Como apresentar um planejamento de marketing digital para seus diretores

Como apresentar um planejamento de marketing digital para seus diretores

Investir em marketing digital já não é mais uma novidade ou um diferencial, mas sim uma estratégia muito importante para as marcas que querem garantir sua participação no mercado e os números não deixam dúvidas disso. 

Os usuários de internet já ultrapassam o número de 4 bilhões no mundo todo e, por aqui, os brasileiros somam mais de 9h navegando na web todos os dias. Não é a toa que, segundo a  empresa de pesquisa eMarketer, 25% dos investimentos em marketing, atualmente, são direcionados para mídias digitais no Brasil. Um outra pesquisa realizada pelo portal AdWeek aponta ainda que boa parte dos diretores de marketing vão direcionar 75% dos investimentos para o digital até 2023. 

Portanto, com esses dados e cenário em mente, preparamos um guia que vai te ajudar a apresentar um planejamento de marketing digital para seus diretores de um jeito muito mais estratégico e persuasivo.

 

Dicas de como apresentar um plano de marketing digital para seus diretores

Ainda que, todo mundo compreende a importância de estar presente no digital, nem sempre é fácil convencer os gestores a investir, de fato, na área. Muitas vezes, essa barreira surge quando eles não estão familiarizados com as ferramentas e não entendem como elas atraem clientes para a sua marca e contribuem para o aumento da receita. 

Diante disso, antes de apresentar um plano de marketing digital para seus diretores você vai precisar ir atrás de muitos dados e informações que te ajudarão a embasar o seu discurso e contribuirão para que eles reflitam e entendam um pouco mais da área para se sentirem mais seguros na hora de aprovar investimentos.  

A seguir, vamos te dar algumas dicas de como você pode montar essa apresentação. Confira.

 

Comece com dados atuais sobre o mercado 

Como vocês perceberam, começamos esse artigo com alguns dados sobre o mercado digital. Faça o mesmo quando for apresentar o seu planejamento. E começar uma apresentação com dados atuais e de fontes confiáveis é o melhor caminho para você embasar todo o seu trabalho, pois, eles trarão insights sobre as tendências de mercado e boas práticas que outras marcas estão colocando em prática. 

Além disso, eles trarão muito mais credibilidade ao seu discurso e farão com que seus ouvintes reflitam sobre o cenário atual comparando-o com o cenário da sua marca (e o que ela tem feito até aquele momento). 

Afinal, e sempre é bom reforçar a ideia de que “contra fatos não há argumentos”, não acha? 

Destaque os motivos para investir em Marketing Digital

Depois de falar sobre o cenário atual do marketing digital, destaque alguns motivos para investir em marketing digital. Você pode falar os cinco de itens de um jeito mais genérico e depois se aprofundar naqueles que necessitam um pouco mais de detalhes ou informações.  

Na dúvida sobre quais motivos escolher para convencer seus diretores, enfatize os 5 mais relevantes: 

 

Sua marca será encontrada com mais facilidade

O seu público está na internet e isso é um fato incontestável. 

Os consumidores são bombardeados por informações e entretenimento o tempo todo e as marcas estão competindo entre si por um segundo de sua atenção. Quem tem a melhor estratégia de marketing  digital, vai sair na frente sempre. Por isso, temos um e-book cheio de dicas para você atrair clientes e vender mais na internet.

 

guia de marcas

 

Reconhecimento de marca

Investir em ações online, além de atrair muito mais clientes para o seu negócio, vai contribuir para que a sua marca se torne mais reconhecida e ganhe relevância no seu mercado de atuação. Você encontra mais informações sobre o assunto neste artigo

A segmentação do público-alvo é certeira

O marketing digital oferece algumas alternativas que permitem que você fale apenas com seus clientes e prospects de acordo com um perfil que você determinar Para ter essa efetividade, obviamente, você vai precisar de profissionais que tenham domínio dos canais.

Mensuração de resultados

Outra vantagem do marketing digital é que você consegue medir todos os resultados das ações através de métricas e KPIs. Para entender um pouco melhor sobre esse assunto e definir como irá medir suas ações, recomendamos que você leia o texto “Melhores métricas e kpis para direcionar seu investimento em marketing”. 

 

Você pode investir de acordo com o seu orçamento

Para investir em marketing digital, as marcas não precisam ter um investimento gigante, pois o que traz resultado é uma estratégia bem aplicada em diferentes cenários. Imagine, então, que a sua empresa tenha uma verba limitada a R $ 1.000,00.

Você conseguiria fazer alguma ação bacana de marketing convencional com esse dinheiro? Não. Mas com esse valor, é possível fazer uma campanha de anúncios pagos no Facebook, por exemplo. 

 

Apresente os diferentes canais do marketing digital

É impossível apresentar um planejamento de marketing digital sem mencionar os diversos canais que é possível trabalhar. E essa  é mais uma grande vantagem deste tipo de estratégia, pois você pode testar diversas ferramentas e investir naquelas que te trazem os melhores resultados. 

Fale brevemente sobre cada um deles:

Social media

As mídias sociais são muito importantes para que as marcas tenham presença online e ofereçam um conteúdo mais dinâmico e informal aos seus clientes. Além disso, elas contribuem para que os consumidores sintam-se mais acolhidos e tenham mais um canal para poder tirar suas dúvidas ou até mesmo resolver problemas. 

Facebook Ads/ Instagram Ads

O Facebook Ads e o Instagram Ads são ferramentas de anúncios pagos que complementam sua estratégia de mídias sociais. Elas têm diversificado bastante o formato dos ads e têm tido resultados impressionantes. 

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta que continua trazendo muitos resultados para as marcas. O ideal é que você integre com uma ferramenta de CRM para que a sua base de e-mails esteja sempre atualizada e com cada vez mais informações sobre os seus clientes, o que vai te ajudar  a direcionar campanhas mais relevantes para eles. 

Mídia Paga

A mídia paga, como próprio nome já diz, consiste em impulsionar conteúdos através de um valor determinado. Textos, banner, imagem e vídeo são alguns dos formatos que você pode veicular como mídia paga. 

Links patrocinados

Os links patrocinados são aqueles anúncios de texto simples que aparecem nas primeiras posições dos buscadores quando estamos procurando por algo. Essa estratégia é totalmente baseada em palavras-chave e no comportamento dos usuários. 

Marketing de entrada

É um conjunto de estratégias que permeiam todo o funil de vendas com o objetivo de atrair clientes para a sua marca. Por isso, também é conhecido como marketing de atração e é muito importante, pois, conecta seu público por meio dos pilares de marketing de conteúdo, SEO e redes sociais. 

Busca orgânica/ SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web que têm como objetivo rankear sua marca sempre nas primeiras posições das buscas do Google.

Ter uma estratégia de SEO bem definida é muito importante para que as suas outras ações de marketing digital alcancem seus resultados. 

Casos de uso de sucesso como exemplo 

Uma boa maneira de exemplificar tudo o que você vai apresentar sobre marketing digital é exemplificando com cases de marcas que conseguiram excelentes resultados através de ações desenvolvidas na internet. O próprio Facebook criou uma página para compartilhar as melhores estratégias da plataforma e inspirar outras marcas que queiram ter resultados parecidos. 

Em sites focados em marketing, você também vai encontrar muitos outros exemplos de marcas que investiram no digital e alcançaram seus objetivos. Analise e selecione os que tenham mais a ver com o seu mercado. 

Resumindo, acabamos de te apresentar uma estrutura básica e bastante objetiva para você elaborar a sua apresentação. Seguindo essas dicas, com certeza você terá muito sucesso e alcançará seus objetivos. Caso queira tirar dúvidas ou bater um papo mais aprofundado sobre o assunto, não exite em nos procurar.