Você deseja investir em marketing para sua clínica ou seu consultório odontológico e alcançar uma posição de destaque no mercado? Então é importante começar com a criação de uma identidade visual. Isso porque a sua marca precisa estar à altura do atendimento que você oferece, concorda?
A identidade visual transmite propósito, valores, conceitos, assim como sensações e sentimentos a respeito do seu negócio. Além disso, fortalece e fixa sua marca na lembrança dos pacientes.
Vamos saber mais? Acompanhe a leitura!
O que é identidade visual?
A identidade visual é um grupo de elementos que simbolizam uma marca. Esse conjunto envolve, entre outros componentes:
- logotipo;
- paleta de cores;
- tipografia;
- cartão de visita;
- papel timbrado;
- site;
- envelope;
- assinatura de e-mail.
A combinação e a padronização desses materiais vão comunicar aos seus pacientes o conceito e os valores da sua clínica. Por isso, toda a atenção é pouco. Seus materiais devem conter elementos gráficos, cores e formas que caracterizem e transmitam o seu profissionalismo – propósito, valores, excelência no atendimento e muita segurança.
Por isso, antes de elaborar a identidade visual da clínica, é aconselhável fazer um estudo minucioso sobre o posicionamento da sua marca. Avalie a forma como você deseja se comunicar e se conectar aos pacientes.
Principais elementos da identidade visual
O logotipo é o primeiro item que vem à mente da maioria das pessoas. Aliás, é até bastante comum começar todo o trabalho a partir dele. Mas também existem outros componentes importantes e bastante adequados ao seu tipo de negócio.
Uma clínica normalmente utiliza diversos itens de papelaria, não é verdade? Então, com o desenho e a definição do logotipo, o próximo elemento da identidade visual pode envolver a elaboração desses materiais. Agregue maior valor a receituário, papel timbrado, envelope, pasta, cartão de visita e o que mais for necessário.
A fachada do seu consultório também precisa chamar a atenção dos possíveis clientes. Com cores, formas, slogan e um logotipo bem desenhado, fica mais fácil destacar o seu local de trabalho.
E que tal investir no marketing digital? Como você já deve saber, é na internet que a maioria das pessoas busca soluções para as dores. E dor de dente é uma situação para ser resolvida com urgência. Se os seus pacientes procurarem por clínicas e consultórios odontológicos na rede, vão encontrar você?
Se não, esta é a hora certa para cuidar disso. Ter um bom site, responsivo e otimizado para SEO, melhora os resultados e traz leads qualificados para o seu negócio. Você pode oferecer também o agendamento online de consultas, otimizando o tempo dos seus pacientes. E fica melhor ainda se criar um blog com conteúdos ricos e relevantes.
As redes sociais também cumprem um papel importantíssimo atualmente. Você pode reunir dicas, orientações e diversas informações relacionadas à saúde bucal na sua área de atuação. Isso vai engajar os seus pacientes e trazer novos.
Todos esses canais de comunicação devem ser padronizados visualmente e adotar os referenciais elaborados para a sua identidade visual. Afinal, a comunicação de uma marca deve ser coesa e eficiente. Nada melhor então do que uniformizar tudo o que dialoga com o seu público, certo?
Que tal um pouco de inspiração?
Veja alguns cases da Elévon para clínicas e consultórios odontológicos e inspire-se!
Ianara Pinho Odontologia
Localizada em Brasília, a clínica Ianara Pinho Odontologia entrou em contato com a Elévon para atrair mais pacientes de forma recorrente e criar a nova identidade visual da marca.
Desenvolvemos papelaria, folder, caneca personalizada, e-books, anúncios e posts para Facebook e Instagram, além de um outdoor.
Dra. Ana Callado Dentista – Odontopediatria
Criamos toda a estratégia para as redes sociais da Dra. Ana Paula Callado. O objetivo foi posicionar o consultório dela para um público classe A.
Assim, elaboramos postagens com dicas, orientações e informações atualizadas, relacionadas à saúde bucal em odontopediatria – desde a gestação (pré-natal odontológico) até as fases seguintes da infância e adolescência.
Soul.Unic – Planos de harmonização facial
Antes mesmo de a Soul.Unic existir, os proprietários entraram em contato com a Elévon. O plano incluía a criação do conceito da marca, nome, identidade visual, site, estratégia de marketing e toda a comunicação. Esse foi um projeto completo de branding para dar vida à nova marca do grupo!
A Elévon também auxiliou na definição e na concretização dos objetivos de marketing. Para isso, criamos uma estratégia completa de Inbound Marketing e posicionamos a marca como referência no mercado. Isso envolveu:
- anúncios no Google e nas redes sociais;
- blog posts para ranquear o site nos motores de pesquisa;
- posts no Instagram e no Facebook;
- fluxo de automação no RD Station;
- landing pages focadas em conversão.
Top Odonto – Especialistas em implantes dentários, ortodontia e procedimentos estéticos
O site da Top Odonto foi otimizado para gerar agendamentos online, ser responsivo, rápido, e ampliar sua visibilidade. Com isso, conseguimos aumentar em 275% o número de visitas mensais já no início do projeto.
Mudamos sua identidade visual e atualizamos os textos com um storytelling claro aos usuários, que inspirasse credibilidade. Também implementamos calls to action e formulários de conversão para a realização do pré-agendamento.
Para posicionar o site nos primeiros resultados das pesquisas orgânicas, otimizamos seu SEO e criamos artigos semanais para o blog. A publicação de conteúdos gera mais tráfego, visibilidade, autoridade e oportunidades. Além disso, também fomos responsáveis por:
- estratégia de Inbound Marketing;
- criação de e-books;
- anúncios, stories e posts para as redes sociais.