Você já tem empresa há alguns anos e não sabe como está seu posicionamento de marca no mercado? Essa estratégia é fundamental para conquistar clientes com mais facilidade.
Aliás, seu negócio precisa ter uma proposta de valor para ganhar espaço no mercado e ser lembrado imediatamente pelos consumidores. Mas você sabe o que é posicionamento de marca? Fique com a gente que nós explicamos!
O que é posicionamento de marca?
Se você é empresário ou gestor, certamente já ouviu falar sobre o posicionamento de marca. Esse termo foi definido por Philip Kotler para explicar que a marca não é baseada somente em símbolos e nomes. Ela também precisa ser um elemento-chave nas relações com os consumidores.
O conceito de posicionamento de marca está relacionado à forma como sua marca se apresenta para o mercado. Ou seja, quais são seus valores, suas crenças e suas estratégias.
Segundo artigo da Harvard Business Review, valores são o fator que faz 64% dos consumidores se relacionarem com a marca. Isto é, seus valores estão definidos e são bem aplicados e transmitidos para o público? Então sua marca terá um posicionamento.
Kotler definiu:
Posicionamento de marca é a ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo. O objetivo é posicionar a marca na mente dos consumidores a fim de maximizar a vantagem potencial da empresa.
A estratégia também é conhecida como branding. Ela é essencial para você ocupar um lugar único na mente dos consumidores do seu nicho.
Confira dois exemplos de marcas famosas com posicionamento no mercado:
Coca-Cola: esse é um dos maiores sucessos. A marca sempre promoveu o engajamento entre seus consumidores, apoiando valores como amizade, felicidade e diversão para se posicionar no mercado. Também incentiva massivamente seus consumidores a compartilhar momentos e experiências.
Dove: a marca tem apelo muito forte à valorização da beleza natural das mulheres. Seu discurso é totalmente focado nos aspectos emocionais, facilitando a identificação do público da marca com esses valores.
Como criar uma estratégia de posicionamento de marca?
Este é o primeiro passo para começar uma estratégia de posicionamento de marca para o seu negócio: defina como você quer que sua marca seja reconhecida no mercado. Dessa forma, você inicia do jeito certo, mostrando para o público o que defende e qual é o seu principal valor.
Essa estratégia funciona como uma bússola para você direcionar todas as outras ações de posicionamento de marca. Afinal, se isso não estiver totalmente alinhado, o resultado não vai ser o que você espera. Por isso, separamos algumas dicas de como fazer um planejamento para posicionar a marca.
#1 – Mapeie para quem seu produto é destinado
Antes de começar a planejar o posicionamento da marca, é fundamental que você conheça seu público. O primeiro passo é definir uma persona para saber quais características, dores, anseios e problemas seu cliente tem. Com isso, ficará mais fácil satisfazer as necessidades do público, sempre aliando essa estratégia aos valores da empresa.
#2 – Pense em quais são os principais valores do seu negócio
Uma boa estratégia de branding tem como objetivo trabalhar os valores da marca junto ao mercado. Por isso, é fundamental que, se sua empresa ainda não tiver valores bem definidos, você faça isso o quanto antes. Afinal, é essencial que os valores do negócio estejam conectados às percepções e aos pensamentos dos consumidores.
#3 – Pesquise o mercado e a concorrência
Uma boa estratégia é entender quais são as carências do mercado. De que forma a concorrência está atuando? O que ainda não foi explorado? Com essas informações, você define e acerta em cheio os diferenciais que sua marca deve ter para trabalhar o branding.
Uma ferramenta excelente para fazer esse levantamento é a análise SWOT. Além de ajudar a conhecer melhor o mercado, também mostra pontos fracos e fortes, contribuindo para a evolução da marca.
Você ainda pode contratar uma auditoria de presença digital do seu negócio. Assim, terá uma percepção mais sólida sobre as ações da concorrência e a resposta do público a elas.
#4 – Reforce os diferenciais do seu negócio
Para que o posicionamento de marca seja um sucesso, é fundamental que sua empresa tenha muitos diferenciais em relação à concorrência. Isso traz mais autenticidade e agrega valor ao negócio.
Explore características como valores bem definidos, conforme mencionamos, e humanização. São elementos que permitem que a essência da sua marca possa se conectar com o consumidor.
Aliás, estas são as peças-chave para garantir o posicionamento de marca: ter um diferencial, ser autêntico e proporcionar ao cliente uma experiência que nenhuma outra empresa do mercado oferece.
#5 – Divulgue o novo posicionamento para o público interno
Qualquer ação relacionada à marca é divulgada primeiro para o público interno – ou seja, para os colaboradores. Eles são as primeiras pessoas que devem conhecer e entender como será o novo posicionamento de marca no mercado. Todos precisam saber seus valores para que também incorporem na rotina de trabalho a nova essência da empresa.
#6 – Invista em ações de marketing e branding
Com tantas ações planejadas, invista em marketing e branding para o posicionamento de marca ser percebido pelos consumidores. Sua estratégia precisa estar bem segmentada e bem alinhada com essas ações de marketing e branding.
Redes sociais, promoções, conteúdos, vídeos e muitas outras ferramentas podem ser bastante eficientes nesse processo de implementação do marketing.
Gostou do artigo? Aproveite para posicionar sua marca no mercado também. Entre em contato conosco agora mesmo!