Qualquer empreendedor dos tempos atuais já sabe da importância da presença online das marcas. Mas não é só isso que importa: é necessário que a marca seja relevante e construa um relacionamento com o público. Isso vai destacá-la da concorrência e torná-la ainda mais competitiva. E oferecer experiência de conteúdo para seu cliente é uma estratégia eficiente nesse processo.
“Experiência de conteúdo” significa informar as pessoas sobre determinados assuntos que transformarão sua marca em autoridade. Ou seja, farão com que ela seja respeitada e se torne referência no segmento em que atua. Assim, a experiência de conteúdo é uma maneira garantida de trazer ótimos resultados para seu negócio.
A importância de oferecer experiência ao consumidor
A maneira como o consumidor interage com as marcas mudou drasticamente nos últimos anos – principalmente depois da pandemia de covid-19. Por isso, proporcionar boas experiências para o público trará muitos benefícios para o seu negócio. Essa estratégia tem um potencial enorme e é capaz de transformar seus clientes em fãs da marca.
Seu principal objetivo é criar experiências memoráveis para os consumidores, e assim atraí-los, engajá-los e fidelizá-los. Em suma, é possível conquistar o público gerando diferentes estímulos sensoriais, envolvendo-o emocional e fisicamente. Faça com que vínculos afetivos sejam criados entre ele e sua marca.
O valor está na experiência vivenciada e na conexão que ela cria. Por outro lado, isso vai refletir diretamente nas futuras decisões de compra do consumidor, ou até mesmo na indicação para um amigo. Por isso, juntar o marketing de conteúdo com experiências pode ser uma estratégia de sucesso.
A experiência de conteúdo entrega algo diferenciado para o público. São materiais ricos, que geram interação e a experiência de aprender algo novo. Além disso, garantem boas informações, que influenciam na decisão de compra. Um fluxo de conteúdo relevante é cuidadosamente criado para engajar a audiência ao longo de toda a jornada de compra.
Atualmente, a internet bombardeia os consumidores com conteúdos contendo mensagens transacionais. Elas interrompem a leitura da informação com pop-ups ou CTAs. A geração do milênio e a geração Z não têm mais paciência para esse tipo de estratégia. É justamente por isso que a experiência de conteúdo deve ser enriquecedora para os clientes, envolvendo-os com ferramentas interativas.
Como exemplo, podemos citar:
- calculadoras;
- quizzes;
- avaliações personalizadas;
- visualizações de dados e resultados que podem ser compartilhados pelas redes (levando também ao seu produto ou à sua marca).
Como aplicar a estratégia da experiência de conteúdo no seu negócio?
Existem infinitas ferramentas capazes de transformar seu site e oferecer experiência de conteúdo para seu visitante. A forma como seu público experimenta os materiais deve ser levada em consideração. Ela se reflete em como as pessoas vão receber ou responder a artigos, postagens, vídeos, infográficos e áudios que você oferece.
A experiência de conteúdo precisa ser focada em personalizar esse conteúdo. Para isso, utilizam-se os canais de forma adequada: removendo distrações e apostando em frases chamativas que sejam relevantes para o público.
Além disso, é importante aprimorar a maneira como as pessoas acessam seu conteúdo, para que você consiga medir o impacto. Confira a seguir algumas maneiras de aplicar a estratégia no seu negócio.
Produza conteúdo fácil de se consumir
Para que a experiência de conteúdo seja de valor, é necessário elaborar materiais fáceis de se consumir. Evite:
- artigos com fontes pequenas demais;
- textos que ficam se movendo;
- fundo de página sem contraste com o texto.
Esses e outros elementos prejudicam a leitura e fazem com que o visitante tenha uma má experiência no seu site. Além disso, é muito comum que o usuário se irrite com tanta coisa e desista de navegar pelas páginas.
Por isso, não importa o quanto o conteúdo seja bom. O formato e o ambiente em que ele foi publicado também precisam ser de qualidade para garantir uma boa experiência.
Livre-se de anúncios que perturbam
Certamente, uma boa experiência de conteúdo está livre de anúncios que ficam se abrindo na página e perturbam o leitor. Pop-ups irrelevantes que pulam no meio do texto também não são nada agradáveis e devem ser eliminadas do seu site.
Aliás, é muito comum que você utilize essas ferramentas para converter o lead. No entanto, a grande maioria do público pode se irritar com eles. Tais recursos atrapalham a leitura ou aumentam o tempo de carregamento da página. Como resultado, o usuário vai abandonar o conteúdo antes de ler o que você tem a oferecer.
Proporcione um ambiente organizado e com diferentes formatos
Para ter uma boa experiência de conteúdo é importante explorar diversos formatos. Aposte em estruturas que reforcem o engajamento com a sua marca. Investir apenas em blogposts pode funcionar bem, mas será muito mais desafiador. Além disso, você deixará de atingir o público que gosta de conteúdo em vídeo ou podcast.
Outra maneira de oferecer uma boa experiência de conteúdo é organizá-lo por categorias, clusters, tags, entre outros. Dessa maneira, o acesso fica muito mais fácil. Além disso, essa divisão deixa os textos conectados com outros tipos de conteúdo disponíveis no site.
Busque conexão
Conteúdos genéricos parecem muito automáticos, e o público não gosta disso. Certamente, quanto mais específica for a informação, maior será a taxa de conversão. Por isso, trabalhe materiais com gatilhos mentais e que criem alguma conexão com o seu público. Essa é uma ótima estratégia de experiência de conteúdo.
Materiais personalizados e interativos com certeza vão aumentar o engajamento e oferecer melhores experiências para os usuários. Aliás, a identificação gera vínculo; criando essa relação com o público, ele será engajado e fiel à sua marca.
Para isso, é necessário que você o conheça muito bem. Saiba qual tipo de conteúdo ele consome e onde acontece esse consumo. Entenda como se relaciona e qual comunicação seria mais eficiente. É assim que você vai trabalhar com êxito a experiência de conteúdo no seu negócio.
Gostou da dica? Quer saber como podemos ajudar você a agregar a experiência de conteúdo à sua marca? Entre em contato!