O fim de ano é o período perfeito para que as empresas avaliem as ações desenvolvidas durante os doze meses. Com base nos resultados alcançados, devem elaborar o planejamento de ações para o próximo período. Você ainda não cogitou a hipótese de investir em marketing digital? Então este é o momento certo para conhecer a estratégia e seus benefícios.
Como você sabe, a internet revolucionou a forma como nos comunicamos e transformou nossos hábitos de consumo. Se antes o normal numa jornada de compra era fazer uma visita às lojas especializadas, hoje esse passeio é virtual.
Imagine que um consumidor esteja interessado nos produtos ou serviços que você oferece. É muito mais óbvio que, antes de fechar negócio, ele faça uma busca na internet. Ali, conseguirá analisar e comparar empresas do segmento, bem como valores, avaliações e diferenciais, para só depois tomar uma decisão.
Nesse cenário, você percebe como investir em marketing digital é essencial para ampliar sua presença on-line e conquistar clientes? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é marketing digital?
Em linhas gerais, o marketing digital é um conjunto de ações executadas na internet. O objetivo é divulgar produtos e serviços, impactar o público-alvo e gerar novos negócios.
A estratégia dispõe de diferentes ferramentas, usadas de acordo com o interesse e os propósitos de cada empresa. Veja quais são as mais empregadas:
- Automação de marketing.
- E-mail marketing.
- Landing pages.
- Marketing de conteúdo.
- SEO (Search Engine Optimization).
- Análises.
O melhor de tudo é que o marketing digital permite acompanhar e maximizar seus resultados através de métricas e KPIs. Assim, fica muito mais fácil ajustar suas campanhas para melhorar a performance.
Vale a pena investir em marketing digital?
Com tanta gente on-line, é natural o surgimento de uma estratégia capaz de levar os negócios para os meios digitais. Quando falamos em quantidade, nos referimos a uma grande parcela da população mundial. Mais de 63%, ou 5 bilhões de pessoas, para sermos mais exatos.
E quanto tempo essas pessoas costumam passar na internet? O tempo médio para indivíduos de 16 a 64 anos chega a 6 horas e 58 minutos, segundo relatório da Hootsuite. No Brasil, esse número alcança 10 horas e 19 minutos.
Diante desses dados, mais do que valer a pena, torna-se imperativo investir em marketing digital para:
- ampliar sua presença on-line;
- fortalecer o posicionamento da empresa;
- gerar autoridade;
- conquistar novos clientes.

Quando começar a investir em marketing digital?
Se você está se perguntando quando começar a investir em marketing digital, a resposta é simples: o mais cedo possível! Veja alguns bons motivos para adotar já essa estratégia.
Para aumentar o alcance e o público de sua marca
Investir em marketing digital traz bons resultados. Trata-se de um investimento menor e mais acessível para diversas empresas. Na internet, o alcance e o público da sua marca podem ser ampliados, ao contrário de uma loja física. Quem delimita o seu alcance e estabelece o tamanho do público-alvo é você.
O horário de atendimento também é ilimitado. Dessa forma, o consumidor pode encontrar e comprar seus produtos a qualquer hora, aumentando as chances de gerar novos negócios.
Para ganhar autoridade no segmento
Outro bom motivo para investir em marketing digital é ganhar autoridade e se tornar referência no segmento da sua empresa.
Mas como isso é possível? Lembra que falamos sobre as ferramentas do marketing digital? Bem, o marketing de conteúdo é a forma mais fácil de fazer isso. Ao oferecer conteúdo relevante para os usuários, a possibilidade de eles comprarem sua ideia (e seu produto) é muito maior.
Veja como funciona:
- Um consumidor faz uma busca para encontrar informações sobre o produto que deseja.
- O seu conteúdo tem qualidade, e por isso seu site aparece nas primeiras opções dos resultados de busca.
- O usuário acessa e gosta do que lê, sente confiança no que você está dizendo.
- Assim, a pessoa fica à vontade para pesquisar outras dicas na sua página.
É meio caminho andado para que ele siga consumindo o conteúdo que você oferece. E isso facilita muito fechar uma venda, concorda?
Para aumentar a retenção de público
O marketing digital também amplia as oportunidades para elevar a retenção do seu público-alvo. A ideia é trabalhar a conexão com leads já convertidos para fidelizá-los.
Aqui, algumas ações podem ser de grande valia para fortalecer esse relacionamento:
- O Inbound Marketing.
- O próprio marketing de conteúdo.
- Interações e diferenciais inovadores para que esses clientes voltem a comprar com você.
Para reduzir custos de marketing off-line
Custos com publicidade na rádio, na TV e outros anúncios off-line costumam ser maiores do que os anúncios na internet. Por isso, investir em marketing digital se torna vantajoso e mais barato.
Há a possibilidade de segmentar seu público e pagar apenas pelos resultados, ou seja, quando alguém clica no seu anúncio. O mesmo não acontece em rádios, TVs, jornais ou outdoors. Esses meios não permitem que você escolha que perfil de cliente deseja impactar.
Além disso, é o público-alvo que vai até você, já que tudo começa com uma busca, lembra?
Para aumentar o controle sobre as métricas de sua empresa
Investir em marketing digital também permite ter controle sobre as métricas da sua empresa. Assim, você conhecerá melhor os resultados das suas campanhas.
Com as ferramentas disponíveis atualmente, você pode:
- acompanhar a sua performance;
- verificar o que está dando certo e o que pode ser aprimorado;
- ajustar suas campanhas;
- melhorar o seu ROI (retorno sobre investimento).
Para se conectar diretamente com seus clientes
Com o marketing digital, é possível alcançar apenas consumidores que estão buscando exatamente aquilo que você oferece. Ou seja, a probabilidade de impactar leads qualificados e gerar novos negócios é muito maior.
Sabe aquele dado sobre o tempo médio que as pessoas passam navegando na internet? Pois bem, o ambiente on-line é perfeito para encontrar os seus clientes, concorda?
Como você pôde ver, investir em marketing digital pode, sim, melhorar os resultados da sua empresa. Essa iniciativa contribui para novas oportunidades e lucros maiores.
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