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Com esse blogpost saiba quais serão as tecnologias que irã impactar o mercado imobiliário em 2023

Tecnologias que vão impactar o mercado imobiliário

Para auxiliar na venda de imóveis, é comum que soluções inovadoras ganhem cada vez mais espaço nas empresas do ramo. Afinal, para concretizar um negócio, é preciso encantar o cliente. Mas, você está por dentro das últimas tendências e novidades? Para te ajudar, preparamos uma lista de tecnologias que vão impactar o mercado imobiliário. 

O objetivo do uso de diferentes tecnologias, nesses casos, constitui novas formas de gerar valor para a experiência do cliente. Desde a visita virtual a um imóvel decorado, até a assinatura digital e eletrônica de contratos, são muitas novidades. Todas as novas soluções priorizam o conforto e a praticidade do consumidor. 

Além disso, também beneficiam construtoras, imobiliárias e corretores de imóveis. Todos têm à mão novas possibilidades de trabalhar sua marca e gerar importantes diferenciais competitivos, destacando-se entre os concorrentes. Vamos saber mais? 

A Realidade virtual impacta no mercado imobiliário?

A realidade virtual é uma das tecnologias que vão impactar o mercado imobiliário. Ela oportuniza a visualização de imóveis de um jeito muito mais imersivo e realista do que as fotografias tradicionais. Assim, os clientes conseguem ter uma ideia mais precisa do imóvel, mesmo antes de visitá-lo pessoalmente.

É possível, por exemplo, conduzir um passeio virtual completo para os futuros compradores poderem caminhar e conhecer uma casa ou apartamento. Nesse momento, podem interagir com o ambiente e obter uma sensação mais completa sobre cada espaço.

Além disso, é possível criar modelos virtuais de imóveis ainda em fase de construção por meio da tecnologia de realidade virtual. Com isso, o cliente pode ver como o imóvel ficará após a conclusão da obra. É possível, ainda, analisar diferentes opções de acabamento e personalização para a unidade, facilitando futuras decisões.

O conceito Internet das Coisas no mundo dos imóveis

O conceito de Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) se refere à conexão  entre diferentes dispositivos dotados de tecnologia embarcada. É o caso de sistemas de iluminação e segurança, televisões e aparelhos de som, eletrodomésticos. Também está presente em sensores ambientais e outros que podem coletar, transmitir e compartilhar dados pela internet. 

Todos esses dispositivos podem se comunicar entre si e com outros sistemas, sem a necessidade de intervenção humana. É possível programar a cafeteira para acordar com cheirinho de café pela casa, a máquina de lavar roupas para funcionar sozinha. Acender e ajustar a intensidade e as cores das luzes, acessar imagens da câmera de segurança pelo celular, são alguns exemplos de facilidades. 

O objetivo da Internet das Coisas é criar um ambiente inteligente e conectado para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso aumenta a eficiência dos processos e reduz custos em diversos setores.

Por isso, também é uma das tecnologias que vão impactar o mercado imobiliário.  Afinal, é totalmente viável aplicar o conceito em imóveis inteligentes (smart homes) e empreendimentos comerciais.

Em conjunto com a ampliação da tecnologia 5G, a IoT deve ter um alcance, velocidade e qualidade ainda maior em todo o Brasil. Isso vai impulsionando a transformação digital desse mercado. 

O mercado imobiliário e o Blockchain

O blockchain estabelece um índice global para todas as transações que ocorrem em um mercado específico., sem a necessidade de intermediários. Essa tecnologia funciona por bases de registros e dados distribuídos e compartilhados, tornando as transações mais seguras e eficientes.

O uso do blockchain tem provocado mudanças significativas na forma como são firmados os contratos de venda e locação de imóveis no mercado imobiliário. Com sua adoção pelos cartórios de notas, por exemplo, tornou-se possível assinar e reconhecer firma remotamente, sem a necessidade de deslocamento físico. Isso acaba tornando o processo mais rápido e conveniente.

Ademais, a tecnologia possibilita o progresso do sistema de documentação eletrônica no ramo imobiliário. O futuro promete trazer outras inovações importantes.

Inteligência Artificial na busca pelo imóvel

Na busca por imóveis, uma das tecnologias que vão impactar o mercado imobiliário é a Inteligência Artificial (IA). O uso de algoritmos avançados e análise de dados permite ajudar os consumidores a encontrar propriedades melhores. Elas se encaixam perfeitamente nas suas preferências e necessidades, como localização, número de quartos, preço e estilo de vida.

A IA pode ser usada para a coleta e análise de dados de mercado em tempo real. Atua auxiliando na determinação de um valor justo para imóveis e na identificação de tendências no mercado. 

A experiência do usuário também pode ser aprimorada com o uso de IA nos sites e plataformas imobiliárias, com chatbots e recomendações personalizadas. 

O machine learning também contribui para melhorar a precisão das previsões de mercado e aprimorar campanhas de marketing. Ele segmenta seus anúncios para públicos específicos. 

Isso acontece porque o aprendizado de máquina é um dos subcampos da Inteligência Artificial. Ele permite que um sistema aprenda e melhore sua performance em uma tarefa específica, sem precisar ser explicitamente programado para isso. A partir da análise de dados e exemplos, o sistema consegue reconhecer padrões e gerar insights.

Decorado virtual

O decorado virtual é uma tecnologia que pode utilizar algumas técnicas de IA para melhorar sua eficiência e usabilidade. Trata-se de uma ferramenta cada vez mais utilizada no mercado imobiliário. Ela serve para oportunizar uma experiência mais imersiva e interativa na compra ou locação de um imóvel.

O cliente pode visualizar a planta do imóvel em três dimensões, experimentar diferentes combinações de cores, texturas e materiais. Também pode testar a disposição dos móveis e dos objetos de decoração. Outra vantagem é visualizar o imóvel em diferentes horas do dia, com iluminação natural, artificial e diferentes vistas.

Enquanto o consumidor pode ter uma visão mais realista do imóvel, as empresas podem reduzir os custos com a construção de imóveis decorados. Isso além, é claro, do aumento de agilidade no processo de venda e locação. 

O decorado virtual também é útil para empresas que atuam em outras cidades ou países, já que a visita pode ser conduzida à distância! 

Assinatura digital e eletrônica de contrato

Você também é daqueles que fogem da burocracia? Então, adorará a possibilidade de assinar contratos sem a necessidade de se deslocar até um cartório!

Ao assinar digitalmente um documento com um certificado digital, você confere total segurança e validade jurídica, sem ao menos precisar sair de casa. 

É possível assinar tudo em questão de minutos e enviar o documento por e-mail para as partes envolvidas. Além de comodidade e praticidade, o uso de documentos eletrônicos também contribui para a sustentabilidade.

Para realizar uma assinatura eletrônica com certificado digital é bastante simples. Basta ler o documento e, caso concorde, assiná-lo digitalmente de maneira criptografada. Isso garante que o documento seja inviolável e totalmente seguro.

O certificado digital é uma identidade digital criada para pessoas físicas e jurídicas por meio eletrônico. Ele garante a autenticidade, confidencialidade e integridade no momento de realizar operações, atribuindo validade jurídica a essas transações. 

Atendimento virtual

Agilidade é a palavra de ordem quando o assunto é atendimento ao cliente. A segunda é qualidade. O atendimento virtual permite ofertar as duas coisas! 

O uso de chatbots e assistentes virtuais, por exemplo, estão entre as tecnologias que vão impactar o mercado imobiliário. Isso porque possibilitam a interação entre cliente e empresa com rapidez e eficiência. 

Uma das principais vantagens é a disponibilidade 24 horas por dia, todos os dias da semana. Isso significa que os clientes podem entrar em contato a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial. 

Além disso, essa modalidade de atendimento aumenta a produtividade da equipe da empresa. Os colaboradores conseguem dar conta de um volume maior de clientes em um curto espaço de tempo.

Maquetes eletrônicas para projetos

As maquetes eletrônicas são representações digitais em 2D ou 3D de projetos de arquitetura e engenharia. São criadas por meio de softwares especializados que utilizam tecnologias como modelagem em 3D, renderização e animação. O resultado é uma imagem realista do projeto finalizado. 

Esse tipo de tecnologia é útil para a apresentação de projetos, decisões de design, avaliação de impacto visual e até mesmo para facilitar as vendas de imóveis na planta. 

Isso porque as maquetes permitem que os envolvidos no projeto possam ter uma ideia muito mais clara do resultado antes mesmo de começar a construção. Essa solução acaba evitando, erros e retrabalhos, além de custos envolvidos na produção de maquetes físicas.

Impressão 3D

A impressão 3D também figura na nossa lista de tecnologias que vão impactar o mercado imobiliário. Ela tem potencial para transformar o segmento de várias maneiras, desde a criação de maquetes até a construção de estruturas completas.

A técnica permite produzir protótipos fiéis de empreendimentos imobiliários. Todos sabemos que uma representação profissional do imóvel conta muito na experiência do cliente, certo? 

A impressão 3D também pode ser usada para fabricar grandes quantidades de componentes para a construção, decoração e restauração de imóveis. Além de mais barato, o material é sustentável! 

QR CODE em tapumes

O tapume que cerca uma obra pode ser o espaço ideal para guardar informações valiosas para os interessados. Para isso, que tal usar um QR Code? 

Ao apontar a câmera do celular, qualquer pessoa pode conhecer o empreendimento em detalhes. O código pode levar para o site ou landing page sobre o empreendimento, até as redes sociais da construtora. Você pode, ainda, direcionar o futuro cliente para uma maquete eletrônica ou um decorado virtual. 

Agora que você já conhece as tecnologias que vão impactar o mercado imobiliário, é hora de planejar. Como e quais inovações a sua empresa usará para se destacar e vender mais? Lembre-se de que, quando gera valor para o seu cliente, vale a pena para você! 

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