Empreender não é fácil, e começar um negócio sempre é um desafio. Com um mercado cada vez mais pulverizado e cheio de opções, são muitas as dificuldades que precisam ser vencidas. Porém, com esforço, força de vontade e uma boa estratégia, tudo é possível! E criar autoridade online é um fator determinante nesse contexto.
Atualmente, a presença online das empresas é quase indispensável. Hoje, um espaço físico já não é mais fundamental para se ter uma loja, por exemplo. Com uma plataforma de e-commerce, você já pode começar as suas vendas.
Independentemente de ter espaço físico ou não, construir uma imagem online é fundamental para alcançar a autoridade online. Assim, você tem mais sucesso ao divulgar a sua marca através das redes sociais e da internet.
Neste post, vamos contar quais os primeiros passos para isso. E daremos também algumas dicas para fortalecer sua marca de forma eficiente. Leia a matéria e saiba tudo sobre autoridade online!
Dica #1: Crie um blog
Sabe aquela história de que quem não é visto não é lembrado? Na internet é assim. Criar um blog e postar periodicamente é uma ótima maneira de criar a identidade da sua marca na internet. E, assim, conquistar a tão desejada autoridade online.
Alimentá-lo com conteúdos que agreguem ao seu nicho é estratégico para construir a reputação de uma marca. Aos poucos, seu blog começa a se transformar em referência de conteúdo publicado. Dessa forma, atrai novos visitantes e, consequentemente, novos clientes para a sua loja.
Faça vídeos
Os vídeos são o tipo de conteúdo que mais cria conexão e gera empatia entre a audiência e a marca. Isso porque estimulam os sentidos: são conteúdos audiovisuais. Ou seja, oferecem ao consumidor a possibilidade de ver e ouvir o você tem a oferecer.
Compartilhe materiais gratuitos
Que tal escrever um e-book com os benefícios que a sua marca traz para os clientes? Disponibilizar materiais gratuitos proporciona diversas vantagens para a sua empresa. Através deles, você consegue extrair dados e descobrir informações que ajudem na construção do seu nicho.
Eles também possibilitam que você estabeleça uma conexão mais direta com o público. Consequentemente, potencializam sua autoridade online e aumentam sua base de leads (oportunidade de negócios). Como isso é feito? Ao oferecer esse material, peça em troca um e-mail do potencial cliente. É por esse canal que você vai se comunicar com ele.
Ofereça e-books, infográficos, checklists – ou outro material com conteúdos ricos para o seu público. E, claro, que tenha relação com o seu produto.
Seja ativo nas redes sociais
As possibilidades são muitas! E periodicamente surgem novas ferramentas dentro do Facebook, do Instagram, até mesmo do próprio TikTok. Elas permitem que você crie conteúdos cada vez mais qualificados para o seu público.
Aqui, é válido lembrar que quantidade não é sinônimo de qualidade. Estude a linguagem e crie conteúdos de valor, que realmente sejam pertinentes e relevantes para o seu nicho.
E certifique-se de usar as redes certas. Por exemplo: não faz sentido uma empresa com público-alvo mais velho gerar conteúdos no TikTok. Mas, se a sua marca for direcionada para adolescentes e jovens, por que não?
Nossa dica é evitar falar da sua marca e do seu produto a todo momento. Varie o conteúdo, traga ideias diferentes. Faça com que seu conteúdo seja tão valioso que seus seguidores cheguem ao seu produto de forma natural – e não porque foram impactados com propagandas invasivas.
Frequente eventos do seu segmento
O bom e velho “social” ainda funciona como uma estratégia para divulgar a sua empresa. Nesses eventos, você encontra várias pessoas com interesses em comum. Pode fazer parcerias, ter insights valiosos, conversar com quem tem mais experiência. E voltar para casa com uma bagagem enorme de conhecimento adquirida em algumas horas. Isso tudo faz uma grande diferença em seu negócio.
Traga sua empresa para onde seus clientes estão
Todo mundo está o tempo todo online. E a sua empresa, onde está? Aumente suas vendas de forma recorrente, previsível e escalável com a Elévon.
A cada dez brasileiros, oito estão conectados ao Facebook, Instagram, LinkedIn… Portanto, se você quer divulgar seus produtos ou serviços, sua marca precisa estar lá. Invista no relacionamento com a sua audiência e tenha uma presença eficaz nas redes sociais. Saiba mais!