Aproveitando nossa presença hoje no Encatho Exprotel 2017, vamos compartilhar 10 dicas práticas de Marketing Digital para Hotéis. Falaremos sobre como aumentar suas vendas diretas, como otimizar sua presença digital, o papel do seu site, a gestão das redes sociais e como utilizar as reviews e e-mail marketing de forma ativa!
Confira nossas 10 dicas:
1. Ter um site otimizado e responsivo
A cada dia, mais e mais, os proprietários de hotéis percebem a importância de sua presença na internet e o quanto isto afeta diretamente suas vendas. Por mais que pareça uma informação óbvia, muitos ainda não têm seu site responsivo, otimizado para a visualização no celular.
Mais de 50% de todos os acessos à internet já são por celular. Então, é imprescindível que seu site tenha uma ótima visualização nos dispositivos móveis.
2. Atraindo Público Local para seu Hotel
Com a super competitividade e o aumento de ofertas constantes, muitos hotéis têm percebido a importância de investir e desenvolver o público local. Com comunicações para noites românticas, promovendo o restaurante, lua de mel, spa… você pode posicionar seu hotel como uma alternativa também para os moradores de sua cidade.
3. Blog e SEO
Aproveite o posicionamento orgânico do Google desenvolvendo conteúdos relevantes e focados nos interesses de seu público. Tente explorar termos e palavras-chave menos convencionais. Se você escrever sobre Hotéis em Florianópolis, por exemplo, a concorrência será muito grande. Mas, você pode aproveitar os eventos em sua cidade, por exemplo, para ter visibilidade quando as pessoas procurarem sobre estes. Dê dicas sobre o evento e informe como é fácil chegar lá saindo do seu Hotel. 😉
Conteúdos interessantes, informativos ou de utilidade pública são boas formas de potencializar os resultados do marketing digital para hotéis.
4. LinkedIn para o setor de eventos
Para hotéis que possuem espaços para a realização de eventos, é importante levar em conta a utilização do Linkedin. Com mais de 20 milhões de usuários no Brasil, ter um perfil ativo nessa rede social pode ajudar a aumentar o alcance e eficiência nas vendas.
No LinkedIn, os assuntos giram principalmente em torno de negócios e carreiras. Por isso, muitos eventos são buscados e divulgados lá. Isso torna a rede muito útil para divulgar seu espaço à empresas interessadas em promover eventos.
- Crie conteúdos semanalmente;
- Utilize grupos de discussão;
- Invista no perfil pessoal dos sócios e proprietários; e
- Utilize as mensagens inbox para relacionamentos diretos com pessoas chaves de empresas de eventos, agências de viagem e muitos outros.
5. Mídias Sociais para Hotéis
Seu hotel também precisa estar presente no Facebook e Instagram, visto que quase 50% de todos os usuários da internet possuem um perfil nessas redes. Além disso, existe uma tendência dos usuários em compartilhar fotos e comentários sobre suas viagens e onde se hospedam, o que pode ser bem aproveitado no marketing digital para hotéis.
Para começar: capriche na foto de capa e perfil, deixe bem claras a informações de contato, links para o site e outras mídias sociais.
Pense em um calendário semanal (mínimo 2 posts por dia). Crie um cronograma de publicações com conteúdos relevantes e variados: natureza, turismo, estrutura, funcionários, feriados, eventos, destino, depoimentos, áreas de lazer, acomodações…
Para garantir uma maior visibilidade, crie públicos de acordo com os perfis e interesses e invista nos Ads. Com um custo muito menor que o das mídias tradicionais, você terá um ótimo resultado.
No marketing digital para hotéis também é importante acompanhar as métricas para otimizar constantemente suas campanhas. Por isso, monitore seu número de curtidas, alcance, envolvimento, comentários, cliques nos links…
6. Email Marketing
Você já não faz o credenciamento de todos os hóspedes no momento da reserva e checkin? O que lhe impede de utilizar estes dados para criar um relacionamento mais profundo?
De modo simples, após 48h do checkout do hóspede, você pode enviar um email agradecendo por terem escolhido seu Hotel, apresentando vantagens e descontos para que reservem diretamente no seu site em uma próxima estadia e dizendo que ficará muito feliz de receber a sua avaliação (apresente junto as opções que tiver: Facebook, Booking, TripAdvisor…).
Formando seu próprio mailing através do credenciamento, você pode comunicar promoções e gerar engajamento com hóspedes recorrentes e também com o público local.
7. Marketing Digital para Hotéis – Funil de vendas
Com os hotéis virando eCommerce, a equipe de vendas interna precisa se especializar mais e mais nas taxas de conversão e funil de vendas. Apenas cerca de 3% dos usuários que visitam seu site estão prontos para já fazerem a reserva. Mas nada impede que você comece um relacionamento com eles! Crie alternativas em seu site para identificar esses visitantes, seja com chat de atendimento, informações turísticas, próximos eventos, mapas… informações ricas pelas quais o usuário precisa deixar seu email para recebê-las. Após isso, nos próximos 7 dias, invista no remarketing para relembrá-lo de sua existência e aumente a taxa de conversão de vendas.
8. Senso de urgência
Apenas 3 vagas disponíveis. Essa promoção tem validade por 48h. Nos últimos 5 dias mais de 15 pessoas já fizeram esta mesma reserva…
Do mesmo modo como os grandes sites de reserva, como o Booking, deixam claro o senso de urgência para aumentar a persuasão de vendas. Abuse dessa estratégia para melhorar os seus resultados!
9. Melhor tarifa direta
É importante ter e comunicar as vantagens de se reservar diretamente pelo seu site. Para ter relevância, as taxas de reserva no seu site precisam ser ao menos 10% menores que nos demais sites de reserva. Além disso, crie selos, bannes, email marketing… para deixar claro e visível as vantagens de se fazer a reserva diretamente em seu site.
Não necessariamente precisa ser o preço, muitas outras vantagens podem ser oferecidas como checkin mais cedo, checkout mais tarde e brindes.
Muitos dos interessados, quando estão planejando suas viagens, utilizam os sites de reserva como parâmetro inicial de busca. Mas também, após escolhidas as opções, verificam diretamente no site do hotel por melhores preços, vantagens e promoções. Por isso, aproveite essa demanda!
10. Reviews
Ficar atento às reviews de seu hotel é imprescindível na gestão de seu posicionamento digital. Portanto, no marketing digital para hotéis, leva a sério a gestão de suas avaliações online é muito importante!
Na era da comunicação, as pessoas querem compartilhar suas experiências. E, por meio da internet sentem-se impelidas a contribuir com o estabelecimento, futuros hóspedes, ou simplesmente, querem ser ouvidas.
Atualmente, cerca de 97% das pessoas afirmam lerem reviews, sendo que 82% que as olham já estão com decisão de compra.
1 única review negativa afasta cerca de 30 novos clientes. Já que 57% dos prospects vão evitar negócios com avaliações online negativas.
Mas não se desespere! No caso de avaliações negativas: escute, admita que errou e informe como vai tratar desse assunto dali pra frente. É importante que para cada avaliação negativa você tenha outras 9 positivas. Daí a importância de incentivar as reviews.
Para melhorar seu ranking de posicionamento, alguns fatores contam: a pontuação que está recebendo, a quantidade de reviews recebida, a data (precisam ser recentes) e a taxa de resposta (66% é o mínimo recomendado).
Super dica de SEO: Nas reviews positivas, responda enaltecendo o que a pessoa elogiou e sempre coloque o nome do seu Hotel (ex. toda a equipe do Hotel X…). Em reviews negativas, ouça, admita, responda e nunca coloque o nome do seu hotel (ex: nós agradecemos…). Desse modo você reforça o peso das reviews positivas no seu ranqueamento.
Aproveite todos os pontos de contato, o momento de checkout e email marketing para pedir que seu hóspede avalie seu hotel!
Conclusão
Espero que tenha gostado de nossas dicas sobre marketing digital para hotéis. Para ajudar seu hotel a melhorar sua presença online e otimizar as vendas, conte com a Elévon!