como criar uma fanpage no facebook?

Como criar uma fan page no Facebook?

Que o Facebook é um gigante entre as redes sociais não é novidade para ninguém, não é mesmo? No entanto, muitas empresas ainda não se deram conta da importância de estar presente na rede de forma correta. Deste modo, para aumentar o relacionamento com sua audiência e se posicionar adequadamente, a empresa precisa ter uma Fan Page no Facebook.

Se você ainda não está convencido da relevância dessa rede social para o seu negócio, vamos te mostrar alguns números que talvez te façam repensar a presença digital da sua empresa.

Só no Brasil o Facebook tem 99 milhões de usuários ativos mensais e 89 milhões de usuários móveis mensais de acordo com dados de janeiro de 2016. Isso quer dizer que 8 em cada 10 brasileiros estão conectados à rede social. Portanto, se você quer melhorar o relacionamento com seu público alvo e divulgar seus produtos ou serviços, sua marca precisa estar por lá.

Contudo, é importante seguir as regras para evitar punições e manter uma página profissional. Nesse texto, vamos te mostrar o passo a passo para criar uma Fan Page no Facebook e obter sucesso com ela. Confira!


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Passo 1 – Acesse o Facebook

Para ter sucesso na rede social, o seu negócio precisa ter uma Fan Page no Facebook. Fan Pages são as páginas voltadas para marcas, negócios e celebridades.

Para criar uma página no Facebook não é necessário ter conta na rede social, o cadastro será feito no final da configuração. Portanto, acesse www.facebook.com e clique em “Criar uma Página” localizada na parte de baixo da página de entrada do Facebook, conforme mostrado na figura.

fan page facebook

 

Passo 2- Escolha o tipo de página e a categoria

Há 6 tipos possíveis para criar uma página:

Negócios locais ou local: Voltado para negócios com abrangência local como restaurantes, consultórios, escritório de advocacia, etc.

Empresa, organização ou instituição: Indicada para estabelecimentos que não tenham necessariamente um negócio local ou endereço físico, essa categoria é indicada para lojas virtuais, empresas de viagem, tecnologia, entre outros.

Marca ou produto: Essa categoria é indicada para empresas que queiram criar uma Fan Page de uma marca ou produto especifico.

Artista, banda ou figura pública: Voltado para artistas que querem divulgar seu trabalho ou manter contato com os fãs.

Entretenimento: Essa categoria é indicada para shows, eventos, páginas relacionadas a programas de TV, etc.

Causa ou comunidade: Voltada para ONG e causas especificas como páginas de doação de animais, por exemplo.

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Dentro desses tipos de páginas há diversas categorias para você enquadrar seu negócio. Essa etapa é importante, pois você deve escolher aquela que mais se adéqua a sua atividade. Assim a chance de sua página atingir usuários interessados em seu segmento é maior.

Vamos supor que você irá criar uma Fan Page no Facebook para sua empresa e ela tem abrangência nacional. Nesse caso, o tipo ideal será “Empresa, Organização ou Instituição”.

Ao clicar nessa área você terá que escolher a categoria do seu negócio. As opções são diversas, há áreas de alimentos e bebidas, saúde e beleza, lazer e viagem, entre outras.

Nesse momento você também terá que inserir o nome da empresa.

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Após preencher todas as informações clique em “Começar” para ir até o próximo passo.

No final do processo aparecerá uma mensagem informando que você deve ter uma conta pessoal para administrar sua página. Neste momento, você pode inserir sua conta, caso possua, ou preencher o cadastro.

 

Passo 3 – Preencha as informações de sua Fan Page no Facebook

Após realizar as etapas acima chegou o momento de preencher as informações sobre sua página.

No primeiro item você deve falar sobre seu negócio. Essa etapa é opcional, você pode pular para o próximo item caso não queira preencher neste momento.

No entanto, é importante adicionar uma descrição para sua Fan Page ser encontrada mais facilmente e para que as pessoas saibam sobre a empresa. Nessa etapa você também deve criar uma URL personalizada com o nome da sua página.

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O passo seguinte é inserir uma imagem para identificar seu negócio, aqui o recomendado é colocar o logo de sua empresa. Caso queira, você pode alterar essa imagem depois. O ideal é que o tamanho do arquivo seja 180x180px.

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A terceira aba diz respeito aos favoritos, você pode marcar sua página para que ela conste na aba de favoritos do seu perfil pessoal, assim você terá acesso rápido à ela.

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Passo 4 – Defina o público de sua página

Ao configurar as informações iniciais da sua página você também pode incluir dados do seu público alvo. Nessa etapa você tem a chance de delimitar o público pela localização, idade, gênero, etc.

Como já falamos aqui é fundamental que você conheça o seu público para poder oferecer conteúdo relevante para ele e isso também vale para a Fan Page no Facebook.

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Passo 5 – Analise as informações

Após realizar todas as configurações acima, você será direcionado para sua página. Nesse primeiro momento a linha do tempo estará em branco, já que ainda não foi feita nenhuma publicação.

Antes de começar a divulgar sua página, analise as informações e veja se não há algo para completar.

Na aba “Sobre”, localizada abaixo da capa, você pode terminar de preencher os dados da sua empresa colocando endereço, telefone, horário de atendimento, site, faixa de preço, entre outras informações. Vale lembrar que todos esses dados podem ser editados futuramente, para isto, é só clicar em “editar” dentro do campo que você quer alterar.

 

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Também é importante adicionar uma capa à sua Fan Page para identificar ainda mais seu negócio. O tamanho recomendado para essa imagem é de 828 x 315px.

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Pronto! Sua página está criada! Agora, para atrair seu público, você deve trabalhar na produção de conteúdo e divulgação.

 

Passo 6 – Divulgue sua página e conquiste os primeiros fãs

No início sua página terá poucos fãs, mas com um trabalho contínuo e boa divulgação você conseguirá aumentar esse número. Abaixo separamos algumas dicas para te ajudar a conquistar seus primeiros fãs.

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1 – Convide Amigos

Curta sua página e mande mensagens para amigos próximo, familiares e funcionários da empresa, peça para eles curtirem a página e ajudarem na divulgação.

Dentro da sua página há uma área onde você pode convidar amigos, isso também ajudar a conquistar as primeiras curtidas.

2 – Coloque um plugin da rede social no site da empresa

Ao colocar um plugin do Facebook no seu site os visitantes dele poderão acessar a página mais facilmente, o que contribui para a divulgação e para garantir que seus clientes ou pessoas interessadas no seu negócio conheçam a página.

Você também pode incluir o endereço da Fan Page ou o ícone do Facebook na assinatura dos e-mails empresariais para divulgá-la entre clientes e prospects.

3- Mantenha publicações frequentes

Uma Fan Page só desperta o interesse do público se ela tiver conteúdo relevante e de qualidade, sendo assim defina publicações, fotos e vídeos para alimentar sua página e aumentar o número de fãs.

No entanto, é preciso cuidado, muitos usuários iniciantes não mantém uma publicação frequente ou exagera na quantidade de conteúdo, o que também pode ser prejudicial. O recomendado é que sejam feitas uma ou duas publicações por dia.

Você também pode utilizar o Facebook para divulgar seus produtos e aumentar as vendas da empresa. Não sabe como? Veja nosso post sobre como vender nas redes sociais!

4 – Interaja com seu público

Como já dissemos uma Fan Page no Facebook é uma ótima forma de relacionamento com sua audiência. Sendo assim interaja com ela, responda as mensagens rapidamente, curta os comentários, esclareça dúvidas e mantenha um relacionamento contínuo.

5 – Crie promoções

A promoção é uma boa alternativa para aumentar o crescimento da sua página, porque ela incentiva o compartilhamento entre os usuários e isso contribui para a divulgação. Porém antes de realizá-la veja as regras do Facebook para promoções.

6 – Faça anúncios no Facebook

O Facebook dispõe de um recurso de anúncio pago que te ajuda a alcançar seu público e alavancar sua página. No entanto, é essencial saber como configurar a campanha corretamente para ter sucesso com os anúncios. Baixe nosso e-book de Facebook para iniciantes e veja um guia para montar sua primeira campanha de Facebook Ads. Sem dúvida ele será útil!

Passo 7 – Analise os relatórios

Para saber se sua estratégia está correta e se as postagens estão alcançando o público com sucesso é preciso analisar os relatórios.

O Facebook conta com um recurso chamado Facebook Insight, para acessá-lo vá até a aba “Informações” na parte de cima de sua página.

Com o relatório você poderá analisar as visualizações de sua Fan Page, a quantidade de pessoas alcançadas, o envolvimento nas publicações, quais publicações tiveram alcance maior, entre outros itens.

Esses dados são importantes, pois assim você tem a possibilidade de rever sua estratégia e aplicar melhorias para aumentar o engajamento com as pessoas que curtiram a página.

 

A Fan Page no Facebook se torna mais um canal de relacionamento com seu  público e ainda contribui para sua estratégia de vendas, portanto, invista nessa rede social. Divulgue sua página, trabalhe com conteúdo de qualidade, e interaja com seu público. Com planejamento e uma boa estratégia, sem dúvida, ela será relevante para o seu negócio!

Não tem uma página de Facebook para sua empresa? Fale conosco, nós fazemos este trabalho para você!


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