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5 exemplos de estratégias de crescimento empresarial

A saúde da organização é um item fundamental para a estratégia de crescimento. Afinal, o negócio precisa se desenvolver de maneira segura e sustentável, com o menor risco possível. Certamente, para uma empresa crescer é preciso conquistar novos clientes e vender cada vez mais. Existem muitas formas de melhorar as vendas dentro de uma empresa, por isso, separamos alguns exemplos de estratégias de crescimento para você se inspirar e aplicar no seu negócio.

PORQUE TER UMA ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO

As empresas que querem se manter e se destacar no mercado precisam ter uma estratégia de crescimento. Com metas e objetivos claros, é possível fazer com que todos os colaboradores entendam qual o seu papel na expansão do negócio. Isso permite que os times se engajem mais, fazendo com que os resultados sejam alcançados mais rapidamente.

Uma estratégia de crescimento é feita por um conjunto de ações pensadas com o objetivo de promover a expansão da organização de forma saudável e sustentável. Além disso, o planejamento contribui para uma melhor gestão da empresa, dando um direcionamento para enfrentar os desafios e adversidades.

Neste tipo de estratégia é fundamental que as metas sejam definidas a curto, médio e longo prazo e isso é um processo que exige dedicação, tanto dos gestores, quanto dos colaboradores. Os exemplos a seguir são muito úteis e podem ser aplicados no seu negócio para que o crescimento seja escalonável.

1.AUMENTO NA GERAÇÃO DE DEMANDA POR FUNIL EM Y

São poucas as empresas que conhecem essa estratégia de crescimento, pois o Funil de vendas em Y é um conceito novo no mercado. Trata-se de uma nova maneira de qualificar os leads e aumentar as venda integrando o Inbound e o Outbound Marketing. Afinal, os métodos se complementam e juntos podem trazer muito mais resultados para a empresa.

Através dele é possível visualizar todas as fontes de entrada de lead em um único lugar. Desenhado em formato de Y, um lado representa os leads captados através do Inbound e do outro o que foi conquistado através do Outbound. Essa visão detalhada faz com que vocês entenda melhor a jornada do cliente, podendo obter uma maior eficiência nas ações de marketing através de otimizações.

2.AUMENTO DE LEADS VIA MÍDIA PAGA

Uma estratégia de crescimento também inclui ter um orçamento para investir em mídia paga, como os anúncios do Google. Com esta ferramenta sua marca aparece no momento certo para a pessoa certa, trazendo leads mais qualificados para sua base. Os anúncios na busca do Google são poderosos canais para aumentar a visibilidade e as vendas de sua empresa quando feitos com uma boa estratégia. Aliás, existem muitos benefícios em utilizar a mídia paga em suas estratégias de vendas.

  • Segmento eficaz: com a segmentação das campanhas e definição de locais e horários é possível que os investimentos sejam mai assertivos e as pessoas certas sejam impactadas.
  • Relevância na comunicação: a mídia paga é uma ótima ferramenta para quem busca relevância, pois mostra os anúncios a partir das buscas dos usuários, ou seja, apresenta as soluções apenas para quem está buscando por elas.
  • Alta flexibilidade para anunciar: a qualquer momento você pode fazer qualquer ajuste mesmo após a veiculação ter iniciado. Até mesmo os investimentos podem ser revistos após a campanha já estar ativa.
  • Investimentos que cabem no planejamento: a política de cobrança do Google permite que você escolha o quanto quer investir nos anúncios. Com uma campanha bem pensada e pouco investimento é possível conseguir ótimos resultados.
  • Análise de resultados: a ferramenta permite que você analise as métricas e resultados da campanha de anúncios em tempo real. Os detalhes podem ser acompanhados a todo momento, permitindo que você faça ajustes, caso necessário.

3.CRIAÇÃO DE AUTORIDADE VIA INBOUND E CONTEÚDO

Além de trazer muitas vendas qualificadas através do canal receptivo, o inbound marketing também ajuda a construir a autoridade da marca e não pode ficar de fora da sua estratégia de crescimento. Com o método, conteúdos de qualidade são produzidos, com foco nas personas, gerando experiências positivas no cliente.

Aliás, trabalhar com criação de conteúdo pode ser muito eficiente para atrair leads qualificados para o seu negócio. No entanto, os materiais devem ser produzidos com palavras-chaves selecionadas de forma estratégica para conquistar um bom posicionamento no Google e consolidar a autoridade da marca.

4.OTIMIZAÇÃO DE VENDAS COM PROCESSOS E FERRAMENTAS

Um bom planejamento de vendas é altamente eficaz dentro de uma estratégia de crescimento. Ter processos bem definidos e otimizados é essencial para alcançar resultados. Entretanto, é fundamental que todos estejam alinhados com os objetivos e ações necessárias para esse trabalho.

O chamado Playbook de vendas é o que define a rotina do time comercial e serve como um guia onde as principais estratégias da empresa estão descritas. Além disso, o documento descreve com exatidão o plano de ações, para que todos os envolvidos no processo estejam bem preparados para aplicarem as técnicas de vendas no dia a dia.

5. AUMENTO DE RECEITA POR RETENÇÃO E EXPANSÃO DA CARTEIRA

Engana-se quem pensa que retenção de clientes é a mesma coisa que fidelização. Apesar de estarem ligados entre si, as atividades representam coisas diferentes. A fidelização é uma forma de entregar valor e criar mais engajamento com a marca, e também, uma forma de reter clientes.

Por outro lado, a retenção trabalha com ações que consistem em evitar que o cliente cancele o serviço. Ou seja, serve como uma barreira de saída. Este tipo de ação precisa contar com o apoio do marketing de relacionamento para ter efeito a longo prazo, reduzindo as taxas de cancelamento.

Aliás, a retenção de clientes é muito importante em qualquer estratégia de crescimento, pois é uma excelente maneira de reduzir custos e aumentar a lucratividade do negócio. Afinal de contas, manter um cliente sai muito mais barato que conquistar novos. Por isso, a importância de criar ações estratégicas para evitar o churn.

Outra vantagem da retenção é que quando um cliente está satisfeito, as chances da recorrência são muito maiores. Pois, clientes que já conhecem sua marca e estão felizes com os serviços prestados, voltam a negociar e comprar outros produtos e serviços da sua empresa. Isso reduz seus custos e aumenta a lucratividade.

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