtor de conteúdo? Não precisa ficar preocupado pensando que o Instagram vai virar TikTok e eliminar publicações pessoais. Todas essas transformações (ainda!) não impedem que as pessoas continuem postando fotos com família, cachorro, gato e galinha.
O novo foco da plataforma é diversificar a sua área de atuação. Isso envolve um olhar mais cuidadoso para criadores de conteúdo, recursos em vídeo, compras e mensagens.
A grande disseminação de conteúdos em vídeo também representa um desafio. A tendência é que fique ainda mais difícil obter propagação espontânea de publicações de marcas. Isto é, torna-se imprescindível ser criativo, relevante e, principalmente, estabelecer parcerias com criadores de conteúdo e influenciadores digitais.
De rede social de fotos a um aplicativo de entretenimento geral, com algoritmos eficientes e vídeos que cativam. Isso é o que a plataforma pretende se tornar. O Instagram vai virar TikTok? Bem, o que exatamente será apresentado ou quando isso vai acontecer ainda são incógnitas.
Com base nos testes que têm circulado, podemos esperar novidades que vão revolucionar a forma de usar o aplicativo. Com certeza, a tendência é irmos muito além das fotos.
E você, tem gostado das novidades? Qual é sua opinião sobre o rumor de que o Instagram vai virar TikTok? Aproveite para acompanhar mais artigos como este no nosso blog.